Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 13, 2004 8:00 pm Assunto: Abelha Arapuá |
|
|
Olá Pessoal,
Há três meses mudei de residÊncia e me deparei com um problema que ainda não havia tido antes: minhas plantas, especialmente as figueiras, estão sendo atacadas por Abelhas-arapuás.
Gostaria de contar com a ajuda dos amigos foristas a fim de eliminar essa praga.
Desde já, fico muito agradecido.
Sergivaldo |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 13, 2004 8:39 pm Assunto: |
|
|
Caro Sergivaldo,
A arapuá é uma abelha nativa e não possue ferrão, portanto não produz veneno, ela incomoda mas não é perigosa. O que ocorre é que devido a esse período com excesso de chuvas as abelhas não estão conseguindo ir nas árvores nativas e estão indo em suas figueiras em busca da resina das plantas, necessário para proteção/isolamento/construção do cortiço. Não use nenhum tipo de inseticida pois estará eliminando a arapuá e outros insetos úteis a polinização das plantas (em torno de 90% da polinização das árvores nativas é executadas pelas abelhas nativas, entre elas: arapuá, uruçú, jataí, moça branca, jandaíra, etc). Você pode tomar duas providências: 1. Pulverize as plantas com algum produto que tenha odor forte e desagradável (por exemplo calda de fumo) e 2.Você deve tentar localizar o cortiço delas e remover para alguma mata. Creio que a pulverização é suficiente.
Espero ter ajudado
[]s
Bergson |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Ago 14, 2004 2:23 am Assunto: |
|
|
Fala Sergivaldo, como vai?
Estamos nós aqui de novo... na madrugada.
É isso que o Bergson falou... também acho que elas são úteis...
queria algumas aqui...
Só a calda deve resolver mesmo.
Estou indo deitar.
Abração. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 14, 2004 2:33 am Assunto: |
|
|
Olá Bergson,
Muito obrigado pelas dicas. Gostei de ver!
Já havia feito uma pulverização com a calda de fumo mas as abelhas continuaram a sugar as folhas das figueiras (ficam com um aspecto horrível).
Seguindo suas orientações, vou repetir, semanalmente, a aplicação com a calda de fumo, até conseguir afugentar totalmente as ditas cujas.
Um grande abraço,
Sergivaldo |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sáb Ago 14, 2004 12:58 pm Assunto: |
|
|
Bergson, efetivamente elas são de alguma forma prejudiciais a algum tipo de planta? Tenho, como você sabe, uma caixa com jataí faz muitos anos e, a arapuá e frequentadora assídua de casa. Gostaria de saber, como o Sergivaldo, se elas podem afetar de alguma forma o desenvolvimento das árvores.
bergson escreveu: | Caro Sergivaldo,
A arapuá é uma abelha nativa e não possue ferrão, portanto não produz veneno, ela incomoda mas não é perigosa. O que ocorre é que devido a esse período com excesso de chuvas as abelhas não estão conseguindo ir nas árvores nativas e estão indo em suas figueiras em busca da resina das plantas, necessário para proteção/isolamento/construção do cortiço. Não use nenhum tipo de inseticida pois estará eliminando a arapuá e outros insetos úteis a polinização das plantas (em torno de 90% da polinização das árvores nativas é executadas pelas abelhas nativas, entre elas: arapuá, uruçú, jataí, moça branca, jandaíra, etc). Você pode tomar duas providências: 1. Pulverize as plantas com algum produto que tenha odor forte e desagradável (por exemplo calda de fumo) e 2.Você deve tentar localizar o cortiço delas e remover para alguma mata. Creio que a pulverização é suficiente.
Espero ter ajudado
[]s
Bergson |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 14, 2004 4:58 pm Assunto: |
|
|
Felipe Frango Zappala escreveu: | Fala Sergivaldo, como vai?
Estamos nós aqui de novo... na madrugada.
É isso que o Bergson falou... também acho que elas são úteis...
queria algumas aqui...
Só a calda deve resolver mesmo.
Estou indo deitar.
Abração. |
Oi Felipe,
Desculpe não havia visto sua mensagem. Acredito que tenha sido postada enquanto eu estava respondendo ao Bergson.
Bem, o que eu posso dizer é que as folhas atacadas pelas arapuás começaram a perder o brilho, ficando com pequenas manchas (pontinhos) e chegando a ressecar.
Além do musgo, as espécies que mais sofreram foram: Ficus, Calliandra e Portulacária.
Mesmo sabendo que são muito úteis na polinização, não vejo outra alternativa senão afugentá-las com a calda de fumo, proposta pelo Bergson.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 14, 2004 10:07 pm Assunto: |
|
|
Mário e Sergivaldo,
O que vem ocorrendo é um desequilíbrio no meio ambiente, onde as fontes de alimentação natural estão rareando e existe a necessidade de procurar fontes alternativas, a preferência da arapuá é pelo ficus, musgos e pinheiros que produzem uma grande quantidade de seiva. O desenvolvimento da planta só será afetada caso ocorra uma infestação sem controle das abelhas, pois ao atacar as folhas vão gradativamente degenerando a mesma (no ponto onde coletou). No caso da seiva coletada nos troncos, apenas coletam o excesso produzido pelas plantas. A calda de fumo não prejudica as abelhas apenas as afugentam.
[]s
bergson |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 14, 2004 10:14 pm Assunto: |
|
|
Mário,
Abelhas e plantas estão intimamente ligadas, uma precisa da outra. Abelha da planta como fonte de alimentação. E a planta da abelha como elemento fundamental na polinização.
Esfrie o pote.
[]s
bergson |
|
|
 |
|