Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FUKUDA - Hélio

Registrado: 02/09/15 Idade: 56 Mensagens: 25 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sex Set 18, 2015 4:42 pm Assunto: Junípero Procumbens ? |
|
|
Pessoal, tenho este Junípero Procumbens (não sei se é a espécie correta) plantado em vaso há uns 5 anos.
Gostaria da opinião de vocês sobre como proceder.
Ele deu uma boa esticada, então já fica encostando no chão!
Eu devo replantá-lo? Deixo crescer mais? Alguma poda?
Seguem as fotos:
Foto 1
Foto 2 - tronco
Foto 3 - nebari
Abraços! |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

Registrado: 14/04/10 Idade: 38 Mensagens: 325 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Out 06, 2015 12:16 pm Assunto: |
|
|
Tudo bem, Fukuda?
Se já está a 5 anos neste vaso e pelas fotos, dá para ver a perda de substrato que aconteceu com o tempo, expondo muitas raízes eu optaria por um transplante sim com uma poda moderada das raízes.
A dica é conseguir um composto cuja maior proporção seja de pedrisco, areia grossa ou outro material inerte para não deixar as raízes mais encharcadas e acontecer a perda da planta.
Quanto a poda, eu procederia primeiro com ela. Espera cicatrizar e depois faz o transplante.
Tente ver o estilo pretendido a ela primeiramente.
Lembrando que as coníferas se houver a perda de toda parte verde do caule, ele seca.
Boa sorte! _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka
Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Out 07, 2015 3:08 pm Assunto: |
|
|
Xará, o João já deu as dicas aí. Mas também depende um pouco o que o amigo pretende desta planta. Se quiser fazer dele um bonsai é um caminho, se quiser deixar ele no vaso como planta decorativa é outra ideia. Para bonsai certamente teria que reduzir muito o tamanho dele. Daí você poderia através de alporquia tirar várias mudas, inciando nas pontas e descendo em direção ao solo. É que para bonsai terá que compactar a folhagem e pequenas brotações bem rente ao tronco e perto do solo. Já se a ideia é ter ele como planta ornamental num vaso grande, somente uma poda das pontas mais alongadas e retiradas de acículas secas já resolve. O vaso está grande e tem espaço, uma boa adubação daria vigor e verdor a planta. _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
FUKUDA - Hélio

|
Enviada: Qua Out 07, 2015 3:59 pm Assunto: |
|
|
Olá João e Elio, obrigado pelas dicas!
A minha idéia é tentar fazer dela um bonsai mesmo! Pretendo trazer ela para cidade, onde posso ter um cuidado diário! Ali na chácara não tem quem fique regando todo dia...
Eu quero proceder a poda, mas tenho dúvidas em que ponto seria melhor para poder aproveitar melhor o tronco, ou o movimento. Alguma sugestão?
Eu poderia efetuar a poda agora e já transplantar, ou é melhor aguardar o inverno? Pretendo colocar em uma bacia grande, com substrato bem drenante.
Agora no feriado acho que consigo mexer nela, se puderem me dar mais uma ajuda, eu agradeço!
Abraços!  |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Out 07, 2015 4:07 pm Assunto: |
|
|
bom então o lance é fazer uma poda logo mesmo. Após a bifurcação me parece que os dois galhos saem praticamente retos. Isso significa que não muito desses galhos longos poderá ser aproveitado. então após a bifurcação pode cortar a uns 20 - 25 cm de comprimento, deixando todos os galhos e acículas que ficarem dali para traz. Não sei se pretende trazer com este enorme vaso, poderia tirar ele daí com um bom torrão e plantar numa bacia grande. O ideal seria ter feito isso lá pelo mês de agosto, mas ainda está em tempo. Também se quiser somente fazer a poda e deixar se recuperar até o inverno do ano que vem pode ser. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
FUKUDA - Hélio

|
Enviada: Qua Out 07, 2015 5:36 pm Assunto: |
|
|
Legal Elio,
Eu pretendo passar para uma bacia grande mesmo, não tenho como levar este vaso grande...rs
Melhor manter o máximo de torrão né?
O lugar para a poda que vc comentou é mais ou menos isso que marquei em vermelho na foto?
Obrigado novamente xará! Abraços! |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Out 16, 2015 3:17 pm Assunto: |
|
|
Opa, desculpe demora no retorno. Estive fora por uns tempos. Mas é isso mesmo que o amigo marcou. abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
|