|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Clayton 1.o PASSO

Registrado: 16/09/12 Idade: 46 Mensagens: 125 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Out 19, 2015 8:41 pm Assunto: desfolha de acer |
|
|
Olá,
adquiri um acer palmatum recentenmente, planta bruta, praticamente sem intervenções mas com um bom calibre (8cm de tronco)
gostaria de saber se posso fazer uma desfolha total dos galhos para poder começar a estudar o rumo da planta?
pelo o que andei lendo e pesquisando i que não e a época adequada para intervenções mais drásticas, por isso pensei na desfolha, e depois, na época adequada, começar o refinamento da planta...
o que acham? |
|
|
 |
João Pinheiro 2.o PASSO

Registrado: 14/04/10 Idade: 38 Mensagens: 325 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Out 20, 2015 12:49 pm Assunto: |
|
|
Oi Clayton!
Acho super adequada sua postura. dependendo da saúde dele, dá pra fazer duas "desfolhas" por ano. Coloquei entre aspas porque levo em conta quando as folhas caem naturalmente.
A próxima é boa de ser feita no verão, se não me engano.
Agora eu estudaria a planta do jeito que ela veio agora, sobretudo a questão de se adaptar ao novo ambiente pois sei que em Sorocaba o calor é bem considerável e uso muito as folhas para uma idéia de saúde das mesmas.
Uma dica apenas.
Abraços amigo, boa sorte. _________________ http://pinheirobonsai.blogspot.com.br
"Bonsai is not the result: that comes after. Your enjoyment is what is important."
John Yoshio Naka
Bonsai Paulistano (Facebook) - Um grupo de amigos de portas abertas ao Brasil. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Out 24, 2015 9:43 pm Assunto: |
|
|
A desfolha no caso do acer teria duas razões de serem feitas. A primeira uma tentativa de diminuir o tamanho das folhas. A segunda razão seria a que cita o João sobre a desfolha no início do verão e a razão principal para se fazer isso é para que as folhas cheguem no outono sem estar "queimadas"em demasia o que melhora o aspecto delas quando começarem a adquirir as cores amarelo/avermelhadas. Como a planta ainda está sem refinamento, não vejo muita razão de fazer pois não se trata de nenhuma das duas razões. reduzir folha de planta ainda não formada, não tem razão de se fazer, bem como melhorar aspecto de folha no outono de planta que não está formada, também não há razão, em tese. Por outro lado se você quiser fazer algum refinamento do tipo retirar galhos desnecessários, brotações fora do desenho desejado, etc... pode fazer agora mesmo sem problema. Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
CARLOVICH 2.o PASSO

Registrado: 21/12/09 Idade: 49 Mensagens: 354 Localização: SÃO PAULO-SP
|
Enviada: Sex Nov 06, 2015 12:49 am Assunto: galhos longos |
|
|
Elio Podemos cortar Os galhos que Estiverem alongados Ainda em Novembro?
Fazer estacas talvez?
o meu ta parecendo um paliteiro... kkkk
perguntei aqui pois vai judar os colegas tb.
abrcs _________________ Tree at work!! Árvores treinando-me...!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|