Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ismael Bedin
Registrado: 12/11/14 Idade: 41 Mensagens: 14 Localização: Xanxerê-SC
|
Enviada: Seg Dez 01, 2014 8:32 pm Assunto: Sakura 3 meses |
|
|
Boa noite. Como dito no fórum "Quem sou eu", comprei umas sementes da China e plantei-as em substrato. Algumas já nasceram e uma delas é essa sakura:
27/08/2014
28/08/2014
31/08/2014
01/12/2014 Hoje com aproximadamente 40cm de altura.
01/12/2014 Detalhes do entroncamento e do caule.
A planta nasceu nesse vaso, junto com várias outras plantas. Agora ela está começando a engrossar o caule, mudando a tonalidade do mesmo na parte inferior, ficando com aspecto rugoso. Tenho algumas dúvidas quanto aos próximos procedimentos: posso trocar a árvore de vaso? Posso adubar? Qual adubo usar? Devo podar?
Meu apartamento não pega muito sol durante o dia. A planta pega sol de manhã cedo até 11 da manhã.
Tem algum livro que vocês me recomendam para comprar?
Obrigado.
Ismael. |
|
|
|
CARLOVICH 2.o PASSO
Registrado: 21/12/09 Idade: 49 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Qua Dez 10, 2014 6:55 pm Assunto: |
|
|
Interessante... Não conheço oa processos desta planta..
Mas eh muito interessante p mim... Vou acompanhar este post...
Tenho certeza que floristas experientes vão nos orientar... Nos próximos dias...
Boa sorte. _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
|
Ismael Bedin
|
Enviada: Qua Dez 10, 2014 9:58 pm Assunto: |
|
|
CARLOVICH escreveu: | Interessante... Não conheço oa processos desta planta..
Mas eh muito interessante p mim... Vou acompanhar este post...
Tenho certeza que floristas experientes vão nos orientar... Nos próximos dias...
Boa sorte. |
Acabei não esperando a resposta, mudei a planta de vaso ontem a noite para um maior. Encontrei várias dicas na internet, mas ainda tenho dúvidas quanto ao adubo.
E quanto ao livro, não preciso de um específico sobre sakura, preciso de um livro bom sobre bonsai mesmo. |
|
|
|
CARLOVICH 2.o PASSO
|
Enviada: Qui Dez 11, 2014 6:12 am Assunto: |
|
|
Aqui mesmo tem livros do senhor Mário... O último foi sobre pinheiro negro... Uma homenagem ao mestre Hidaka. Tb tem o livro do Bergson se não me engano... Há outros tb...
Vou procurar os links... E coloco com mais calma mais tarde...
Até mais
CARLOVICH _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
|
CARLOVICH 2.o PASSO
|
Enviada: Qui Dez 11, 2014 6:13 am Assunto: |
|
|
Aqui mesmo tem livros do senhor Mário... O último foi sobre pinheiro negro... Uma homenagem ao mestre Hidaka. Tb tem o livro do Bergson se não me engano... Há outros tb...
Até mais
|
|
|
CARLOVICH 2.o PASSO
|
Enviada: Qui Dez 11, 2014 6:13 am Assunto: |
|
|
Até mais
|
|
|
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE
Registrado: 20/02/06 Idade: 64 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Dez 12, 2014 8:52 pm Assunto: |
|
|
Ismael, de fato dá para ver pelo aspecto da planta que ela pega um pouco menos de sol do que seria o ideal, mas tudo bem. A planta está saudável e crescendo bem. Por enquanto nada de mexer nela. Este vaso em que ela está é grande o suficiente e parece estar com terra boa o suficiente para desenvolver esta planta até o inverno do ano que vem. No outono ela deverá perder as folhas o que é normal. Durante o inverno, lá pelo mês de junho/julho quando estiver sem folhas é o momento para passar ela para um recipiente maior que pode ser uma bacia, que não é tão profunda mas larga. Neste momento você deverá cortar a raiz pivotante, um tanto abaixo das raizes laterais que formarão o nebari. Se quiser no futuro um bonsai com tronco em movimento, o momento certo para iniciar este movimento no tronco com arame é quando o tronco estiver mais ou menos da grossura de um canudinho de refrigerante, mas se o tronquinho ainda estiver na cor verde tem que esperar um pouco para colocar arame se não machucará facilmente a casca. Por enquanto continua neste ritmo. Crescendo livremente. abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
|
Ismael Bedin
|
Enviada: Qua Jan 14, 2015 7:37 pm Assunto: |
|
|
SEKI - Elio Luis Secchi escreveu: | Ismael, de fato dá para ver pelo aspecto da planta que ela pega um pouco menos de sol do que seria o ideal, mas tudo bem. A planta está saudável e crescendo bem. Por enquanto nada de mexer nela. Este vaso em que ela está é grande o suficiente e parece estar com terra boa o suficiente para desenvolver esta planta até o inverno do ano que vem. No outono ela deverá perder as folhas o que é normal. Durante o inverno, lá pelo mês de junho/julho quando estiver sem folhas é o momento para passar ela para um recipiente maior que pode ser uma bacia, que não é tão profunda mas larga. Neste momento você deverá cortar a raiz pivotante, um tanto abaixo das raizes laterais que formarão o nebari. Se quiser no futuro um bonsai com tronco em movimento, o momento certo para iniciar este movimento no tronco com arame é quando o tronco estiver mais ou menos da grossura de um canudinho de refrigerante, mas se o tronquinho ainda estiver na cor verde tem que esperar um pouco para colocar arame se não machucará facilmente a casca. Por enquanto continua neste ritmo. Crescendo livremente. abraço |
Elio, muito obrigado pela resposta. Com relação ao vaso, acabei trocando por um maior, mas não cortei nenhuma raiz. A planta se adaptou bem e continua crescendo, está com 60cm de altura e aproximadamente 3mm espessura. Outro procedimento que fiz foi o corte das maiores folhas, já que eu li no livro do seu Mário - que eu comprei a 1 mês - que a planta tende a desenvolver outros ramos novos. E foi o que aconteceu, novos galhos apareceram. Vou esperar mais tempo para dar movimento ao tronco, tá verde e não quero deixar marcas nele.
Vou postar uma foto dela para vocês verem como ela está hoje. Obrigado por enquanto.
Ismael. |
|
|
|
Ismael Bedin
|
Enviada: Qua Jan 14, 2015 7:39 pm Assunto: |
|
|
CARLOVICH escreveu: | Aqui mesmo tem livros do senhor Mário... O último foi sobre pinheiro negro... Uma homenagem ao mestre Hidaka. Tb tem o livro do Bergson se não me engano... Há outros tb...
Até mais
CARLOVICH |
CARLOVICH, comprei o livro do Mário, muito bom por sinal. E consegui várias edições da Bonsai Pasion, descobri uma maneira de salvá-las no meu pc.
Obrigado.
Ismael. |
|
|
|
|