Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Chris Roger Pires
|
Enviada: Sex Jan 21, 2005 12:55 pm Assunto: pitangueira |
|
|
Ola pessoal to com um problema com minhas pitangueiras elas estão apresentando um tipo de bolha nas folhas elas tem a textura de isopor
o que pode ser algem ja teve este tipo de problema?
uma delas da flor direto ja teve tres floradas mas não deu frutos por quê? _________________ Li estes dizeres em uma revista :"A arte pode ser milenar mas nunca e tarde para começar" |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Dom Jan 23, 2005 8:42 pm Assunto: Re: pitangueira |
|
|
Chris, este problema que você tem ou teve não sei dizer qual é. Andei fazendo algumas pesquisas e não encontrei nada a respeito pois, também tive nas minhas. quem sabe algum amigo venha nos socorrer.
Com respeito a falta de frutificação acredito que possa ser falta de adubação mais acentuada. A planta fica sem forças para desenvolver os frutos.
Chris Roger Pires escreveu: | Ola pessoal to com um problema com minhas pitangueiras elas estão apresentando um tipo de bolha nas folhas elas tem a textura de isopor
o que pode ser algem ja teve este tipo de problema?
uma delas da flor direto ja teve tres floradas mas não deu frutos por quê? |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 23, 2005 9:15 pm Assunto: |
|
|
olá....
Isso aconteceu do mesmo jeito com as minhas, a unica coisa que fiz foi desfolhar as folhas que estavam com essas bolhas.
Agora essa questao dos frutos... queria que alguem resolvesse, pois eu tambem tenho uma pitangueira que a 2 anos seguidos da flores e ainda nao apareceu nenhum fruto. _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Seg Jan 24, 2005 1:03 pm Assunto: |
|
|
Oi Chris,
Pela descrição as suas pitangueiras estão com cochonilha.
Exitem vários meios eliminá-los:
- fazer uma desfolha total
- tirá-las com cotonete embebido em álccol misturado com água 50%
- aplicar inseticida
- aplicar calda de fumo
Abração
Cecilia |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 24, 2005 1:12 pm Assunto: |
|
|
Cecilia...
isso nao é cochonilia nao...
É uma bolha que nasce na folha mesmo, nao tem como tirar, a nao ser que ranque a folha...
Vou ver se arrumo uma foto da folha pra voce ver detalhadamente. _________________ Antonio Badu |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Jan 24, 2005 2:18 pm Assunto: Praga específica |
|
|
Cissa, realmente, não é coxonilha. Como disse também tive em minhas pitangas algo semelhante e não consegui encontrar informação a respeito. Estou aguardando alguém que tenha encontrado resposta sobre o assunto.
Cissa escreveu: | Oi Chris,
Pela descrição as suas pitangueiras estão com cochonilha.
Exitem vários meios eliminá-los:
- fazer uma desfolha total
- tirá-las com cotonete embebido em álccol misturado com água 50%
- aplicar inseticida
- aplicar calda de fumo
Abração
Cecilia |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 25, 2005 1:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Mario e Chris,
é isso que dá ler com pressa, hehehehe
É o seguinte, o que a pitangueira tem perecem ser galhas, veja o textinho abaixo para entender melhor:
"Galhas, também conhecidas como cecídeas são causadas por bactérias, fungos, ácaros, vermes ou insetos, que são chamados galhadores ou cecidógenos.
De forma resumida, pode-se dizer que as galhas são uma deformação no tecido da planta causada pela ação desses organismos, que, como já vimos, podem ser os mais diversos. Para entender melhor, vejamos o exemplo de um inseto galhador. A fêmea bota seus ovos sobre a planta - ou no interior do tecido, dependendo da espécie - e os abandona. Dos ovos, algum tempo depois, nascem as larvas e, a partir de então, tem início o processo de formação das galhas.
A larva do inseto dirige-se para alguma região da planta onde poderá se desenvolver. O local escolhido pela larva é chamado meristema, a parte do tecido da planta que ainda pode crescer - em geral, as folhas, mesmo depois de totalmente desenvolvidas, conservam pequenas áreas que possibilitam a formação de galhas. E como isso acontece?
Quando a larva começa a se alimentar, a galha vai crescendo. Mas não pense que ela cresce à medida que o futuro inseto vai engordando. O que acontece é que, para se alimentar do amido presente na planta, a larva lança sobre ele uma enzima que vai torná-lo pronto para a sua digestão. Daí, a substância liberada pela larva estimula as células da planta a se multiplicarem, produzindo aquele caroço ou verruga, a galha!"
Abração
Cecilia |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jan 25, 2005 3:31 pm Assunto: Valeu Cissa! |
|
|
Excelente, já havia procurado, com certeza, nos lugares errados. Menos um problema de pesquisa. Agora, qual a solução? Arrancar as folhas seria o caso? _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 25, 2005 4:03 pm Assunto: |
|
|
Oi Mario,
acredito que o ideal seja a desfolha e aplicação de inseticida para o caso de o causador da galha for um inseto.
Abração
Cecilia |
|
|
 |
Chris Roger Pires
|
Enviada: Qua Jan 26, 2005 7:51 pm Assunto: |
|
|
Ói pessoal agradeço as respostas rapidas .
Cissa ,eu ja tinha observado que dentro dessas bolhas haviam pquenas larvas ,e em uma das minhas plantas realizei uma desfolha total e agora aguardo os rsultados nas outras eu coloquei uma dose maior de adubo ,farinha de osso e torta de mamona, e tambem aguardo resultados posteriormente enviarei noticias.
Grato _________________ Li estes dizeres em uma revista :"A arte pode ser milenar mas nunca e tarde para começar" |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jan 26, 2005 7:52 pm Assunto: |
|
|
Cissa escreveu: | Olá Mario e Chris,
é isso que dá ler com pressa, hehehehe
É o seguinte, o que a pitangueira tem perecem ser galhas, veja o textinho abaixo para entender melhor:
"Galhas, também conhecidas como cecídeas são causadas por bactérias, fungos, ácaros, vermes ou insetos, que são chamados galhadores ou cecidógenos.
De forma resumida, pode-se dizer que as galhas são uma deformação no tecido da planta causada pela ação desses organismos, que, como já vimos, podem ser os mais diversos. Para entender melhor, vejamos o exemplo de um inseto galhador. A fêmea bota seus ovos sobre a planta - ou no interior do tecido, dependendo da espécie - e os abandona. Dos ovos, algum tempo depois, nascem as larvas e, a partir de então, tem início o processo de formação das galhas.
A larva do inseto dirige-se para alguma região da planta onde poderá se desenvolver. O local escolhido pela larva é chamado meristema, a parte do tecido da planta que ainda pode crescer - em geral, as folhas, mesmo depois de totalmente desenvolvidas, conservam pequenas áreas que possibilitam a formação de galhas. E como isso acontece?
Quando a larva começa a se alimentar, a galha vai crescendo. Mas não pense que ela cresce à medida que o futuro inseto vai engordando. O que acontece é que, para se alimentar do amido presente na planta, a larva lança sobre ele uma enzima que vai torná-lo pronto para a sua digestão. Daí, a substância liberada pela larva estimula as células da planta a se multiplicarem, produzindo aquele caroço ou verruga, a galha!"
Abração
Cecilia |
Olá Cissa,
É vivendo e aprendendo...
Já havia visto um treco desse tipo mas nunca que eu ia descobrir que se tratava de "galhas"...
Valeu pelas informações!!!!
Sergivaldo |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 27, 2005 2:57 am Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
Marileda
|
Enviada: Seg Jan 31, 2005 4:18 pm Assunto: cecílias... |
|
|
galhas ou cecílias... Cissa, se fosse eu não deixava!!! Vão pulverizar vc!!!!
Essas "cecílias" atacaram meu Liquidambar...
Pulverizei com anti Ácaros... necas!!!
Como trata estas "cissas"???? |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 31, 2005 5:13 pm Assunto: |
|
|
Oi Leda,
a quanto tempo!!!!
Quando você vem novamente a Sampa????
O uso de acaricida só faz efeito se o causador da galha for ácaros.
Como o Chris fez, abra algumas dessas bolhas para ver se não tem larvas. Se tiver, aplique inseticida.
Por uma ou outra causa, eu desfolharia a planta.
Abração
Cecilia |
|
|
 |
|