FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Fícus Australiano
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
thiago albergaria

MensagemEnviada: Seg Abr 27, 2015 5:31 pm    Assunto: Fícus Australiano Responder com citação

Estou postando 2 imagens do meu ficus com finalidade de receber algumas dicas de poldas e alguns cuidados, ele já esta nesse vazo a uns 8 meses

Agradeço desde já, Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 28, 2015 5:05 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde, Thiago!

Retire deste potinho e lave as raizes para retirar esta terra antiga, quando estiver sem terra corte fora o galho que esta na terra e tire fora tambem essa muda, pode replantar em outras bacias e terá 3 mudas.

Aproveite para encurtar todos os outros galhos, mantendo apenas uns 5 cm em cada, para que a brotação venha com força e vc tenha mais opções e galhos mais ramificados.

Com uma bacia ou pote maior que este e bem furados no fundo e laterais, plante com substrato drenante ( 30% areia grossa/pedriscos, 30% caqueira de tijolo/telhas e 40% de material organico, destes encontrados em floriculturas( terra vegetal, substrato para orquideas, etc..) .

Mantenha uns 20 dias a sombra, com regas diarias e sem adubo. Com certeza vai encher de novos brotos e com mais massa verde vai desenvolver mais raizes e engrossar o tronco...

Enquanto isso estude e leia sobre tecnicas, cuidados, procedimentos e estilos, aqui mesmo tem muito material.

Boa sorte e paciencia.
thiago albergaria

MensagemEnviada: Ter Abr 28, 2015 5:26 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu a dica Ségio, irei fazer esse procedimento na próxima semana, entre esse tempo vou estudar as técnicas pelo forum mesmo.
Manakel

MensagemEnviada: Ter Abr 28, 2015 9:42 pm    Assunto: Responder com citação

Complementando o que o Bonsérgio falou, eu acho importante depois de deixar a planta se recuperar na sombra por uns 30 dias, se ela estiver saudável e tu estiver conseguindo controlar as regas legal, colocar ela no sol e começar uma adubação com torta de mamona e farinha de ossos mensalmente (menos no inverno), colocando uma dosagem um pouco menor que a recomendada na embalagem. Tu encontra 1kg da mistura já pronta por cerca de R$ 10 em qualquer floricultura. É orgânico e tem validade indeterminada. Em um ou dois anos terá uma planta bem mais desenvolvida, com o tronco mais grosso e vários galhos novos! Smile
thiago albergaria

MensagemEnviada: Ter Abr 28, 2015 10:01 pm    Assunto: Responder com citação

Manakel escreveu:
Complementando o que o Bonsérgio falou, eu acho importante depois de deixar a planta se recuperar na sombra por uns 30 dias, se ela estiver saudável e tu estiver conseguindo controlar as regas legal, colocar ela no sol e começar uma adubação com torta de mamona e farinha de ossos mensalmente (menos no inverno), colocando uma dosagem um pouco menor que a recomendada na embalagem. Tu encontra 1kg da mistura já pronta por cerca de R$ 10 em qualquer floricultura. É orgânico e tem validade indeterminada. Em um ou dois anos terá uma planta bem mais desenvolvida, com o tronco mais grosso e vários galhos novos! Smile

O problema eh q vou viajar essa semana, dai to com medo de fazer isso antes de viajar, acho q vou optar por fazer essas modificações qnd chegar de viagem.
Manakel

MensagemEnviada: Ter Abr 28, 2015 11:32 pm    Assunto: Responder com citação

O transplante pode fazer até a metade ou final do inverno tranquilamente!
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 30, 2015 4:08 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde Thiago!

Na região em que vc mora ( nordeste) praticamente não existe inverno, e com esta especie, não é rpeciso muito melindre ( medo) .

O tal do ficus é muito resistente, e neste caso em especial, manda ver em qualquer mes do ano que não tem perigo.

Até um galhinho que caia no chão pode enrraizar.. as ponteiras que vc cortar podem virar estaquinhas e novos ficus ..
thiago albergaria

MensagemEnviada: Seg Maio 04, 2015 7:10 pm    Assunto: Responder com citação

Bonsérgio escreveu:
Boa tarde Thiago!

Na região em que vc mora ( nordeste) praticamente não existe inverno, e com esta especie, não é rpeciso muito melindre ( medo) .

O tal do ficus é muito resistente, e neste caso em especial, manda ver em qualquer mes do ano que não tem perigo.

Até um galhinho que caia no chão pode enrraizar.. as ponteiras que vc cortar podem virar estaquinhas e novos ficus ..

Foi oq eu fiz, fiz uma polda e replantei-as, inclusive tem uma q ta brotando, vou deixar vingar pra tentar fazer um mini-bonsai
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: