|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Viana
|
Enviada: Ter Fev 01, 2005 7:05 pm Assunto: Jaboticabeira |
|
|
Olá para todos! Comprei em dezembro uma jaboticabeira sabará com aproximadamente 2,10 metros de altura. Fiz uma poda diminuindo sua altura para 1,40 metros. Esperei aparecerem novas brotações e tornei a podá-la deixado-a com aproximadamente 40 centimetros, alguns ramos e ainda no recipinte em que veio. Pergunto: Devo esperar até a época da dormência(julho) para realizar a poda das raizes? Posso aguardar um pouco por novas brotações e recuperação da planta e efetuar esta poda antes de julho? Como devo proceder?
Obrigado
Um abraço à todos.
Paulo |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 6:49 am Assunto: |
|
|
Olá Paulo, como vai?
Dizem que a Jaboticabeira é uma érvore muito resistente...
Vamos esperar que algum colega com experi~encia na espécie nos ajude aqui...
Acho que o Mago tem algumas, se não me engano...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
whiteknight
|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 8:17 am Assunto: |
|
|
É.... e jaboticabeira, onde será que acho sementes??
Acho que já devo tá enchendo o saco...mas é que realmente, eu não tenho idéia de onde achar...
Outra coisa, só por curiosidade: alguém aqui cultiva plantas carnívoras e/ou orquídeas??
[ ]'s _________________ ajudem esse forum a crescer: www.artebonsai.net |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 9:25 am Assunto: |
|
|
Olá whiteknight, de jaboticaba não é difícil... localize uma árvore na sua cidade e peça ao dono da casa algumas frutinhas...
Se no mês que vem eu for em Petrópolis RJ, tentarei trazer algumas e enviar para você... não sei ainda se vou.
Entretanto te aconselho à paralelamente comprar umas 3 ou 4 mudas em estado bruto... maids ou menos R$5,00 cada... pois essa espécie demora um bocado para desenvolver.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 11:07 am Assunto: Re: Jaboticabeira |
|
|
Paulo, já fiz podas drásticas de raiz no mês de Janeiro em árvore de 1,20 mt, sem eliminar nenhuma folha e a planta se recuperou muito bem. Sorte! Com certeza diria que você pode e deve esperar o período de Inverno para trabalhar com bastante segurança. Parece que sua árvore tem porte e não seria interessante perdê-la. É possível mostrar uma foto?
Paulo Viana escreveu: | Olá para todos! Comprei em dezembro uma jaboticabeira sabará com aproximadamente 2,10 metros de altura. Fiz uma poda diminuindo sua altura para 1,40 metros. Esperei aparecerem novas brotações e tornei a podá-la deixado-a com aproximadamente 40 centimetros, alguns ramos e ainda no recipinte em que veio. Pergunto: Devo esperar até a época da dormência(julho) para realizar a poda das raizes? Posso aguardar um pouco por novas brotações e recuperação da planta e efetuar esta poda antes de julho? Como devo proceder?
Obrigado
Um abraço à todos.
Paulo |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
whiteknight
|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 1:31 pm Assunto: |
|
|
Felipe, valeu pela resposta...vou ver se acho umas por aqui. _________________ ajudem esse forum a crescer: www.artebonsai.net |
|
|
 |
José Ramiro dos Santos Fi
|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 3:54 pm Assunto: |
|
|
Uma boa tarde para todos,
Adquiri também uma jaboticabeira com 1.45 m. aproximadam., como pretendo podá-la, pergunto: Paulo Viana, a brotação de folhas da sua está intença e saudável? um detalhe: como da base da minha planta bifurca um galho bastante desenvolvido, pergunto a você e aos demais colegas se é possível praticar a alporquia (enraizamento) nesse galho para um posterior transplante?
Whiteknight, na safra do fruto da jaboticaba, (me parece que é em outubro/novembro) por aqui tem demais, se fosse nesse período te mandaria mas o que adquiri no mês passado (janeiro) foi frutos da
MAÇARANDUBA, plantei duas sementes e guardei as demais (umas 100 unidades) para quem tiver interesse.
Um abraço
Ramiro. |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Fev 02, 2005 5:28 pm Assunto: Sementes |
|
|
José Ramiro, ainda não verifiquei mas você poderia dispor desta informação no Fórum "BANCO DE SEMENTES"
José Ramiro dos Santos Fi escreveu: | Uma boa tarde para todos,
Adquiri também uma jaboticabeira com 1.45 m. aproximadam., como pretendo podá-la, pergunto: Paulo Viana, a brotação de folhas da sua está intença e saudável? um detalhe: como da base da minha planta bifurca um galho bastante desenvolvido, pergunto a você e aos demais colegas se é possível praticar a alporquia (enraizamento) nesse galho para um posterior transplante?
Whiteknight, na safra do fruto da jaboticaba, (me parece que é em outubro/novembro) por aqui tem demais, se fosse nesse período te mandaria mas o que adquiri no mês passado (janeiro) foi frutos da
MAÇARANDUBA, plantei duas sementes e guardei as demais (umas 100 unidades) para quem tiver interesse.
Um abraço
Ramiro. |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|