Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Wermeoson Ramos

Registrado: 08/10/14 Idade: 44 Mensagens: 46 Localização: Conselheiro Lafaiete-MG
|
Enviada: Ter Nov 15, 2016 2:15 pm Assunto: Azaleia para minha esposa, quem me ajuda? |
|
|
Olá queridos, tudo bem com todos? Outro dia, fui a uma floricultura aqui em Curitiba com minha esposa, e pra nossa alegria, perdida no meio de um monte de plantas de galhos finos, encontramos essa azaleia aqui. Ela tem 8 milímetros de tronco e parece ter um nebari legal. Custou 18 "Temers".
Estou com dúvidas sobre quais galhos devo tirar; será que vcs podem dar algumas sugestões?
Vc verão nas fotos um galho, no que me parece ser o lado de trás (decisão tomada com base no nebari), que daria profundidade para a planta está muito quebrado. Talvez o melhor seja retirá-lo. Há uma brotação saindo logo abaixo do galho quebrado; pensei usá-la para repor este galho, caso os amigos considerem uma boa ideia. No mais, aguardo a ajuda dos nobres colegas.
Pensei neste lado para a frente da árvore, o que vcs acha (não consigo redimencionar esta primeira foto de modo nenhum)
A foto a seguir é o lado esquerdo em relação a primeira foto.
Este é a parte de trás em relação à primeira foto
Abaixo o lado direito em relação à primeira foto. Aqui vcs verão o galho quebrado.
O rachado está bem na base do galho, ao seu lado esquerdo. Essa seta indica a brotação que disse que talvez possa ser usada para repor este galho, caso ele seja necessário para este projeto. Na 7ª foto dá pra vê-los bem de outro ângulo.
Acho que é isso. Aguardo a preciosa ajuda dos amigos e boa noite a todos. _________________ Na multidão de conselheiros há sabedoria! |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Nov 16, 2016 3:57 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde!
Tomando esta foto como frente, se minha fosse, retiraria o galho quebrado que é este junto aos brotos, certo? Isso iria abrir uma linha para a visualização do tronco, os brotos novos tb saem, será preciso muitos anos para ficarem compatíveis com o resto, não vale a pena.
Isto feito, escolha 3 ou quatro galhos da mesma espessura e em posições distintas. faça uma poda drástica, reduzindo a altura deles para uns 20cm apenas. Os de fora ligeiramente mais curtos que os de dentro da planta, para facilitar a triangulação futura para um hokidashi. . Esta é uma possibilidade, aproveitando a profusão de galhos, ou tb poderá escolher apenas um deles e trabalhar com a intenção de um moyogi...
Espero ter ajudado.
Um forte abraço. |
|
|
 |
Wermeoson Ramos

Registrado: 08/10/14 Idade: 44 Mensagens: 46 Localização: Conselheiro Lafaiete-MG
|
Enviada: Qui Nov 17, 2016 9:09 am Assunto: |
|
|
Sergio Batalini escreveu: |
Boa tarde!
Tomando esta foto como frente, se minha fosse, retiraria o galho quebrado que é este junto aos brotos, certo? Isso iria abrir uma linha para a visualização do tronco, os brotos novos tb saem, será preciso muitos anos para ficarem compatíveis com o resto, não vale a pena.
Isto feito, escolha 3 ou quatro galhos da mesma espessura e em posições distintas. faça uma poda drástica, reduzindo a altura deles para uns 20cm apenas. Os de fora ligeiramente mais curtos que os de dentro da planta, para facilitar a triangulação futura para um hokidashi. . Esta é uma possibilidade, aproveitando a profusão de galhos, ou tb poderá escolher apenas um deles e trabalhar com a intenção de um moyogi...
Espero ter ajudado.
Um forte abraço. |
Olá Sérgio, tudo bem brother?
Claro que foi de grande ajuda. Desde que a comprei pensei encaminhar ou para troncos múltiplos ou um hokidashi.
Sérgio, pelas fotos, vc arriscaria quais galhos deveria ficar?
Abraços _________________ Na multidão de conselheiros há sabedoria! |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Nov 17, 2016 1:19 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde!
Como ainda esta no torrão original, está né??? vc pode limpar esse tronco e ir descendo até achar as raízes grossas, que vão formar o nebare, procure com um hashi ( palito, espetinho, chave de fenda...) Com esse procedimento vc vai ganhar alguns cm de tronco, acredito que tem um tronco enterrado aí...depois de descobrir e escovar o tronco e o nebare, vc escolhe os galhos em função das raizes...A intenção é escolher como frente a posição em que o nebare e o tronco forem mais largos. O nebare aparente, o tronco baixo e os galhos em posições radiais fornecerão os itens para um hokidashi ou múltiplos troncos que tb é bem legal e parecido. No hokidashi vc trabalha uma copa com todos os galhos. Múltiplos troncos, cada tronco tem sua copa individual, mas armonizando com o conjunto, como se fosse uma floresta... |
|
|
 |
Wermeoson Ramos

|
Enviada: Qui Nov 17, 2016 4:02 pm Assunto: Azaleia para minha esposa, quem me ajuda? |
|
|
Sérgio... comecei a limpar o tronco como vc sugeriu, mas parei. Tem muita, mas muita raiz capilar logo na superfície. Usando o hashi estou ferindo muitos destas raízes capilares. Dei um jato de água por cima, mas ouvi falar que nunca se deve lavar as raízes de uma azaleia. Cerca de 1 cm abaixo da primeira foto encontrei um raiz grossa, cerca de
Decidi parar e esperar sua orientação. Veja as fotos
[/img]http://imgur.com/kaYj6Z2.jpg[img]
[/img]http://imgur.com/sOaqHUp.jpg[img]
[/img]http://imgur.com/ml9l1G6.jpg[img]
[/img]http://imgur.com/VOBUEKs.jpg[img] _________________ Na multidão de conselheiros há sabedoria! |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Nov 19, 2016 10:53 am Assunto: |
|
|
Não abriu as fotos;....
 |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
|
|
 |
Wermeoson Ramos

|
Enviada: Qua Nov 23, 2016 10:29 am Assunto: Azaleia para minha esposa, quem me ajuda? |
|
|
Faaala Jõao Paulo, muito obrigado pela ajuda.
Vi que não havia aparecido a foto, tentei corrigir, mas como não consegui, deixei de lado.
Obrigado mesmo. _________________ Na multidão de conselheiros há sabedoria! |
|
|
 |
|