| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Paulo Oliveira Filho
|
Enviada: Dom Jun 14, 2015 1:55 pm Assunto: Primavera cheia de musgo |
|
|
Essa primavera passava 100% do tempo na sombra num substrato muito argiloso em Recife, cidade úmida. Fiz uma limpeza de galhos mortos e sobraram esses dois. É certo que todo esse musgo e essa "coisa" agarrada a ela vão morrer aqui no sol do semi-árido. Mas a beleza do tronco com certeza vai continuar. Minhas perguntas são:
1 - É aconselhável fazer o transplante só no final do inverno ou poderia fazer agora?
2 - Que caminho projetar com essa planta? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Jun 15, 2015 10:05 am Assunto: |
|
|
Primeira coisa, com uma escova retira todo este musgo e outros hospedeiros que tem grudado nela, não fica esperando a ação da natureza neste sentido, aliás nem tudo vai morrer por conta, então, retira logo.
Segundo, não sei bem como anda o clima aí em sua região, mas em se tratando de primavera a meu ver pode replantar logo, sem problema. Sobre caminho a seguir peço que depois de feita a limpeza recoloque fotos em quatro ângulos a começar pela primeira foto que você mostra aqui. Procure tirar foto com a máxima proximidade possível e coloque o fundo um pano preto de preferência, ou outra cor para dar contraste e a gente possa ver melhor a estrutura. Pois para quem tem a planta em mãos parece simples interpretar a foto, mas para quem olha a milhares de km de distância não é bem assim....rsrsrsrs abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Paulo Oliveira Filho
|
Enviada: Sáb Jun 20, 2015 3:59 pm Assunto: |
|
|
Eis o resultado do transplante. Muito interessante o nebari dessa árvore:
 |
|