| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Antonio Jorge Rodrigues
|
Enviada: Sex Mar 03, 2006 10:30 am Assunto: Algumas idéias... De aquarista para bonsaísta! |
|
|
Pessoal,
Como sou aquarista a mais de 25 anos, e tendo acompanhado de perto a evolução desse hobby, principalmente na parte de aquários plantados (que eu adoro), tenho algumas dicas que poderiam ser úteis para o nosso hobby de bonsai também, e decidi compartilhar aqui com vocês, a seguir:
1) Pedras para estilos Raiz sobre Rocha ou Plantado na Rocha:
Vcs como eu acham difícil encontrar uma pedra com a textura ou tamanho adequados para estes estilos, principalmente se moram em cidade grande? Procurem uma boa loja de aquários em suas cidades (posso dar endereços de ótimas noo Rio e em São Paulo) e vcs encontrarão uma infinidade de pedras, para todos os gostos, tamanhos e formatos, inclusive algumas boas o bastante para Suiseki! E o melhor: algumas delas já são serradas na base, tendo o a parte de baixo plana e perfeita para ser apoiada no vaso! Além disso, como são rochas especialmente selecionadas para aquariofilia (se vc for numa loja boa, claro) elas são inertes, pois não podem alterar a química da água do aquário, portanto não alterarão o solo também, e geralmente já se encontram limpas de qualquer sujeira. Amanhã coloco aqui fotos de duas pedras "perfeitas" que eu comprei, só para vcs darem uma olhada... O único probleminha é que deve custar em torno de R$ 3,00 o quilo, e não "de grátis" como uma que a gente encontra na rua...
2) Troncos de madeira arrastada para o estilo Tanuki
Da mesma forma que as pedras, vc poderá encontrar vários troncos de madeira arrastada que podem ser usados para os estilos Tanuki ou plantado sobre tronco. O interessante desses troncos é que eles são selecionados para ficarem sempre submersos e nunca apodrecerem (o que acabaria com o ecosistema de um aquário), sendo compostos de uma madeira extremamente dura e resistente ao apodrecimento. Se não me engano são de raiz de Aroeira, e justamente por causa disso têm ainda uma textura bem nodosa e retorcida, sendo ideais para esses estilos. Só aconselharia tratar com "lime sulfur" antes para ir branqueando ele, pois os mesmos têm uma coloração bem avermelhada.
3) Cascalho de várias granulometrias:
Bom, essa dica já é velha, procurar o cascalho para o solo nas lojas de aquário, mas nunca é demais falar de novo... Uma boa loja vai ter cascalhos de várias granulometrias, incluindo alguns com cores e texturas bem interessantes para colocarmos sobre o substrato do vaso ao fazermos penjings. Além disso o cascalho numa loja de aquário costuma ser bem mais barato do que em uma loja especializada de bonsai...
4) Laterita
A laterita é uma espécia de cascalho avermelhado, rico em ferro e elementos traço utilizado amplamente no solo de aquários platados (como na arte do bonsai, o solo de um aquário plantado é muito importante). Eu já utilizei um pouco desse cascalho misturado no solo de azaléias e os resultados foram surpreendentes, a floração foi muito mais intensa! Não sei se serviria para outras plantas com flor, mas em azaléias que necessitam de ferro (vide a técnica do prego no vaso) vai muito bem, distribuindo melhor os nutrientes pelo substrato do que o prego em si... Uma colherinha de chá misturada no substrato do vaso é o bastante, e as lojas de aquário vendem ele em pequenos potes.
5) Carvão
Bom, essa eu confesso que para mim é nova, foi lendo aqui nesse fórum nos últimos dias que vi que alguns foristas usam carvão em seus substratos, como profilático. Bom, o carvão é usado há muito tempo nos filtros de nossos aquários também, mas com outra finalidade: como o mesmo possui uma enorme estrutura micro-porosa, ele é utilizado nos filtros para reter gases e certos elementos químicos nocivos à saúde dos peixes, que são subprodutos do ecossistema do aquário, como fenóis, metais pesados e inclusive traços de cloro na água. O carvão usado para isso NÃO é o carvão vegetal de churrasqueiras, mas um carvão mineral que passa por um processo especial (aquecimento a altas temperaturas) e é chamado de "carvão ativado". Mais uma vez, como ele não faz mal aos peixes, tb não fará mal às plantas. Minha dica aqui é que esse carvão das lojas de aquário já está granulado (1 a 3mm), e evitaria a lambança de ficar quebrando, moendo e peneirando carvão normal para colocarmos no substrato. Nunca usei, mas fica aqui a dica...
Ufa, acho que é só por enquanto! Espero ter ajudado, e pra completar todo o texto acima, segue umas fotos de alguns aquários plantados feitas por um mestre nesse assunto: o Sr.Takashi Amano (tinha que ser japonês!)
[img]http://www.takashiamano.kit.net/aqua002/image4.htm[/img]
[img]http://www.takashiamano.kit.net/aqua000/image0.htm[/img]
[img]http://www.takashiamano.kit.net/aqua000/image15.htm[/img]
[img]http://www.takashiamano.kit.net/aqua002/image17.htm[/img]
Abraços a todos,
Antônio Jorge Rodrigues |
|
|
 |
Antonio Jorge Rodrigues
|
Enviada: Sex Mar 03, 2006 10:39 am Assunto: |
|
|
Ops, foi mal, fiz besteira com as fotos... Aí vão elas:
Abraços,
|
|
 |
Jonatã Fernandes Leite

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 73 Localização: São Gonçalo - RJ
|
Enviada: Sex Mar 03, 2006 12:32 pm Assunto: lindões |
|
|
olá
seus aquários são lindos
eu também já comprei pedriscos em loja de aquário e foi a calcita para buxinho, foi ótima, e suas dicas são 10.
como consegue as plantas submersas tão vivas, lâmpada? qual?
abç _________________ Jonatã F. Leite
colecionador e aprendiz e praticante |
|
|
 |
Antonio Jorge Rodrigues
|
Enviada: Sex Mar 03, 2006 2:31 pm Assunto: |
|
|
Hehehehe, poxa, quem me dera que esses aquários fossem meus! Como eu falei, esses são aquários do Mestre Takashi Amano, um dos "papas" de aquários plantados. Coloquei eles só para ilustrar o que pode ser feito... O meu é plantado mas perto desses é até feinho!
Bom, como aqui é um fórum de bonsais e não de aquariofilia, não vou me extender muito na resposta, Jonatã, mas para conseguir plantas viçosas como estas vc precisa de 4 coisas: substrato bem preparado com húmus de minhoca, areia fina e laterita, muita iluminação (para vc ter uma idéia o meu aquariozinho de 60cm tem 80W de iluminação fluorescente), fertilizantes especiais e injeção de gás carbônico na água para que as plantas façam melhor a fotossíntese. Para saber mais visite esse site: http://www.aquaonline.com.br, o pessoal do fórum de lá tb é bem legal...
Abraços,
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 08, 2006 8:16 pm Assunto: . |
|
|
Muito legais as dicas!
Obrigado! |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 41 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Qui Abr 06, 2006 7:50 pm Assunto: |
|
|
eu acredito que o carvão ativado vai acabar indisponibilizando alguns micronutrientes para a planta, como nosso amigo acima disse, ele retém elementos traços (os micronutrientes) e outros gases toxicos para os peixes. Não sei se estou certo, estou lançando uma duvida... que que vcs acham? _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qua Jun 14, 2006 9:36 am Assunto: |
|
|
Tudo bom Antonio tambem sou aquapaisagista, e sem querer intervir o que vc escreveu, mas como o doolombo já pos em dúvida e ele esta com razão, o "carvão ativado" não é indicado para aquas plantados pq ele retira da água micronutrientes nescessários para as plantas, a não ser em caso de emergência, aí ele é usado por pouco tempo, e acho que os bonsaistas usam o "carvão vegetal" que é totalmente diferente do outro, e esse já não é indicado para aquarios, pq ele não tem as mesmas propriedades do outro.
Aproveitando o embalo ta aqui a foto do meu Aqua:
Tenho mais de 16 especies em 70 litro de áqua.
Werlei Purgatto _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Jun 15, 2006 10:51 pm Assunto: |
|
|
Grande dica. Agora não vou deixar passar uma casa de aquários sem dar uma olhada. Valeu _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Jun 20, 2006 11:58 am Assunto: |
|
|
Muitos destes itens já foram citados nesta matéria aqui ó:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=506
 _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 27, 2006 11:58 am Assunto: |
|
|
Pessoal achei a junção perfeita entre o bonsai e o aquarismo, é um paludário para cirar anfibios, alguem sabe me dizer que arvore é esta da foto, eu sei que as Éricas adoram água e também seria uma boa opção para montar um igual, vejam:
esta foto é do site da AGA que realiza concursos de aquarios plantados
AGA 2005 _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qua Set 27, 2006 9:05 pm Assunto: |
|
|
Poo ficou mto bom esse paludário...
eu to a um bom tempo tentando fazer algo parecido p/mesclar duas paixões, o aquario(tenho dois plantados, um de 50 e outro de 60 litros,qq hora posto fotos aqui...) e tenho mais um de 30 q eu pensava em fazer algo parecido..
muito bom..
mas pooo o cara usou uma carmona ali ou eu to enganado??
ela suporta esse nivel de humidade? _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 05, 2006 9:09 am Assunto: |
|
|
Ontem encontrei um mais aproximado da perfeição desta junção de hobbyes, só que é um falso bonsai feito com uma raiz e as folhagens é Musgo de Java, o autor é o Felipe Oliveira e mora na cidade de Porto - Portugal.
 _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
Marcelo Giovanelli 2.o PASSO

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 382 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Qui Out 19, 2006 9:10 pm Assunto: |
|
|
Amigo Werley..... o aquarismo foi por muito tempo meu hobby. Infelizmente o abandonei por falta de tempo, quando me mudei para Mogi para estudar. E pude ver na foto de seu aquário que tem uma espécie que criei por muito tempo, e digo, é uma das minhas prediletas: o Lebiste. Dócil, fácil de criar e procriar, lindo com suas caudas enormes...
Parabéns pelo Tópico.
Abração, Marcelo. _________________ " Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... " |
|
|
 |

|
|
|
 |
JOICIMAR MAGGIONI 5.o PASSO

Registrado: 28/07/12 Idade: 41 Mensagens: 945 Localização: CHAPADA-RS
|