|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|
|
|
 |
Bruno Lopes 1.o PASSO

Registrado: 29/10/11 Idade: 38 Mensagens: 123 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Out 01, 2013 7:25 pm Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa escreveu: | Gostei das plantas tb... e tb não não sigo tudo a risca o que aprendo! Acho que a arte é livre, e em todos os gêneros! |
concordo...nada contra os tradicionalistas mas concordo. _________________ "A tarefa quotidiana de cuidar de um bonsai, nos lembra que estamos também em construção em busca da perfeição." |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Qua Out 02, 2013 2:21 pm Assunto: Concordando |
|
|
Concordo com o que disse a maioria, sobre as regras.
O bonsai pelo que sei, nasceu da necessidade e porque não dizer, da inovação.
Primeiro teve-se a necessidade de se transportar uma planta viva de um lugar para outro, com isso quebrou-se a regra que dizia até aquele momento que as plantas nasciam, cresciam e morriam no mesmo lugar. Plantar uma arvore num vaso pela primeira vez foi uma inovação e tanto para a época.
A pessoa que teve a idéia de plantar uma arvore no vaso deve ter sido muito criticada. Se ela tivesse dado ouvidos a todas as criticas certamente a arte bonsai não existiria.
Seguir as regras permite apenas que o iniciante cometa menos erros, evita que ele mate algumas de suas plantes..... este tipo de coisa.
Desse modo, se desobedecer determinada regra pode levar você a perder sua planta, não tenha duvida, SIGA A REGRA, a final o fundamental no bonsai e manter a planta saudável, depois disso é que vem a questão da estética.
Em se tratando do numero de arvores no conjunto, você pode cultivar um conjunto com duas arvores, mantendo-as saudáveis e dentro duma estética agradável durante 10, 15 anos e depois de todo este tempo encontrar a terceira arvore que forme o conjunto perfeito, colocando seu bonsai perfeitamente dentro das regras clássicas ou ainda desmanchando o conjunto em dois bonsai diferentes.
Devemos lembrar sempre que todas as regras existentes não foram criadas no mesmo dia nem pela mesma pessoa. Novas regras surgem apenas quando alguém, por insatisfação, curiosidade, ou falta de atenção desobedece as regras estabelecidas. A partir daí o que antes era visto com transgressão, se de fato agradar a maioria e tornar-se ao logo do tempo usual, acaba virando regra.
Agora falando de maneira muito simples para que todos possam entender
A única regra que vale sempre é o bom senso. Se você gosta se a maioria aprova, o resto que f%¨&¨*(*@.
Um Abraço a todos. _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Out 02, 2013 11:15 pm Assunto: |
|
|
Meus caros amigos, vira e mexe nos deparamos com estas questões sobre regras do bonsai tradicional... Que REGRAS são estas??? Não existem regras e sim princípios que orientam como fazer para conseguir uma melhor harmonia na arte bonsai.
O importante é você conseguir mostrar uma planta com aparência adulta, que passou ou não dificuldades durante seu crescimento, em harmonia com um vaso/recipiente
Quanto a formação com duas árvores, é tranquilamente aceitável pois temos os estilos com dois troncos (sokan)... Agora se o amigo Júlio deseja uma floresta, é outro caso  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Julio Tijucano 1.o PASSO

Registrado: 01/12/10 Idade: 44 Mensagens: 135 Localização: Uberlandia-MG
|
Enviada: Qui Out 03, 2013 12:12 pm Assunto: |
|
|
Obrigado a todos pelas ideias e contribuições!
Percebo que todos nós ganhamos muito com essas discussões a respeito de tradição e inovação, visto que são forças não restritas apenas à nossa relação com o Bonsai.
Quando comecei esse projeto, o encaminhei como uma homenagem e representação a mim e a minha esposa e desde então esse conjunto de plantas tem me surpreendido e ensinado muito sobre Bonsai.
Uma coisa que tenho notado na natureza e à medida em que as plantas aqui em casa se desenvolvem, é que alguns galhos quando amadurecidos na planta, começam a reivindicar seu próprio ápice e figurar de maneira mais autônoma no desenho do projeto. Dessa maneira, essas duas árvores poderão no futuro, não por uma necessidade ligada diretamente à tradição, ocupar uma área espacial de 3 ou mais plantas, e isso me agrada.
Até a próxima.
 _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
PABLOMAR33

Registrado: 03/02/15 Idade: 37 Mensagens: 18 Localização: Taubaté-SP
|
Enviada: Sex Mar 06, 2015 2:45 pm Assunto: |
|
|
lastima não da para ver mais as fotos!  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|