|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Valter Vaz 2.o PASSO

Registrado: 21/07/04 Mensagens: 210 Localização: Leiria - Portugal
|
Enviada: Seg Nov 08, 2004 12:44 am Assunto: |
|
|
Sergivaldo, este ilustre desconhcido deu um bom exemplar. _________________ Cumptos.
Valter Vaz
www.grupobonsaileiria.com |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Nov 08, 2004 10:06 pm Assunto: |
|
|
Olá Valter,
Pois é, trata-se de um bom exemplar, Fiz ainda esta semana uma desfolha total para renovar a folhagem, aproveitando que algumas brotações novas estavam surgindo.
Assim que toda a copa estiver recuperada, voltarei a fotografá-la e colocarei uma nova foto aqui no fórum para análise. Um detalhe que acho bastante interessante é a coloração (avermelhada) das folhas novas.
Um grande abraço,
sergivaldo |
|
|
 |
Brainner

|
Enviada: Qua Jan 19, 2005 10:08 pm Assunto: Emoção |
|
|
Caro Serivaldo, sei que meu comentário nao vai influenciar muito, mas mesmo assim nao poderia de te deixar meus parabens pela sua obra de arte
realmente maravilhoso, fiquei de boca aberta, demais mesmo, espero um dia ser tao capaz quando vc de produzir uma planta assim....
E uma honra ouvir seus conselhos no forum
Obrigado |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Jan 19, 2005 11:47 pm Assunto: Re: Gigante Desconhecido |
|
|
Amigo Sergivaldo,
Cara sem condição, belíssimo trabalho. Tambem andei procurando saber o nome da espécie mais foi em vão. Mas creio que no laboratório te informarão rapidamente. Novamente elogio seu trabalho. Parabens. T+ ver.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 19, 2005 11:51 pm Assunto: |
|
|
Realmente é um belissimo trabalho, meus parabens.
No primeiro olhar, nao imaginaria que ela ficaria desse jeito nunca...
Antonio Badu |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 20, 2005 12:25 am Assunto: |
|
|
Olá Pessoal,
Ainda estou muito esperançoso de que alguém identifique essa espécie. Muito obrigado pela força e elogios.
Caro Brainner, fico lisonjeado com seus elogios mas, na realidade, sou uma pessoa com muita sorte: encontrei um belo exemplar produzido pela mãe natureza. Meu trabalho foi apenas eliminar e aramar alguns galhos para dar a aparência de um bonsai.
Um abração a todos.
Sergivaldo |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Ter Fev 01, 2005 3:22 pm Assunto: Que planta Hein!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! |
|
|
Sergivaldo olha parece que sua planta é uma Eugenia Leitonii eu conheço como jabuticaba branca mas não é comun nessa região eu sei que existem poucas no sul da bahia até no paraná mas normalmente ela fica gigante entre 8-14m se vc conseguir uma foto dela num fundo preto com iluminação atras do fotografo e em close das folhas e tronco talves eu consiga ter certeza de que estamos falando.
Parabens meu amigo pois é magnifica sua planta eu tenho uma eugenia leitonii mas ta novinha não tem seis anos ainda  _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 7:38 am Assunto: Re: Gigante Desconhecido |
|
|
Grande Sergivaldo.... tudo bem?
É sempre um prazer rever este seu bonsai !!!
Parece que no final do ano passado voce fez uma desfolha total, certo?
Deve estar linda com a nova brotação! Quando tiver, coloca fotos atuais dele ok?
Olha Sergivaldo.... num bonsai como este é quase uma ousadia dar algum palpite... mas eu vou arriscar dar um bem pequenininho!
O jin mais baixo, que na foto sai para a direita do tronco, me parece ter o mesmo diâmetro em toda sua extensão e também faz uma curvatura bem regular....
Eu arriscaria te sugerir trabalhar um pouco esse jin, diminuindo gradativamente o diametro desde que ele parte do tronco, ao mesmo tempo em que também daria um pouco de movimento mais irregular...
Prá pensar apenas....
Grande abraço amigo,
Charles |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 9:51 am Assunto: Re: Que planta Hein!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! |
|
|
mago_encolhedor_de_planta escreveu: | Sergivaldo olha parece que sua planta é uma Eugenia Leitonii eu conheço como jabuticaba branca mas não é comun nessa região eu sei que existem poucas no sul da bahia até no paraná mas normalmente ela fica gigante entre 8-14m se vc conseguir uma foto dela num fundo preto com iluminação atras do fotografo e em close das folhas e tronco talves eu consiga ter certeza de que estamos falando.
Parabens meu amigo pois é magnifica sua planta eu tenho uma eugenia leitonii mas ta novinha não tem seis anos ainda  |
Olá Mago,
Muito obrigado pelo empenho em desmitificar esse "ilustre desconhecido".
Fiz uma pesquisa pelo google e verifiquei que o fruto da Eugenia leitonii é diferente dos produzidos por essa planta.
Abaixo, uma foto com detalhes dos frutos produzidos pela minha planta :
Aqui, detalhes das folhas (exsicata):
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 10:14 am Assunto: Re: Gigante Desconhecido |
|
|
Charles escreveu: | Grande Sergivaldo.... tudo bem?
É sempre um prazer rever este seu bonsai !!!
Parece que no final do ano passado voce fez uma desfolha total, certo?
Deve estar linda com a nova brotação! Quando tiver, coloca fotos atuais dele ok?
Olha Sergivaldo.... num bonsai como este é quase uma ousadia dar algum palpite... mas eu vou arriscar dar um bem pequenininho!
O jin mais baixo, que na foto sai para a direita do tronco, me parece ter o mesmo diâmetro em toda sua extensão e também faz uma curvatura bem regular....
Eu arriscaria te sugerir trabalhar um pouco esse jin, diminuindo gradativamente o diametro desde que ele parte do tronco, ao mesmo tempo em que também daria um pouco de movimento mais irregular...
Prá pensar apenas....
Grande abraço amigo,
Charles |
Olá Charles!!!
Amigo, de fato, fiz uma desfolha geral nessa planta e não gostei do resultado. Ocorre que, nos pontos onde fiz a desfolha, não brotou nenhuma folha, apenas nas extremidades do galhos, o que, ao meu ver, deixou a planta mais "rala".
Assim, não pensei duas vezes: fiz uma poda em toda a copa para reduzir o comprimento dos galhos e provocar o surgimento de folhas mais próximo do tronco. Agora, as folhas já estão surgindo (bem vermelhas!) e dentro de pouco tempo postarei novas fotos para vocês verem.
A respeito da sua dica, só tenho a agradecer mas, infelizmente, não dá mais para fazer isto. Ocorre que também não gostava daquele jin, por ser muito fora do padrão da árvore (parecia um unicórnio!) e o retirei totalmente quando fiz a poda da copa. Tentei modelá-lo, mas, por falta de ferramentas adequadas, não deu certo. Minha idéia é fazer a inserção de outro jin (tenhos alguns galhos secos, bastante irregulares, que darão legal). O que você acha?
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 12:13 pm Assunto: Re: Gigante Desconhecido |
|
|
Oi Sergivaldo...
Muito legal cara!!!!... quando eu estava lendo que voce eliminou o jin, pensei de imediato numa "prótese"...
Aquele jin era bem interessante!
Estou totalmente de acordo com voce em escolher uma madeira morta com diâmetro e movimento que combinem com o "Gigante".....
Abração,
Charles |
|
|
 |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 1:10 pm Assunto: mando bem |
|
|
Sergivaldo com a foto em close das folhas e frutos eu procurei e acho(99%) de chance de seu titan gigantesco ser uma Myrcianthes Pungens (Eugenia Pungens- Acreugenia Pungens) na pesquisa deu que o tronco na base chega facil aos 60cm habitat encostas rochosas (planta rara pra dedeu véio) nome popular gabiju guaçu dizem que a forma de cultivo é a mesma da jabuticaba apesar da diferença entre elas!  _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qui Fev 03, 2005 9:58 am Assunto: |
|
|
Olá pessoal,
Sergivaldo, segundo pesquisas do mago encolhedor de plantas sua planta pode ser esta, compare:
Nome popular: guabiroba-açu; guabigu-guaçu
Nome científico: Myrcianthes pungens (Berg) Legr
Família botânica: Myrtaceae
Origem: Brasil - Florestas de altitude do Sudeste e Sul
Sobre a planta:
Características da planta: Árvore com até 20 m de altura com tronco tortuoso e nodoso, de casca lisa acinzentada. Folhas com ápice pontiagudo. Flores de coloração creme que surgem de outubro a dezembro.
Fruto: Grandes, globosos, de coloração roxo-avermelhada, com I ou 2 sementes. Frutifica de janeiro a fevereiro.
Cultivo: Multiplica-se por sementes, sendo muito disseminada pela avifauna. Pode ser utilizada como planta ornamenta, apesar do desenvolvimento lento. Um quilo de sementes pode conter até 4 mil unidades.
Entre os muitos exemplares da família das Mirtáceas brasileiras, o guabiju é árvore rara num país de extensão continental. Ocorre, basicamente, na região sul do país, desde São Paulo até o Rio Grande do Sul, onde é nativa. Pode ser encontrada, na verdade, em toda a área coberta pelos altos do Rio Uruguai, atravessando o norte do Uruguai e alcançando a Argentina, o Paraguai e a Bolívia.
Árvore delicada e de aparência rígida, uma das principais características do guabiju são suas folhas: pequenas, duras, de coloração verde profunda, as folhinhas do guabiju terminam por finos, curtos e pontiagudos espinhos, parecidos com pequenas pontas de agulha.
O guabiju demora a frutificar, o que ocorre pela primeira vez apenas 10 anos após o plantio. Quando novo, tem frutificação bastante farta, embora esta se manifeste apenas de 2 em 2 anos, aproximadamente.
Segundo Maria do Carmo C. Sanchotene, a palavra guabiju originou-se da língua indígena guarani, em expressões que querem dizer "fruta que se come" ou "fruta de casca rija". De fato, seus frutos, escuros e de polpa consistente, de acordo com Eurico Teixeira, constituem-se de "uma massa açucarada, aromática, agradável de gosto, embora adstringente".
Os frutos saborosos do guabiju são apreciados tanto pelos homens como pelas aves silvestres e pela fauna em geral, sendo ótimo chamariz para os pequenos animais. Por esse motivo, o guabiju é, algumas vezes, encontrado em cultivo em pomares domésticos.
Apesar de todas as qualidades que o caracterizam tais como: sua grande longevidade, o sabor de seus frutos, a delicadeza, o porte e a beleza da árvore - o guabiju não é cultivado com freqüência, nem mesmo em suas áreas de ocorrência natural. No entanto, em virtude de suas raízes não serem agressivas e de seu crescimento ser muito lento, o guabiju é árvore bastante indicada em projetos de tratamento urbanístico na arborização de ruas, pragas e parques.
Dados recolhidos do site: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/especiais/frutasnobrasil/guabiju.html
Até mais,
Orlando (Lando)[url][/url] |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qui Fev 03, 2005 10:14 am Assunto: |
|
|
Sergivaldo,
Aqui estão mais algumas fotos da guabigu-guaçu para você comparar com o gigante desconhecido:
Até,
Orlando (Lando) |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 03, 2005 10:34 pm Assunto: |
|
|
Mago, Lando...
Fico realmente muito agradecido pelo interesse e empenho em desvendar esse mistério, que é a identificação dessa espécie.
É possível que seja uma Myrcianthes pungens (Berg) Legr pois, de fato, existem muitas semelhanças.
Pelo que pude observar no livro do Harry Lorenzi e nas informações de vocês, há pelo menos dois detalhes no guabiju que não coincidem com os da minha planta: a coloração do fruto e o "espinho" no ápice das folhas.
Estive também fazendo algumas pesquisas pela internet e encontrei algumas espécies com as folhas muito parecidas, especialmente as do gênero Aulomyrcia.
Sei que é muito difícil identificar uma espécie através de fotografia, principalmente quando se trata de uma mytácea, cujo gênero abrange muitas espécies com características muito parecidas.
Até que se prove o contrário, considerarei as informações de vocês como verdadeiras: GUABIJU.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|