|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Denis Porto Lomba 1.o PASSO

Registrado: 13/01/13 Idade: 52 Mensagens: 112 Localização: Riode Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Jul 04, 2015 3:39 pm Assunto: Ajuda com Jambeiro 10 anos. |
|
|
Olá amigos. Estou com esse Jambeiro há 2 anos e perdi a mão na condução. O tempo tá curto e as plantas acabam ficando sem a atenção devida no momento certo. Preciso saber como faço para compactar a folhagem e reconstruir a copa. Têm buracos na estrutura da copa e preciso de ajuda. Amo essa planta.
1 - Desfolhar e diminuir todos os galhos?
2 - Trocar de vaso (está há uma ano e meio nesse) e tb podar bastante (encurtar) os galhos ?
3 - ?
coloquei fotos dos quatro lados e dos "buracos" na copa.
obrigado amigos!
 |
|
|
 |
Gilson Reis 2.o PASSO

Registrado: 05/03/13 Idade: 52 Mensagens: 300 Localização: Mauá-SP
|
Enviada: Dom Jul 05, 2015 1:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Denis!
A minha sugestão seria:
1- selecionar os galhos para formação da copa, me parece que tem galhos demais se cruzando, pelo menos esta é a impressão que as fotos me passaram, pode ser que não seja bem assim;
2-podar os galhos mais curtos para estimular a ramificação e melhor preenchimento dos espaços vazios;
3-aramar os galhos e reposicionar de modo a distribuir de modo +/- igual por todos os lados, também vai ajudar a fechar os vãos existentes;
4-após aramados abaixar os 2 galhos inferiores que aparecem na primeira foto de modo preencher mais o espaço que fica do vaso até o inicio da copa;
5-talvez deixar como frente a posição da segunda foto porque tem uma certa curvatura que vai valorizar ainda mais a beleza do seu bonsai;
6-talvez trocar de vaso por um mais raso e menor, mais proporcional. Quem sabe utilizar um redondo ou oval;
7-cortar esta raíz mais alta que aparece na segunda e terceira e quarta foto;
Devem surgir mais sugestões, vamos ver o que os outros amigos do fórum pensam. O mais importante é que a sua planta parece muito saudável!! Com umas pinceladas vai ficar bem bacana!!
Abraço |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Jul 07, 2015 9:38 pm Assunto: |
|
|
Concordo com as sugestões do Gilson, sendo que no item 6 eu colocaria por um certo tempo num recipiente maior a fim de que a recuperação de folhagem e ramificação fosse mais rápida. somente depois de atingir os objetivos voltar para o vaso de bonsai, daí sim escolhendo o vaso ideal. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Denis Porto Lomba 1.o PASSO

Registrado: 13/01/13 Idade: 52 Mensagens: 112 Localização: Riode Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Jul 08, 2015 4:22 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado amigos!
Farei isso, incluindo a mamadeira!
abs! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|