|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Analucia
Registrado: 16/02/05 Mensagens: 8 Localização: Sta Barbara Dóeste-SP
|
Enviada: Ter Fev 22, 2005 2:17 pm Assunto: Tenho uma muda. E agora?? |
|
|
Oi, pessoal!!
Fiquei procurando coisas no site e achei como começar com um bonsai. Então, to seguindo os passos...
Consegui uma muda de cafezinho, ou mais conhecida como Dama da noite. Escolhi essa arvore pq é pequena (a muda deve ter no maximo 40 cm), dá flores bem cheirosas e tem folhas pequenas, além de que, a muda que peguei tem dois troncos e a terra em que ela está tem um pouco de musgo. Agora, eu não sei se sigo as regras de ter paciencia e espero um pouco ou ja tiro do saco plastico e coloco num vaso... ou se deixo no saco plastico e corto as folhas.... bom, to confusa e não sei pra que lado ir !! Por favor, me orientem!!!!
desde ja agradeço muito!!
bjos a todos!  |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Ter Fev 22, 2005 3:54 pm Assunto: Foto |
|
|
Ana Lúcia, você tem como mostrar uma foto da sua planta? Seria muito bom para podermos ajudá-la. Alguém tem um bonsai de dama-da-noite? _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Analucia
|
Enviada: Ter Fev 22, 2005 7:54 pm Assunto: |
|
|
Oi, Mario!!
tirei as fotos da dama da noite. Tirei na cozinha pra vc poder ter uma noção do tamanho da muda (cada azulejo tem +/- 15 cm)
A outra, tirei do 'tronco', da pra ver o musguinho q tá acompanhando a muda. Minha pergunta é: e agora Tiro ela do saco e coloco num vaso ou começo cortando os galhos pra deixa-la do tamanho de bonsai ai, são tantas as duvidas....
Mas muito obrigada pela ajuda!
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/analu_geraldes/my_photos
(num sei colocar foto na msg!!)[/img] |
|
|
 |
Analucia
|
Enviada: Ter Fev 22, 2005 8:28 pm Assunto: Fotos!!! |
|
|
me ajudaram e agora aprendi a colocar imagem na msg!
[img]http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/analu_geraldes/detail?.dir=85a9&.dnm=e14a.jpg&.src=ph [/img]
[img]http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/analu_geraldes/detail?.dir=85a9&.dnm=ab2a.jpg&.src=ph[/img]
Editado pela última vez por Analucia em Qua Fev 23, 2005 7:42 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Fev 23, 2005 12:01 am Assunto: |
|
|
OLá Ana Lucia, como vai?
É assim mesmo, só que observe bem, os códigos são:
[img] para abrir e [/img] para fechar...
ou seja, sua foto tem que ficar entre elas... a primeira sem a barra e a última com a barra...
O botão IMG faz esse serviço sozinho.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Qua Fev 23, 2005 5:07 am Assunto: cafezinho |
|
|
proibido o têrmoúcia,
Ao que me parece a sua muda é de Murta, que realmente dá frutinhos vermelhos semelhantes ao café, diferente da dama-da-noite que tem folhas longas e pontiagudas, semelhante ao jasmim e camélia.
Qanto às dúvidas. sugiro q. vc retire-a do saco plástico e passe, ou para um escorredor de macarrão daqueles de plástico e dentro de uma bacia com terra e 20% de esterco de boi bem curtido, ou enterre o escorredor até próximo da borda na terra no quintal. Obs: no caso da bacia, vc tem fazer vários furos para escorrer a água. Nos dois casos a planta deve receber sol durante umas 4 horas p.dia. Outra coisa que eu faria, seria um corte uns 10 cm acima da terra, colocaria pasta cicatrizante, que pode ser pasta de dentes, no local do corte, pois evita o ressecamento do tronco. e em pouco tempo deve haver brotação, de onde vc irá trabalhar a nova copa da árvore. A planta deve ficar durante alguns anos no escorredor até que engrosse o tronco. aí vc passaria p. o vaso definitivo.
Outra opção é vc adquirir uma planta já adulta no vaso ou retirada do chão, aí vc pode reduzir a copa para até 30% do tamanho original, e em curto tempo vc. terá um lindo bonsai. As plantas mais fáceis p. começar são buxinho, azaléia, primavera, caliandra, e outras.
Essas foram as minhas opiniões. convém vc. consultar mais pessoas. Tem muitos bonsaístas muito bons neste fórum.
Abraços.
Jackson |
|
|
 |
Analucia
|
Enviada: Qua Fev 23, 2005 7:46 am Assunto: |
|
|
Pessoal,
Muito Obrigada!!
Eu vou colocar no escorredor e fazer a poda, cortanto 10 cm acima da terra...
Vou arranjar uma muda de azaleia adulta e fazer o q o Jacson falou.... Vamos ver no que dá!!
Eu peguei essa muda da foto no viveiro daki da minha cidade. Como eles dão a muda pro morador plantar na calçada... então, eles não tem ficus (q me falaram q é o melhor pra começar!!)
Valeu mesmo pelas dicas!!
Abraços!!!
 |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Fev 23, 2005 8:27 am Assunto: |
|
|
Ana Lucia, como vai?
Se vai adquirir outra muda mais desenvolvida, sugiro um buxinho ou um ficus, etc.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Mar 02, 2005 12:06 am Assunto: Re: Foto |
|
|
Mário A G Leal escreveu: | Ana Lúcia, você tem como mostrar uma foto da sua planta? Seria muito bom para podermos ajudá-la. Alguém tem um bonsai de dama-da-noite? |
Amigo Mário, tenho um bonsai de Dama da Noite SIM, as flores cheiram a noite que é uma coisa gostosíssima. Agora está sem flor, mas temos que tomar muito cuidado, as folhas crescem muito, temos que cortá-las periodicamente, quase quinzenalmente. A minha eu adquiri alguns meses atrás. Ela para mim é muito bela.
Abraços
Angela |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Mar 03, 2005 8:55 pm Assunto: Re: Foto |
|
|
Angela, quando for possível coloque uma foto. De preferência quando florida.
Angela Fernandes escreveu: | Mário A G Leal escreveu: | Ana Lúcia, você tem como mostrar uma foto da sua planta? Seria muito bom para podermos ajudá-la. Alguém tem um bonsai de dama-da-noite? |
Amigo Mário, tenho um bonsai de Dama da Noite SIM, as flores cheiram a noite que é uma coisa gostosíssima. Agora está sem flor, mas temos que tomar muito cuidado, as folhas crescem muito, temos que cortá-las periodicamente, quase quinzenalmente. A minha eu adquiri alguns meses atrás. Ela para mim é muito bela.
Abraços
Angela |
_________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|