Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
João Pinheiro 2.o PASSO

Registrado: 14/04/10 Idade: 38 Mensagens: 325 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Mar 07, 2015 9:33 pm Assunto: Pinheiro Negro do João Pinheiro. |
|
|
Boa noite meus amigos.
Achei este belo Pinheiro Negro num garden aqui em Itaquera-SP.
Pesquisei a respeito da experiência peculiar do pnj e vi que existe todo um calendário para trata-lo bem. Minha dúvida é: posso podar o caule principal dele? Parece que ele se alongou demais e não tem mais agulhas na região nais baixa. Haverá outra brotação?
Aguardarei a época certa para isto, mas queria saber o que fazer com este meninão.
Abs,
João Pinheiro.
 _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka
Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil. |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Seg Mar 09, 2015 7:28 pm Assunto: |
|
|
João,
Os pinheiros não brotam se você cortar o tronco. Somente há novas brotações quando se cortam as velas já desenvolvidas ou mesmo se retiram algumas,mas se cortar totalmente e não tiver mais nenhum broto,fatalmente, não haverá desenvolvimento de outros. No caso do seu voc tem duas opções:
-podar logo acima das primeiras brotações e fazer um bonsai menor;
-deixar crescer para engrossar o tronco até o calibre que você deseja e ir trabalhando de acordo com o calendário para que não se alonguem demais;
Tenho um que comprei provavelmente no mesmo local e estou trabalhando com a segunda opção;
Abraço |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 12, 2015 11:17 pm Assunto: |
|
|
Fala Gilson!
Kkkk galpão das plantas o lugar que comprei. Acredito que entendi o raciocínio. Agora vou aguardar um pouco para intervir. Veio em um substrato bem fraco e meio arenoso. Abraços! _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka
Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil. |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 13, 2015 6:40 pm Assunto: |
|
|
Fala João!
Foi lá mesmo que eu comprei o meu também!!!! segue algumas fotos que eu tirei hoje.
Foto da planta (altura aproximada de 1m)
Detalhe do galho que pretendo formar todo o bonsai (primeiro galho direita).
Este primeiro galho está localizado a uns 10 cm de altura.
Ficou amarrado por cerca de uns 6 meses para ficar nesta posição. Inicialmente amarrei um arame mais "frouxo" e ia apertando aos poucos a cada 30 dias aproximadamente.
Vou deixar crescer até que a base tenha um diametro que desejo, depois vou podar e deixar uma parte do tronco da esquerda como jin.
Esta é uma idéia do meu caso, mas o seu pode ter diversas outras. Espero que tenha sucesso com o seu e posta a evolução pra gente ver!!!
Abraço |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 13, 2015 8:08 pm Assunto: |
|
|
Kkkkkk meu amigo, quando vi as suas fotos juro que achei que fosse minha casa em um primeiro momento! "Ué não lembro de ter postado mais fotos!" kkk também fiz o contorno da janela e portas de branco na minha casa amarela kkkk.
Mas vamos ao seu Pinheiro! Ta bacana demais, vc aproveitou que o tronco teve uma bifurcação e depois que eliminar o outro ele ganhará conicidade! Show! Só me explica uma coisinha: como vc diminuirá a altura dele depois de atingir a grossura desejada? Voce cortara logo acima de um galho lateral para Aramar ele para se tornar um novo ápice? Porque se cortar sem brotação ele seca né? Se tiver com agulhas na região, elas podem originar velas? Valeu meu brother! _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
John Yoshio Naka
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 14, 2015 6:39 pm Assunto: |
|
|
kkk... coincidência hein!!!
Vou cortar +/- entre o primeiro e o segundo galho e formar toda a nova estrutura a partir do primeiro que se tornará o novo tronco principal. Para isto a medida que for crescendo já vou tratar este primeiro galho como se fosse a arvore definitiva, ou seja, podando as velas e pinçando para estimular as brotações internas,retirando o excesso de agulhas para que os galhos internos possam absorver mais luz, etc... Se não tiver novos brotos a arvore morre, só as agulhas não é suficiente. Pode ver na ultima foto que o primeiro galho está cheio de novos brotos, que no futuro serão novos galhos!!!
Sucesso na nossa empreitada!!!!
Abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Mar 29, 2015 10:27 pm Assunto: |
|
|
João Pinheiro, conseguiu um bom material com brotação baixa o que lhe favorece a fazer no futuro um belo bonsai de PN. Por imediato faça uma pinçagem em todos os galhos, retirando as agulhas secas, marrons, e mesmo as mais velhas (você perceberá pela diferença de cor) Isso é necessário para que entre sol para dentro desta camada de galhos que baixo que é o futuro do seu bonsai. Se não entrar sol ali em breve os brotos mais curtos morrerão e ficará somente brotos nas pontas dos galhos, dificultando muito a compactação futura. Depois procure se encaixar bem no calendário das operaçoes do PN: metsumi, mekiri, mekari e hanuki. Para obter sucesso e não perder tempo tem que ser criterioso. Operação que não foi feita na época certa, só no ano seguinte e praticamente se perde totalmente um ano de condução. A pinçagem (hanuki) segundo o calendário japonês seria no inverno, mas segundo o falecido Mestre Hidaka, no Brasil podemos pinçar o ano todo. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 30, 2015 8:38 am Assunto: |
|
|
Mestre Elio, obrigado mais uma vez pelo suporte.
Não sabia desta informação do sr. Hidaka da possibilidade de pinçar.
Ontem coicidentemente comentei com minha esposa que gostaria de visitar o viveiro dele em Atibaia, nem tinha lido ainda sua resposta neste tópico. Ela topou. Quando fui pesquisar, acabei sabendo sobre seu falecimento.
Casei em Agosto, dia 09 do mesmo ano. Mas não tive notícias dele.
Fiquei muito triste com o evento, uma perda muito grande. Gostaria muito de ter conhecido ele pessoalmente...
Que Deus o tenha em um bom lugar.
Irei fazer conforme me orientou.
Abraços,
João Pinheiro. _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
John Yoshio Naka
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Abr 01, 2015 11:00 am Assunto: |
|
|
Verdade joão, foi uma grande perda para o mundo do bonsai. tive o privilégio de estar com ele em alguns eventos e poder desfrutar um pouco de sua sabedoria e simplicidade. Costumo dizer que em termos de pinheiro negro estamos todos no Brasil ainda aprendendo. E quem mais sabia, se foi... Ficaram seus ensinamentos. O livro do Mário aqui do fórum feito em homenagem a ele e coletando o seu conhecimento é único no Brasil sobre esta espécie. Vale a pena adquirir. Fui um dos muitos que ajudaram a patrocinar (comprando exemplares antecipadamente) para que este projeto saísse. Me sinto orgulhoso de ter o nome no meio de uma extensa lista que consta do livro. Graças a este empenho de todos, temos hoje este material. Não fosse isso, todo o conhecimento do Mestre Hidaka teria se perdido (claro não levando em conta tudo o que ele repassou pessoalmente para muitos bonsaístas) Mas o livro é o registro disso para que não se esqueça. Em termos de PN me considero aprendiz-de-aprendiz, mesmo estando lidando com eles há cerca de 5 anos. Vamos aprendendo...juntos! Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Fabiano Batista
Registrado: 27/08/14 Idade: 54 Mensagens: 83 Localização: Penha - São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Abr 01, 2015 11:31 am Assunto: |
|
|
Fiquei triste com a notícia...
Não sabia que o Mestre Hidaka havia falecido.
Tive a honra de conhecê-lo, pessoalmente.
Realmente uma grande perda!
Quanto ao pinheiro, o Mestre sempre reforçava a necessidade de pinçar os brotos, para favorecer a ramificação.
Más no seu caso, pra dar um aspecto melhor, teria que radicalizar.
Cortar baixo e recomeçar.
Assim criar novos galhos, ramificando desde novos.
Demora muito.... Por isso não curto Pinheiros... Rsrsrs
Abraços! |
|
|
 |
|