|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mitsuro
|
Enviada: Qui Fev 17, 2005 12:08 pm Assunto: Mudas |
|
|
Olá pessoal,
sou novo na arte e no fórum, mas venho estudando há alguns meses,
ontem eu (e um companheiro de trabalho) compramos umas mudas de Ficus, Jaboticabeira, pitanga, Pinheiro, Romã, tamarindo e Ypê Roxo, estão com aproximadamente 30cm de altura, com uma copa bem viçosa, mas com o tronco ainda um pouco fino, por serem muito novas, mais ou menos o dedo mindinho de diâmetro, aliás, para o pessoal daqui de Uberaba, tem um viveiro de Mudas com mais de 21000 m² que vai fechar e está vendendo tudo bem barato (Hyléa mudas)
estou pensando em colocá-las na mamadeira e deixar até o início do inverno, gostaria de saber se sugerem algo melhor.
Aguardo sugestões.
Grato
Mitsuro |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qui Fev 17, 2005 12:19 pm Assunto: |
|
|
Mitsuro,
Sua idéia é a alternativa certa, porém, até o início do inverno o tempo é pouco para o desenvolvimento das plantas. Deixe-as na mamadeira até que elas atinjam e satisfaçam o tamanho desejado por ti.
Até mais,
Orlando (Lando) |
|
|
 |
Mitsuro
|
Enviada: Qui Fev 17, 2005 1:20 pm Assunto: Mudas |
|
|
REALMENTE, AGORA É QUE ME DEI CONTA QUE O INVERNO ESTÁ AÍ....
QUAL A MELHOR ESTAÇÃO PARA TIRAR A MAMADEIRA??? |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Fev 17, 2005 2:08 pm Assunto: Re: Mudas |
|
|
Oi Mitsuro...
Se voce tiver bastante espaço, aproveita a liquidação e faça um bom estoque!
Melhor ainda se voce encontrar plantas boas prá bonsai, já mais desenvolvidas e com troncos mais grossos. ]
Assim voce aumenta as chances de ter bonsai mais estruturados e, talvez, em menor tempo.
Quanto as mudas que voce já comprou, antes de colocar na mamadeira voce deve plantar num escorredor com um bom substrato para bonsai.
Só depois das raizes começarem a sair por baixo é que voce deve colocar na mamadeira.
Imagino que se voce fizer isto agora, na primavera eles devem estar no ponto de irem para a mamadeira.
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 17, 2005 2:20 pm Assunto: |
|
|
Olha...
Mas pessoas de Uberaba aparecendo aqui no forum...
Acho que com voce agora sao 4
Mas em relação as mudas que voce comprou, acho que voce deve transplantar pra um escorredor somente o ficus e a romã e deixar as outras pra transplantar no final do inverno. É mais seguro...
Abraços _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qui Fev 17, 2005 2:25 pm Assunto: |
|
|
Olá Mitsuro, como vai?
Acho que você se referiu à colocar na Engorda (escorredor), não foi?
Porque você não faz o seguinte: Volta lá e como o Lando sugeriu, procura algumas maiores, que possam ser trabalhadas de imediato e ainda caça algumas menores que podem até ficar no vaso mesmo até seram colocadas na engorda (aproveite o preço/ocasião). Essas que você já adquiriu, no inverno passa para o escorredor, e aguenta algum tempo para as raízes saírem, como o Charles disse, aí você coloca na mamadeira.
O caminho é esse mesmo.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Mitsuro
|
Enviada: Sex Fev 18, 2005 7:08 am Assunto: Mudas |
|
|
Valeu pessoal,
assim que chegar o fim de semana eu vou fazer isso
que eu me lembro, lá deve ter mais de umas 150 espécies de plantas,
desde Hingá Açú até Ypê Roxo....
de Kincan até Ficus...
é muita coisa mesmo, como vocês disseram, vale a pena voltar lá e fazer um bom estoque....
em aproximadamente dois meses,
eu vou mudar de casa, vou para uma casa mais afastada porém com mais espaço...
assim eu pretendo reservar um espaço no quintal para o cultivo da arte....
alguém tem alguma dica de material para cobertura que segure um pouco o sol e ao mesmo tempo impedindo que aágua da chuva não caia diretamente sobre elas....???
eu pensei em colocar daquelas telas pretas....
se alguém tiver alguma sugestão...
Abraços
Mitsuro |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Fev 19, 2005 11:12 pm Assunto: |
|
|
Mitsuro,
Você pode utilizar para cobertura uma tela para sombreamento (tipo sombrite, selonit,etc) com a finalidade de diminuir a incidência solar (30%, 50%,etc), no entanto quando chove ficará pigando grandes gotas nas plantas. Para impedir que isso ocorra utilize em cima da tela um plástico transparente (filme) encontrado em casas agropecuária específico para este uso, é mais duradouro e resistente que os plásticos comuns.
dê um olhada neste site:
http://www.biosystem.agr.br/index.htm
Espero ter ajudado.
[]s
bergson |
|
|
 |
Mitsuro
|
Enviada: Dom Fev 20, 2005 2:19 pm Assunto: Mudas |
|
|
Valeu Bergson,
Vou começar a pesquisar os
preços pra quando eu me
mudar já ter tudo planejado......
Abraços...
Mitsuro |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|