|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gustavomartins 1.o PASSO

Registrado: 30/11/09 Idade: 49 Mensagens: 132 Localização: Catanduva-SP
|
Enviada: Seg Maio 25, 2015 10:30 am Assunto: Urgente, preciso decidir o que fazer com essa Jabuticaba |
|
|
Sei que a época não é a melhor para uma poda drástica mas a oportunidade era única, essa Jabuticaba estava dentro de um tambor de 200 litros enterrado, foi retirado o torrão nesse fds (23 de maio 2015) e feita uma poda drástica deixando alguns galhos compridos e com poucas folhas, fiz isso por que achei melhor deixar para cortar mais no toco depois de falar com vcs e tb pq acho q a divisão dos galhos atual é bacana e talvez seja melhor não fazer uma poda no toco, o que vcs acham o que devo fazer??
 |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 25, 2015 2:59 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, opinem por favor, além das questões acima tenho dúvidas sobre o que fazer com o torrão, eu comprei uma bacia agora no almoço e não sei se lavo as raízes e coloco substrato 100% novo ou se faço um falso transplante deixando esse torrão argiloso do jeito que esta e preenchendo a bacia apenas com areia |
|
|
 |
Fabiano Batista
Registrado: 27/08/14 Idade: 54 Mensagens: 83 Localização: Penha - São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Maio 25, 2015 3:35 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
Eu aguardaria, para ver como ela irá se recuperar do transplante.
Isso dará tempo de avaliar o melhor caminho a ser seguido, além de que, podem surgir brotaçoes que ajudarão na decisão.
Quanto ao torrão, não sei opinar.
Att. |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 25, 2015 3:46 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Fabiano mesmo não sabendo sobre o torrão já valeu pela tentativa de ajuda. |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

Registrado: 14/04/10 Idade: 38 Mensagens: 325 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Seg Maio 25, 2015 4:25 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
Tenha paciência com ela. Pelo ritmo que você está fazendo os procedimentos ela poderá morrer. Você realizou uma poda radical neste final de semana. Temos muita pressa em nosso dia-a-dia, mas nossas plantas são os melhores exemplos contra esta correria, elas nos devolvem a paciência muitas vezes perdida e mostra o ritmo da natureza.
Se for o caso, compre mais plantas, para que sua atenção seja mais bem distríbuida e trabalhada e não fique focado somente em uma.
Esta é apenas uma opinião pessoal.
Particularmente eu fico com pena de cortar estes galhos mais abaixo, por ser um dos admiradores de jabuticabeiras, mas se o objetivo é bonsai, terá de faze-lo. Tem um tópico que vi recentemente com uma primavera que o nosso amigo cortou bem abaixo e o resultado final ficou lindo.
Veja só:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12291
Poderia ser um rumo a seguir.
Deixa ela se reestabelecer, guarde a vasilha, no inverno você realiza o procedimento de poda de raízes, mas nada como lavar elas 100%, deixe uma parte do torrão. No site do atelier do Bonsai tem muitas dicas deste processo.
Um abraço. _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka
Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Maio 25, 2015 4:25 pm Assunto: |
|
|
Ola Gustavo!!
Estando em Sp ( Catanduva) O clima não é rigoroso como no sul ( muito frio) ou no nordeste ( muito calor), mas estamos para entrar nos meses mais frios do ano e mesmo aqui , em SP, não sendo muito frio, a natureza sabe que é tempo de repousar para florir e frutificar na primavera e verão.
Não devemos mexer com as raízes nestes meses, sob o risco de perder a planta. Posto que o metabolismo dos vegetais fica em estado de hibernação o que dificulta qualquer recuperação, principalmente as mirtáceas, classificação em que as jabuticabas se enquadram. Pois tem o desenvolvimento mais lento.
Minha dica é para manter neste pote mesmo, ou se já comprou uma bacia com tamanho proporcional faça um falso transplante, mas sem podar as raízes, muito menos lavar e trocar todo o substrato.
Como esta, neste torrão ela aguenta muito bem o inverno passar e em setembro vc pode reduzir o torrão em até 70% do que esta hoje.
Até lá estude a especie, faça uma adubação moderada e regas caprichadas, mantendo a pleno sol.
Outra dica é com relação as fotos, vc postou 4 fotos, mas todas do mesmo lado a planta, o que dificulta uma analise mais detalhada do tronco e galhos primários, para podermos opinar com segurança.
Refaça as fotos virando a planta 45 graus em cada foto, assim teremos uma visão em 3D.
Calma e canja de galinha não fazem mal a ninguém. O tronco é muito bom e vc terá um belo bonsai em poucos anos. |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 25, 2015 5:48 pm Assunto: |
|
|
Valew Pessoal, desculpe a urgência no meu título, não é questão de falta de paciência, já tenho plantas a alguns anos e sei que essa a a primeira lição do Hobby, o que me deixou preocupado é o fato de estar fora da estação e preste a entrar no Inverno que mesmo não sendo muito rigoroso é um período de dormência. Eu já tenho uma bacia, e fiquei sem saber se vale a pena deixar chegar a primavera para fazer o transplante com mais poda de raízes acreditando que nessa fase ela já terá brotos novos desta poda que fiz agora ou se eu deveria aproveitar que vai entrar nesse período de dormência para fazer o processo todo e deixar ela descansar por um bom tempo, então pelo que foi dito acho que vou fazer um falso transplante e em agosto ou setembro eu faço o transplante correto.
Sobre a vista realmente fiz besteira, rsrs eu já decidi a frente do vaso então as fotos são apenas para ajudar a decidir que galhos cortar, mas de qq forma precisa ver por outro lado para dar opinião sobre isso rsrs, vou fazer outras fotos e posto, se mais alguém quiser opinar estou aberto a discussões. |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 26, 2015 10:39 am Assunto: |
|
|
Gustavo, bom dia!
Peço desculpas também, acabei ficando um pouco preocupado com o rumo das coisas. Me vi naquela pressa de iniciante
Eu acho uma ótima idéia esta a sua.
Aliás, não cortaria o galho "X". Deixaria ele e os outros naquela mesma altura da linha tracejada do x!
Assim, ela terá mais chances de ainda como bonsai, ter mais área para a produção das preciosas jabuticabas
Abraços,
JP _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka
Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil. |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 26, 2015 11:22 am Assunto: |
|
|
Valew João, sabe que esta difícil pensar nessa estilização, to tentando definir alguns pontos, um deles é tentar manter o máximo de tronco para ter lugar para mais frutos, rsrs o outro e tentar aproveitar ao máximo algumas bifurcações que já existe nele e acho que são bem proporcionais, por isso deixei bastante tronco ainda e não cortei no talo, como é minha primeira experiência com poda drástica talvez esteja viajando em imaginar como ela vai ficar deixando os troncos mais altos, não sei, o estilo que penso faze4r seria chokan, e talvez até um chokan naturalista não sei se falei besteira novamente, rsrs o que vcs acham de fazer a poda nesta altura? Não que eu iria fazer isso agora, talvez até seja a hora, mas pode ser mais pra frente tb. Opinem por favor
 |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 26, 2015 3:46 pm Assunto: |
|
|
BomSergio segue as fotos conforme vc falou das laterais e possíveis frente, cada hora to mais confuso qual frente melhor, kkkkkkkk
Opinem por favor
 |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Ter Maio 26, 2015 7:23 pm Assunto: |
|
|
Gostei mais da frente 2. Deixando os 4 galhos e cortando eles mais embaixo.
Abraço |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 27, 2015 9:32 am Assunto: |
|
|
Confesso que foi a minha primeira opção Wilson, mas venho gostando muito da frente 1 tb, o dúvida, rsrs vamos aguardar mais opiniões dos amigos.
A bacia esta pronta, pretendo colocar 50% de areia e 50% de terra vegetal isso para o falso transplante, não devo peneirar essa areia né?
Gilson Reis escreveu: | Gostei mais da frente 2. Deixando os 4 galhos e cortando eles mais embaixo.
Abraço |
|
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 27, 2015 9:49 am Assunto: |
|
|
Achei quem pegou a banheira do meu filho!!! pode devolver!
rsrs
Brincando amigo!
Gostei da engenhoca Gustavo! e está bem apropriado para jabuticabeira.
Tambem gostei da frente dois pelo fato de você poder ver todos os 4 galhos, inclusive o de fundo na vista frontal. Mas faça sempre o que você achar melhor. A ligação entre você e a planta é algo que o fórum pode conseguir captar de forma parcial, mas é você que decidirá junto com ela.
[OFF]Gilson meu amigo, bom te ver novamente! mandei uma mensagem no seu e-mail!
se quiser semente de Piteco eu arrumo para você [/OFF] _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
John Yoshio Naka
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 27, 2015 10:51 am Assunto: |
|
|
KKKK comprei como bacia mas sabe que parece uma banheira mesmo, achei bem legal esse formato,rsrs
Sobre a questão de usar areia não peneirada esta correto né, nessa fase que a ideia é aumentar o enraizamento da planta o correto é usar a areia grossa sem peneirar? |
|
|
 |
gustavomartins 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 29, 2015 11:23 am Assunto: |
|
|
Transplante feito, o que acharam?
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|