Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Liana Dolniak
Registrado: 29/09/04 Mensagens: 25 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Fev 14, 2005 10:28 pm Assunto: S.O.S |
|
|
Olá pessoal, preciso de ajuda
Há algum tempo escrevi pedindo ajuda para o meu Acer vermelho. Agradeço por todos os conselhos, mas ele continua com problemas!
Seus brotos não crescem, algumas folhas estão ficando amareladas, mas não caem e as folhas mais antigas estão ficando com alguns furinhos.
O estilo dele é Neagari e tem 9 anos. Pelo que tenho visto em revistas e na Internet, ele não está doente. Seu tronco e suas raízes estão sadias. Deixo-o a meia sombra e com o solo úmido, mas não encharcado. Ele pega sol a partir das 17h (horário de verão) até o sol se por e está numa sacada bem iluminada.
Coloquei adubo npk 10-10-10 que, pelo que li, é o mais indicado, a cada 15 dias.
Me disseram para podar todas as folhas para que possam brotar mais. Devo fazer isso?
Bem, não sei mais o que fazer!
Agradeço por toda a ajuda que puderem me dar!
Um abraço!
Liana |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Fev 15, 2005 10:13 pm Assunto: Re: S.O.S |
|
|
Liana, tive também este problema com o ácer então fiz o seguinte:
1. Peguei uma destas bases usadas embaixo do vaso (prato) para proteger o piso do pinga-pinga quando regamos a planta.
2. Coloquei areia grossa até próximo da borda.
3. No centro do prato, sobre a areia grossa, coloquei uma pedra para apoiar o vaso com o ácer. Evitando que ficasse em contato direto com a areia grossa e, eventualmente, com a água.
4. Enchi de água o prato.
Finalidade: devido ao forte calor as folhas se queimavam então para protegê-las, usei este artifício mantendo umidade pela evaporação.
Cuidado: Evite deixar que a água fique acima da areia grossa para não criar mosquitos.
Continue molhando sua planta normalmente. Uma coisa não tem a ver com a outra.
Acredito que você possa estar usando muito fertilizante.
Espero que melhore a aparência. Quem sabe alguém mais possa ajudar.
Liana Dolniak escreveu: | Olá pessoal, preciso de ajuda
Há algum tempo escrevi pedindo ajuda para o meu Acer vermelho. Agradeço por todos os conselhos, mas ele continua com problemas!
Seus brotos não crescem, algumas folhas estão ficando amareladas, mas não caem e as folhas mais antigas estão ficando com alguns furinhos.
O estilo dele é Neagari e tem 9 anos. Pelo que tenho visto em revistas e na Internet, ele não está doente. Seu tronco e suas raízes estão sadias. Deixo-o a meia sombra e com o solo úmido, mas não encharcado. Ele pega sol a partir das 17h (horário de verão) até o sol se por e está numa sacada bem iluminada.
Coloquei adubo npk 10-10-10 que, pelo que li, é o mais indicado, a cada 15 dias.
Me disseram para podar todas as folhas para que possam brotar mais. Devo fazer isso?
Bem, não sei mais o que fazer!
Agradeço por toda a ajuda que puderem me dar!
Um abraço!
Liana |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Fev 15, 2005 10:36 pm Assunto: |
|
|
Olá Liana,
Acho que o Mário tocou no ponto... sei lá, mas acho essa adubação meio exagerado, ainda mais se tratando do estado da planta.
[]'s _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Liana Dolniak
|
Enviada: Qua Fev 16, 2005 10:51 pm Assunto: S.O.S. |
|
|
Obrigada pelas dicas!
Já vou providenciar tudo!
Mas, como devo proceder com a adubação? Devo suspendê-la ou dar um tempo maior entre as aplicações? Devo trocar por outro tipo de fertilizante?
Um abraço,
Liana |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Fev 16, 2005 11:08 pm Assunto: |
|
|
Liana, se a planta está saudável, não precisa suspender... não entendi direito, em cima você diz que ela ainda está com problemas...
Como o Mário cultiva Ácer, ele ou outro colega poderá te indicar mais especificamente o tipo e quantidade de adubo.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qua Fev 16, 2005 11:15 pm Assunto: Re: S.O.S. |
|
|
Liana, você poderia usar farinha de osso e torta de mamona 50% de cada um e use 1 colher de café a cada 30 dias. Menos agressivo... melhor dizendo, menos forte.
Liana Dolniak escreveu: | Obrigada pelas dicas!
Já vou providenciar tudo!
Mas, como devo proceder com a adubação? Devo suspendê-la ou dar um tempo maior entre as aplicações? Devo trocar por outro tipo de fertilizante?
Um abraço,
Liana |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Fev 17, 2005 7:13 am Assunto: Re: S.O.S |
|
|
Oi Liana, tudo bem?
Suponho que seu acer vermelho seja o acer palmatum deshojo (aquele que tem as folhas com 5 pontas, como a palma da mão).
As variedades de palmatum são mesmo bem mais delicadas que os tridentes.
Alguns pontos de atenção com os palmatum:
- são bem suscetíveis a fungos e ácaros, podendo resultar no não desenvolvimento dos brotos e secamento das novas brotações, manchas nas folhas, etc....
- preferem meia sombra,
- não toleram ventos frequentes (atenção para planta na sacada!!),
- o substrato deve ser bem aerado,
- não gostam de muita água retida no substrato, portanto ele deve ser bem aerado, permitindo boa drenagem e apenas retenção de umidade,
- sol forte, vento e falta de umidade no ar provocam queima das pontas das folhas e manchas escuras,
Concordo com os colegas quanto a possivel excesso de adubação. Se continuar usando npk 10-10-10, sugiro a cada 45 dias. Também sou de opinião que adubo orgânico é mais suave e, se voce tiver, acho que a troca seria boa.
Para combater ou prevenir fungos e ácaros, pulverizar uma solução com enxofre e sulfato de cobre diluídos em água, com as recomendações do fabricante. De inicio, acho que 3 aplicações com intervalos de 3 dias. Depois disso, penso que uma aplicação a cada 20 ou 30 dias. Embalagens pequenas de enxofre de cobre Dimy são baratinhas, tem em qualquer loja de plantas e não são agressivas.
Se, apesar dos sistomas que voce fala, sua planta de parece sadia, a desfolha total pode ser feita até março e acho que neste momento uma aplicação da solução de cobre/enxofre na estrutura toda vai bem. Essa desfolha total pode ser feita 2 vezes/ano, tipo agosto e fevereiro.
Bem Liana, ainda te sugiro conseguir um acer tridente (buergerianum), apenas prá conhecer também sua beleza e constatar que, mesmo sendo também um acer, é bem mais resistente e de manutenção muito mais simples que o acer vermelho.
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Liana Dolniak
|
Enviada: Dom Fev 20, 2005 3:59 pm Assunto: S.O.S. |
|
|
Oi pessoal!
Agradeço mais uma vez pelas dicas!
Mas a coisa parece que está progredindo.
Ontem estava examinando meu Acer e percebi que em algumas partes dos galhos, junto aos brotos e embaixo das folhas aparece uma espécie de "penugem", não é parecida com uma teia, mas parece aqueles fiozinhos que se soltam de blusas de lã, branquinhos.
Já fiz o que o colega Mário me sugeriu (sobre colocar sobre um prato com areia úmida).
Já fiz a desfolha ontem, conforme a dica do Charles. Foi aí que percebi a "penugem", aí podei todas as folhas, mas não os brotos. Devo tirá-los também?
Amanhã vou providenciar a solução Dimy p/ aplicá-la.
Uma pergunta: Isso pode via a ser por causa das raízes expostas?
O estilo dele é Neagari, e não sei se é normal ter o tronco verde e as raízes escuras.
Já li que existem problemas quando as raízes ou o tronco ficam pretos e que isso é por causa de vírus. Estou apreensiva que seja isso.
Será que dá para salvar o meu Acer?
Bem, um abraço a todos, e obrigada,
Liana |
|
|
 |
|