Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Claudio 1.o PASSO

Registrado: 11/10/04 Mensagens: 170 Localização: SÃO FIDÉLIS - RJ
|
Enviada: Seg Jan 24, 2005 9:03 am Assunto: PRIMEIRO DRAMA |
|
|
BOM DIA
MEU PRÉ-BONSAI DE JABUTICABEIRA TÁ MUITO DOENTE.
ELE TÁ APARECENDO COM UMAS MANCHAS NAS FOLHAS. SÃO TIPO PONTINHOS PRETOS PARECENDO QUE CAIU BRASA DE CIGARRO NELAS E AS QUEIMOU.
E OS BROTOS ESTÃO VERDE-CLARO(QUASE BRANCOS), MURCHOS E ENRUGADOS.
AS FOLHAS JOVENS ESTÃO PÁLIDAS E COM LINHAS TIPO VEIAS APARECENDO.
A ÁRVORE TÁ PEGANDO SOL DIRETO DAS 9 HORAS ATÉ AS 13 HORAS.
JÁ ADUBEI COM 10-10-10 TRÊS VEZES DE 15 EM 15 DIAS.
REGO 2 VEZES POR DIA
SOU INICIANTE E NÃO SEI MAIS O QUE FAZER.
ME AJUDEM POR FAVOR.
ABRAÇOS
CLAUDIO FARIA _________________ Foi uma satisfação nosso contato.
fariadjoy@ig.com.br |
|
|
 |
TC 1.o PASSO

Registrado: 12/10/04 Mensagens: 164 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Jan 24, 2005 10:12 am Assunto: |
|
|
acho que vc ta com acaro e fungo..vc não tem uma foto????????? |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Seg Jan 24, 2005 12:55 pm Assunto: |
|
|
Oi Claudio,
tente postar uma foto mas está parecendo que a sua planta está com fungos.
Outra coisa, você disse que está adubando com 10-10-10 de 15 em 15 dias, qual a concentração???
Vicê deve diluir o adubo utilizando a metade da concetração indicada na embalagem, e dar de 30 em 30 dias.
Abração
Cecilia |
|
|
 |
Gabriel Vanzella

|
Enviada: Qua Jan 26, 2005 4:48 pm Assunto: |
|
|
Olá Cláudio!
Meu caro, a melhor coisa a fazer seria postar uma foto, mas não tendo uma, podemos tentar adivinhar qual é o problema.
A primeira providência, antes de qualquer coisa, é isolar a planta, pois essas manchas pretas podem ser fungos e não queremos que os esporos se espalhem em outras saudáveis, aumentando o seu problema. Depois, suspenda por um tempo o adubo (não sabemos se ele é uma das causas) e verifique se o vaso tem uma boa drenagem.
Sendo fungo e se forem poucas folhas, arranque-as e queime-as (jogue fora, não precisa ser tão drástico). Caso seja um número considerável de folhas contaminadas, em loja de jardinagem há remédios para eliminar os fungos a base de sulfato de cobre, importante: não deixe cair no solo, pois há fungos essenciais para o bom desenvolvimento do bonsai (micorriza) que não queremos que sejam exterminados.
A respeito dos brotos novos que amarelam e murcham, pode ser devido ao vento. A sua planta não estaria numa sacada de um andar alto de um prédio? Experiência própria, quase perdi uma Amoreira (Morus ssp) assim... Os brotos ficavam de um amarelo bem clarinho e depois caiam.
Espero ter ajudado.
Abraço |
|
|
 |
|