FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sheflera 2 anos de treinamento
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 20, 2015 7:26 pm    Assunto: Sheflera 2 anos de treinamento Responder com citação

Olá Amigos do fórum!

Mais uma planta que achei jogada na rua e resolvi pegar e aproveitar. Apesar da Sheflera não ser muito utilizada pra bonsai gostei das raízes expostas que tinha. Segue evolução até o momento.
Não tirei nenhuma foto quando chegou, estava plantada em um balde de 20 litros e era muito maior, mas a maioria dos galhos eram muito retos e sem nenhuma caracteristica interessante, por isto aproveitei somente esta parte.

Abril 2013.

Janeiro 2014

Abril 2015

Baixei praticamente todos os galhos para emissão de brotações mais curtas e retirei a raíz grossa e curvada da direita.A parte verde é sfagnum que foi colocado a cerca de 6 meses para emissão de novas raízes, estava envolto com filme plástico que retirei a cerca de 1 mês, gostei mais do modo que ficou e resolvi deixar pelo menos até o próximo transplante.
Frente

Traseira

Foto com calço no lado direito do vaso para deixar na posição que pretendo plantar no próximo transplante para dar a impressão de que a terra cedeu, com o tempo a planta emitiu raízes como se estivesse se agarrando na terra, a parte de trás está reta porque teria crescido depois e já na posição normal.A idéia seria plantar em uma lage ou sobre uma pedra, ainda não decidi.

Detalhe raízes atuais e novas raízes que estão brotando na parte superior, na parte de trás apareceram + 2 também.

Para uma planta achada jogada e destinada a morrer, me parece um bom resultado!!!

Críticas e sugestões são bem vindas!!

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
João Pinheiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 22, 2015 8:34 am    Assunto: Responder com citação

Very Happy Very Happy

Grande Gilson, hahahah parece eu pegando as plantas encontradas por ai. Verdadeiros anjos das ruas rsrs.

EU gostei muito do resultado!

Da primeira foto para a última consegui ver uma miniaturização das folhas, e um aspecto muito bonito da composição com o vaso/musgo e as raízes.
Parabéns.

Ontem meu sogro cortou uma caliandra de quase dois metros numa chacarazinha de Santa Isabel. Vou torcer para ela pegar. Já comprei tiamina para dar um suporte a ela. Torce junto comigo para que ela vá para frente, dai eu posto no forum também rsrsrs. Minha esposa não gostou nenhum pouco do toco que eu trouxe para dentro de casa.... se não aceitar, vou ter que plantar em outro lugar Sad

Abraços,
João Pinheiro.

"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka

Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Abr 22, 2015 11:13 am    Assunto: Responder com citação

Gilson, também gostei da evolução da planta. Está indo bem. Esta ideia de inclinação é bem interessante, dá um aspecto mais dramático a composição. No caso de planta assim terás que fazer uma boa remodelagem na copa. A planta no jeito que está, plantada ereta está com uma triangulação quase pronta e no caso de inclinar deverá ser refeita esta triangulação de copa, deixando brotos da parte centra da copa subirem um pouco, enquanto aquela parte mais alta do lado esquerdo terá que ser "segurado" um pouco o crescimento a fim de que a copa fique mais interessante. No mais só alegria. Parabéns pelo trabalho até aqui. também gostei da composição vaso/raiz/musgo... ficou bem legal. Certamente a colocação em uma laje no futuro melhoraria ainda mais. Abraço
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 22, 2015 6:48 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu João!!

Tomara que a sua Caliandra pegue!!! Tenho um terreno que estou plantando as minhas!! Se pegar e quiser plantar até o momento de trabalhar como bonsai é só falar!! Wink

Abraço
Gilson Reis
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Abr 22, 2015 6:59 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Elio!!

Vou me atentar a isto e já ir conduzindo da forma que você falou, vai demorar esta remodelagem porque não quero que fique com entrenós muito compridos. Não aparece muito bem na primeira foto, mas a parte central e a da direita eram maiores que a da esquerda e podei justamente porque estavam com entrenós muito longos e não me agradavam, além da raíz arredondada.

Valeu mesmo pela dica!!! Very Happy

Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: