FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pinheiro Negro ... Opiniões Para melhor estilizar
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rafael Argentino

MensagemEnviada: Qui Dez 18, 2014 10:10 am    Assunto: Pinheiro Negro ... Opiniões Para melhor estilizar Responder com citação

E ai pessoal tudo bem??
Segue abaixo fotos do meu PN... ele já ta ficando velhinho, deve ter uns 25 anos.
Minha intenção é coloca-lo em um vaso nesse inverno, mais eu fico na dúvida, se eu deixar nesse vaso eu consigo engrossar o tronco?
Com relação ao topo, estava pensando em abaixar um pouco os galhos para dar uma triangulizada, será que convém?

Vista de Cima

E a minha grande preocupação é esse primeiro galho, tenho medo que ele faça um calo e fique com a conecidade invertida, o que devo fazer para q isso não ocorra.

Obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 08, 2015 6:26 pm    Assunto: Responder com citação

E aí Rafael!!

O seu pinheiro parece que tem bastante ramificação nos galhos. Se você pretende engrossar o tronco deve deixar crescer um galho de sacrifício e ir fazendo a manutenção dos demais para que não cresçam e percam a compactação. Aliás uma sugestão seria podar logo acima do 4 ou 5 galho, direcionar o ultimo para que seja o novo ápice e encurtar todos os demais.Creio que com isto o visual seria bem melhor e seria possível ter uma melhor triangulação como você deseja, mas cada um tem um gosto e deve seguir o que achar melhor. Não creio que este primeiro galho vá gerar conicidade invertida, a não ser que você deixe-o crescer livremente e o demais não.

Qual a altura da planta?

Abraço
Rafael Argentino

MensagemEnviada: Sex Jan 09, 2015 8:15 am    Assunto: Responder com citação

Gilson Reis escreveu:
E aí Rafael!!

O seu pinheiro parece que tem bastante ramificação nos galhos. Se você pretende engrossar o tronco deve deixar crescer um galho de sacrifício e ir fazendo a manutenção dos demais para que não cresçam e percam a compactação. Aliás uma sugestão seria podar logo acima do 4 ou 5 galho, direcionar o ultimo para que seja o novo ápice e encurtar todos os demais.Creio que com isto o visual seria bem melhor e seria possível ter uma melhor triangulação como você deseja, mas cada um tem um gosto e deve seguir o que achar melhor. Não creio que este primeiro galho vá gerar conicidade invertida, a não ser que você deixe-o crescer livremente e o demais não.

Qual a altura da planta?

Abraço

Olá Gilson!

Essa planta tem uns 60cm de altura. Já pensei em cortar, mas me falta coragem..rsss... Vou Tentar dar um movimento no tronco, assim eu acho que consigo compactar um pouco.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: