Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
RafaelRodrigues
|
Enviada: Ter Fev 15, 2005 2:33 pm Assunto: Bonsaistas Pernambucanos |
|
|
Gostaria de saber onde e como vcs estão conseguindo argila espandida ou queimada para bonsai, pois estou procurando já faz algum tempo e não encontro aqui em Pernambuco. eu estou estudando alguns tipos de substrato para formular o meu. Quem puder me informar. Agradeço desde já.
Rafael Rodrigues |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 15, 2005 6:08 pm Assunto: |
|
|
Olá Rafael,
A argila expandida é normalmente encontrada em casas que vendem produtos agropecuários. É possível que a Cida, do Recanto das Flores (Av. Caxangá) tenha.
Eu, particularmente, não gostei do uso da argila expandida em bonsai. Prefiro quebrar tijolos maciços e peneirá-los para que fiquem na granuletria desejada.
Há pessoas que preferem triturar telhas ou tijolos de cerâmicas, daqueles furados, por serem mais resistentes.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 15, 2005 10:04 pm Assunto: |
|
|
Amigo Sergivaldo...
Queria saber qual tijolo voce está falando?
E esse tijolo é pra substituir os pedriscos? _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 15, 2005 10:17 pm Assunto: |
|
|
Baduuuu escreveu: | Amigo Sergivaldo...
Queria saber qual tijolo voce está falando?
E esse tijolo é pra substituir os pedriscos? |
Fala Baduuuu!!!
Os tijolos a que me referí são aqueles maciços, feitos artesanalmente. Eles são mais porosos que os fabricados em cerâmicas. Utilizo-os em substituição à akadama.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 15, 2005 10:32 pm Assunto: |
|
|
Humm...
Acho que sei qual é...
Deve ser aquele tijolo que na minha regiao é chamado de "tijolo de pó de mico".
Bom saber disso...
Brigadao Sergivaldo... Mais uma vez obrigado... _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Fev 15, 2005 10:38 pm Assunto: |
|
|
Baduuu, eu também já tive vontade de xprimentar esse, mas acho que o maior problema é conseguir triturar na granulometria certa...
Sergivaldo, acho que você até já comentou isso, mas como é mesmo que você tritura esses tijolos?? Tem alguma foto?
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Ter Fev 15, 2005 10:43 pm Assunto: |
|
|
eu trituro esses tijolos com um martelo, mas eh pra por no fundo do vaso de plantar orquideas!
mas acho q se tiver paciencia da pra triturar com um martelo. _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 15, 2005 10:43 pm Assunto: |
|
|
É...
Boa pergunta...
Porque mesmo esmagando ou essas coisas, na hora de peneirar vai sair mais pó do que tijolo granulado...
Boa observação Felipe  _________________ Antonio Badu |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Fev 15, 2005 10:53 pm Assunto: |
|
|
Baduuuu, eu lembro que existe um processo...
Salvo engano, alguiém até desnvolveu uma máquina... _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 15, 2005 11:00 pm Assunto: |
|
|
Felipe Frango Zappala escreveu: | Baduuu, eu também já tive vontade de xprimentar esse, mas acho que o maior problema é conseguir triturar na granulometria certa...
Sergivaldo, acho que você até já comentou isso, mas como é mesmo que você tritura esses tijolos?? Tem alguma foto?
Abração |
Olá Felipe,
Realmente, já comentamos sobre isto...
Por sorte tenho algumas fotos que tirei pois é minha pretensão disponibilizá-la brevemente na minha HP, aí vão:
1º) A matéria prima....
2º) As peneiras (uma malha fina e outra malha grossa), responsáveis pela granulometria....
3º) Mãos à obra...
4º) Peneirando...
5º) Produto final:
Espero que tenha ajudado.
Sergivaldo |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Fev 15, 2005 11:08 pm Assunto: |
|
|
Grande Sergivaldo...
Esse é "o cara"!!! É lógico que ajudou.
Mas acho bom lembrar o seguinte: Cada matéria prima é diferente da outra. Acredito que algumas devem reter mais umidade e água do que outras. Um teste antes para definir a proporção da mistura caíra bem...
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 15, 2005 11:10 pm Assunto: |
|
|
nossa...
Fica realmente bom...
Concerteza voce ajudou bastante Sergivaldo...
Mas alguem aqui já usou terra de cupinzeiro? _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Fev 16, 2005 2:17 pm Assunto: |
|
|
RafaelRodrigues escreveu: | Gostaria de saber onde e como vcs estão conseguindo argila espandida ou queimada para bonsai, pois estou procurando já faz algum tempo e não encontro aqui em Pernambuco. eu estou estudando alguns tipos de substrato para formular o meu. Quem puder me informar. Agradeço desde já. :Rafael Rodrigues |
Oi Rafael !!!
Como o Sergivaldo citou, vc pode encontrar a argila expandida no Recanto das Flores, sabe onde fica? Av. Caxangá (sentido Camaragibe-centro do Recife) logo depois de uma pracinha, antes do viaduto da BR101.
Também prefiro o tijolo/telha quebrado na porrada ...  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 16, 2005 2:27 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
A máquina utilizada para triturar telhas e tijolos é uma forrageira, que é originamente usada para moer grãos, cana, capim etc. É necessário retemperar as facas da máquina para aumentar a dureza, pois argila queimada é mais resistente que grãos. Quanto a granulometria, é regulada pelas peneiras que são instaladas internamente na máquina. Esse equipamento adaptado é usado pelo Charles Ferrante de barretos, e estou adaptando uma que tenho para o mesmo uso, tentei sem retemperar as facas e o resultado é pífio, ineficiente e de baixissíma produção.
Espero ter ajudado.
[]s
Bergson
Editado pela última vez por bergson em Qua Fev 16, 2005 5:54 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Fev 16, 2005 4:38 pm Assunto: |
|
|
Pois é Bergson, pensei exatamente nisso...
Realmente não aguentaria nem a primeira rodada.
[]'s _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|