Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qua Fev 16, 2005 6:39 pm Assunto: Parece pitanga... |
|
|
Amigos,
Como hoje fui visitar a mata e fiscalizar minhas futuras plantas, voltei cheio de matérias ou novidades...
Este exemplar me parece ser uma pitangueira, mas a diferença é que os frutos são pequenos como do tamanho de um feijão e possuem uma única semente. O sabor da fruta não é parecido com o da pitanga. Quem sabe seja uma subespécie... Não sei.
Vejam:
Detahes das folhas e dos ramos novinhos, bem vermelho.
Detalhe do fruto. Aquela florzinha não percence à planta! Não encontrei flor alguma, todas já haviam sido polinizadas...
Mais frutos!
E muito mais frutos...
Aguardo mais informações...
Até mais,
Orlando (Lando) |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 16, 2005 9:58 pm Assunto: |
|
|
Lando...
As folhas se parecem com as da uvaia... Pode ser uma variação, agora nao posso afirmar porque nunca vi o fruto da uvaia pessoalmente...
Acho que a pessoa mais certa pra ajudar é o Sergivaldo, porque ele conhece muitos tipos de plantas nativas do cerrado. _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qua Fev 16, 2005 10:22 pm Assunto: |
|
|
Bom, Baduuu, eu não conheço a uvaia. Quem sabe pode ser esta!?
Vou aguardar mais informações...
Até mais, e obrigado!
Orlando (Lando) |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Fev 16, 2005 11:28 pm Assunto: |
|
|
Curioso Lando,
As sementes se parecem com alguma espécie de Jasmin, não acha?
[]'s _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 17, 2005 10:39 am Assunto: |
|
|
Lando,
Pela foto não dá prá ver a coloração do caule, seria mais uma pista.
O formato e variação das cores das folhas nos levam a crer que seja realmente uma mirtácea.
Pela cor e tamanho dos frutos parece ser algum tipo de guamirim.
A uvaia ou ubaia eu conheço pessoalmente e posso afirmar que é bastante diferente dessa aí.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sáb Fev 19, 2005 1:22 pm Assunto: |
|
|
Aew galera,
Depois de um tempo ai parado de postar (problemas) to voltano. Olha ai vocês nao acham que ela tambem se parece muito com a Pitanga Ornamental citada por mim ai em pergunta passada? Parece-se muito, p´rém nao sei realmente se é. Mas tambme parece uvaia como voces disseram. Vamos aguardar mais informações.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 19, 2005 3:45 pm Assunto: |
|
|
Illex escreveu: | Aew galera,
Depois de um tempo ai parado de postar (problemas) to voltano. Olha ai vocês nao acham que ela tambem se parece muito com a Pitanga Ornamental citada por mim ai em pergunta passada? Parece-se muito, p´rém nao sei realmente se é. Mas tambme parece uvaia como voces disseram. Vamos aguardar mais informações.
Abraços:
Illex |
Olá Allex,
Continuo curioso para conhecer essa "Pitanga ornamental". Não consegui nenhum resultado nas buscas pelo Google, Yahoo ou Altavista.
Você não tem como postar algumas fotos (folhas, fruto, caule)? Aí sim, poderemos fazer uma comparação.
Gostaria também de conhecer a Uvaia que se parece com planta postada pelo Lando. Algumas fotos iriam ajudar.
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 19, 2005 4:28 pm Assunto: |
|
|
Grande Sergivaldo....
Anda sumido colega...
Mas em relação a uvaia, acho que vou pegar uma camera digital com um amigo meu essa semana ae tiro fotos da minha e coloco aqui no forum pra voces verem... _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 19, 2005 11:14 pm Assunto: |
|
|
Fala Baduuu,
Não ando sumido, não. Tenho postado pouco mas, todos os dias passo por aqui.
Pois é, vocês me deixaram curiosos em relação a esse tipo de uvaia e estou muito curioso para conhecê-la....
Um abração,
Sergivaldo |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Dom Fev 20, 2005 10:22 am Assunto: |
|
|
Boa ideia Baduuuu,
Aqui em Uberaba essa é uma espécie muito comum e o Baduuuu possue várias la. Conforme for se der até tiro tambem umas fotos da Pitanga Ornamental. Flw galera.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
RafaelRodrigues
|
Enviada: Seg Fev 28, 2005 12:53 pm Assunto: opinião |
|
|
oi!
seria bom que fosse procurado algum taxonomista para identificar esta planta pois ele já deve está identificada em algum herbário. se você morar perto de alguma universidade com cursos na área de botânica seria interessante passar lá e tirar essa dúvida falou! até mais. |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 28, 2005 3:14 pm Assunto: |
|
|
Oi, Rafael,
Nosso amigo Ratto já se prontificou a me ajudar através de um amigo taxonomista... Com certeza, a espécie se trata de uma eugênia, falta descobrir o gênero. Aqui, pela restinga, existem diversas espécies, inclusive desconhecidas!
Nesse ínterim não tive a oportunidade de voltar ao local para coletar amostras, mas em breve estarei fazendo isso.
Um abraço,
Orlando (Lando) |
|
|
 |
|