FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Torta de Mamona e Farinha de Osso
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 11:06 am    Assunto: Opiniões esclarecedoras Responder com citação

Charles, é verdade, outras opiniões poderiam eliminar as dúvidas. Realmente não acredito que possam afetar as raízes e, se estou errado, ensino errado. Isto é ruim! Aprender, entretanto, é o caminho.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 1:31 pm    Assunto: ja que o assunto é esse! Responder com citação

Gente um abraço a todos,ja que o assunto é esse gostaria de saber se alguem ja usou o ferti neem (adubo organico de semente de neem) olha o npk dele é bem baixo 4.0-3.0-1.67 tem ainda carbono1.2 enxofre 1.2 calcio0.77 e magnésio 0.75 ele é repelente de insetos e pragas(não ofende insetos benignos).
eu to pensando em comprar um saco pra testar em algumas plantas que estejam bem desenvolvidas no solo,gostaria de saber tambem se alguem ja usou mico nat (esporos de micorrizas) chegou na loja que eu compro e o vendedor disse que é ótimo! quanto aos insetos ja pensou em usar oleo de neem ,não tem cheiro não faz mal a planta nem a animais e controla a maioria das pestes Exclamation
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 2:35 pm    Assunto: Re: ja que o assunto é esse! Responder com citação

Oi Mario...

O cultivo de bonsai envolve uma gama tão grande de variáveis, que considero que, exceto em casos extremos, têrmos como certo ou errado raramente se aplicam.

Alguns exemplos....

Qual o substrato ideal?
Adubo orgânico é melhor que quimico?
Combater pragas e fungos preventivamente é certo ou errado?
Vasos sem esmalte são melhores que os esmaltados?
etc... etc...

É tudo muito relativo e algumas experiências práticas as vezes parecem conflitar com recomendações técnicas...

Assim, o fato de voce aplicar em seus bonsai (e ensinar isso) a torta de mamona e farinha de osso granuladas, sem processo de fermentação anterior e, tendo bons resultados, é prova disso.
Podemos dizer que voce está errado? Voce está mostrando na prática o contrário!!

Assim, apenas posso acreditar que, em determinadas condições, esta aplicação pode representar um risco.... em outras vai bem....

Como voce bem diz..... aprender é o caminho.... e aprender fazendo...

De novo... queria saber as opiniões dos conhecedores do assunto....

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 3:03 pm    Assunto: Opiniões Responder com citação

É isto Charles, também gostaria de uma explanação fundamentada. Vamos aguardar!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 3:45 pm    Assunto: Responder com citação

Mário,

Gostaria de dizer que não aprovo a utilização de um composto cru como farinha de ossos e farelo de mamona por vários motivos......
Um deles é que este ainda sofrerá uma transformação química das substâncias orgânicas. Um outro motivo é que esta transformação, subtende-se por fermentação, o odor é um tanto desagradável. Um outro, que para min é o principal, é que durante essa transformação química desse composto, este chegaria no estágio de decomposição que produziria a amônia em doses letais para a planta em questão. È por isso que eu falo que não é aconselhável fazer uso deste, pois dependendo da espécie de planta, ou mesmo do estado de saúde que ela se encontra, a mesma não agüentaria e morreria por causa das altas doses de amônia, entende ?
Pude observar também que mesmo em pequenas doses este oferece riscos e não satisfaz a maioria dos nutrientes que são necessários as plantas. Não existe um equilíbrio fisioquímico deste composto e não gera um equilíbrio biogeoquímico no solo do bonsai. Me surpreende ver a sua utilização por vários colegas que já fazem bonsai um bom tempo. Eu particularmente nunca gostei dos efeitos e foi por isso que desenvolvi um adubo orgânico que passa por 3 estágios de cura. Aqui em casa agora vejo que os bonsais estão bem melhores do que uns 2 anos atrás e estou me esforçando para melhora-lo ainda mais.
Tenho vários deles dando flores e frutos, com isso agora estou podendo ajudar vários colegas, oferecendo sementes, mudas e até mesmo plantas mais saudáveis para eles............fico contente com isso !

Atenciosamente,
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 4:14 pm    Assunto: Responder com citação

Cara...
Isso é bastante esquisito...

Uso sempre farinha de osso e torta de mamona e nunca aconteceu nada de anormal, elas respondem muito bem. Até mesmo outros bonsaistas que tive visitando, usam esse mesmo adubo e suas plantas continuam com bastantes frutos e flores.
Tenho que experimentar esse adubo do Ratto, deve ser muito bom por sinal.
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 4:29 pm    Assunto: Responder com citação

Antônio,

Acabei de enviar suas sementes, viu ?
Aproveito o ensejo para te passar o número para rastreamento junto as páginas dos correios:
RZ71521055BR
Enviei como carta registrada, ok ?

[]ão
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 4:34 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Ratto....

Brigadao cara... Fico te devendo... Quando precisar, só me procurar.
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Sex Fev 11, 2005 4:38 pm    Assunto: Responder com citação

Baduuuu escreveu:
Grande Ratto....

Brigadao cara... Fico te devendo... Quando precisar, só me procurar.

Te passei a numeração imcompleta.......pega ai novamente, falou ?

RZ715210557BR

Um abraço,
Mizuno

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2005 8:28 am    Assunto: Responder com citação

Só uns esclarecimentos:
a mistura de torta de mamona com osso (ou mesmo só mamona) pode ser fatal se aplicada muito próximo das raízes. Eu mesmo já "queimei" algumas plantas.
Os motivos, o Ratto já explicou acima.
Quanto a enterrar ou usar copinhos, eu ficaria com a segunda (é o que Hidaka usa e é o que se faz no Japão). Uma das razões é que fica menos em contato direto com as raízes.
Outro motivo é que enterrando, abafa o composto, propiciando a fermentação e aumentando o risco.
Baduuuu
É um risco, não quer dizer que se vc colocar mata, certo? mas coloque sempre na borda, longe do tronco.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 12, 2005 9:43 am    Assunto: Responder com citação

Ok Mizuno...

Muito obrigado pelas informaçoes... Eu sempre usei na borda do vaso mesmo, e vou continuar usando. Mas pretendo parar de usar esse adubo futuramente e irei usar esse que voce e o Ratto fazem...

Brigadao
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: