FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Pré-bonsai de Sageretia
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
vtsoares

MensagemEnviada: Qui Maio 28, 2015 1:05 am    Assunto: Pré-bonsai de Sageretia Responder com citação

Prezados,

Segue meu primeiro exemplar, um pré-bonsai de Sageretia de 8 anos, acredito que no estilo vassoura (hokidachi).

Não sei se tenho muito como ou o que trabalhar nele, tendo em vista que gosto do estilo. Acredito que no viveiro ele ficava muito tempo na sombra, motivo pelo qual suas folhas são maiores do que o desejado. De qualquer forma, como tenho deixado no sol entre as 15h - 17h30 na minha varanda, espero obter folhas menores com o passar do tempo. O substrato no qual ele está plantado é, basicamente, caco de telha, então sei que devo adubá-lo. Pretendo fazer isso próximo ao final do inverno.

É isso amigos. Gostaria de um feedback sobre o exemplar e sugestões para melhorá-lo.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 29, 2015 10:59 am    Assunto: Responder com citação

Bem a planta é o que é, e como foi vendida, ou seja: um bonsai comercial como poda de copa mas sem um objetivo técnico definido. acaba sendo mais ou menos um hokidashi, muitas vezes mais com aspecto de "bolinha' do que exatamente do estilo hokidashi. Bom, agora vais ter que ir aos poucos, sem pressa. A primeira coisa seria retirar os galhinhos internos que se cruzam, formando uma certa confusão de galhos por dentro da planta sem que se consiga definir muito o que vai para cada lado. Aliás no estilo hokidashi mais do que em todos os outros para qual a regra também vale, não pode haver cruzamentos de galhos. Esta intervenção poderá no primeiro momento levar a alguns vazios na copa, mas é necessária, depois a copa se recompõe. Sol das 15 às 17h30 hs já é alguma coisa, mas o ideal seria ainda mais tempo de sol. No final do inverno poderá fazer uma desfolha a fim de formar nova folhagem, menor e mais densa. Este momento de desfolha também é indicado para verificar toda a estrutura de galhos que sem as folhas se consegue visualizar melhor e daí proceder a retirada dos desnecessários ou remanejamento através de aramação dos galhos mal posicionados. Outra questão que ao menos nas fotos parece haver é uma inversão de conicidade na base do tronco, ou seja, o tronco em baixo é mais fino que mais acima. Este é um problema bastante difícil de se resolver. Talvez um alporque de base no futuro seria a melhor solução. Mas no momento não creio que deva se preocupar com isso. Paciência, uma coisa de cada vez. bonsai é isso. Não podemos apressar as coisas. Abraço
vtsoares

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2015 9:53 am    Assunto: Responder com citação

Olá Elio,

Obrigado pela resposta!

Eu posso realizar a poda dos galhos internos agora, no começo do inverno (com a ressalva que moro no RJ, então o inverno é bem tranquilo), ou devo aguardar uma época mais apropriada?
Paulo Oliveira Filho

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2015 12:13 pm    Assunto: Responder com citação

Faço uma pergunta ao Elio: pra atingir esse objetivo traçado por você, seria o caso de dar um passo pra trás pra dar dois pra frente no futuro? No caso, tirar a planta deste vaso e plantar num local maior e com substrato mais rico, a fim de que a planta tenha um desenvolvimento mais pleno e rápido?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo Oliveira Filho

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2015 12:15 pm    Assunto: Responder com citação

Notei também que na segunda foto há vários galhos saindo do mesmo ponto. Seria o caso de escolher somente um?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jun 11, 2015 3:10 pm    Assunto: Responder com citação

Paulo, som para as duas perguntas..rsrsrs A questão da seleção de galhos vai ter que ser feita e neste caso a retirada de um galho onde saem dois no mesmo ponto faz parte deste processo. Sobre colocar em outro recipiente de cultivo vai de cada um. Eu por exemplo não costumo colocar as plantas em vaso de bonsai enquanto não estiverem praticamente formadas. Existem bonsaístas que usam desde cedo o vaso de bonsai. Isso implica em replantios mais frequentes, ou seja, tão logo as raizes tomaram todo o vaso, o que certamente freiará o crescimento.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: