|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 7:36 pm Assunto: Fotoperíodo |
|
|
pessoal, hoje durante a aula, veio uma idéia em minha cabeça enquanto o professor falava que as plantas caducifólias perdem as folhas no outono durante o outono por causa da redução no fotoperiodo (menos horas de luz do sol), daí pensei se diminuirmos a incidencia de luz num Ácer (colocando a planta num local escuro, ou simplesmente cobrindo com uma caixa pintada de preto por dentro) por exemplo, seá que esse não iria vir a perder suas folhas naturalmente no outono?
ele disse que essas plantas tem receptores (ou ativadores, nao me lembro direito) que ativam mecanismos que fazem com que as folhas caiam naturalmente conforme vai diminuindo a incidencia de luz, e nao como eu pensava, que é conforme vai diminuindo a temperatura!
o que vcs acham dessa idéia?
abraços _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sex Mar 04, 2005 10:36 pm Assunto: IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO |
|
|
Fernando, só o fato de têrmos o conceito correto a respeito de um acontecimento botânico é muito importante. Algumas pesquisas podrão ser feitas embasadas neste conhecimento. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 07, 2005 7:48 am Assunto: |
|
|
Mario, vou conversar com o professor de horticultura e perguntar sobre isso, tambem vou falar com o chadadd, quem sabe eles podem nos ajudar!
abra'cos _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Mar 07, 2005 7:55 pm Assunto: |
|
|
Olá...
Na minha opinião e de acordo com alguns textos que li, isso não será assim tão linear.
Segundo um artigo acerca do "Acer", mesmo dentro de casa e em escuridão total, se lhes for porporcionado calor durante o Inverno podem desfolhar mais cedo.
Em climas quentes que não permitem que eles cumpram convenientemente o seu periodo Letárgico, o que vai acontecer é que a arvore, começa a aumentar os periodos de folhagem e ocasinanará um dispendio excessivo de energia, que vai originar que este entre em stress, e a medio longo prazo vai trazer lhe irá problemas .
Outro ex: as Faias, só começam a rebentar com folhagem nova, quando estas pressentem quando não vai ocorrer mais geadas.
Cptos,
Castro |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Mar 09, 2005 11:56 am Assunto: Re: Fotoperíodo |
|
|
Oi Fernando... tudo bem?
Fiquei curioso em ter mais detalhes dessa informação dada pelo seu professor.
Aparentemente ela conflita bastante com as informações (e práticas) de conhecimento geral...
Experiências como a que voce imaginou, tipo cobrir a planta com uma caixa pintada internamente de preto, são usadas em escolas para os alunos tirarem algumas conclusões sobre o que ocorre:
- se fizer um furinho na caixa, a planta lança sua brotação de forma intensa nessa direção, buscando a luz.
- se não houver furo algum, as brotações são longas, frágeis, sem rumo e amareladas, por não fazerem nada de fotossíntese. A médio prazo elas morrem.
De uma forma absolutamente simplista, a informação que tenho sobre a coloração de inverno e a perda de folhas, seria a seguinte:
- a planta "entende" o frio como uma "ameaça",
- como medida de auto-preservação, a planta começa a reduzir o fluxo de seiva para as regiões periféricas (mais expostas ao frio), ou seja, as folhas
- ao receberem menos nutrientes, as folhas começam a mudar de cor,
- aumentando o frio, a planta começa a entrar em estado de "hibernação", praticamente não mais fluindo seiva para as folhas que, então, começam a secar e cair,
- neste perído de hibernação ela "guarda" sua "reservas energéticas" para o momento do aumento da temperatura, momento em que recomeçam as brotações.
Se ficarmos apenas com o exemplo do acer tridente aqui no Brasil, vemos que ele reage de forma muita distinta em função das temperturas das regiões, mesmo que com fotoperíodos idênticos. E é axatamente nas regiões mais frias que as colorações de outono se mostram com mais intensidade.
Como te disse, são informações leigas... nada técnicas....
Se tiver oportunidade dá mais uma "cutucada" no seu professor prá ver se estamos com informações erradas... ou incompletas...
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Mar 09, 2005 7:51 pm Assunto: |
|
|
Oi Charles
Tambem é essa a ideia que tenho, factores como temperatura/luz, mas...
Quem podia dar uma mãozinha aqui, era o Cláudio Ratto ele é Biólogo não é?...
Ficamos a aguardar que ele ou mais alguém apareça, para ajudar a clarificar este assunto.
Abraços
Castro |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 10, 2005 5:16 pm Assunto: |
|
|
eu vou perguntar mais coisas para o professor sim!
eu procurei o chaddad aqui na escola, mas nao o encontrei! eita homi dificil de acha!
amanha terei aula dinovo com o professor que me estimulou essa idéia, daí vou perguntar muitas coisas pra ele, e depois repasso aqui o que ele me responder!
|
|
 |
Mizuno

|
Enviada: Sex Mar 11, 2005 1:05 am Assunto: |
|
|
Fernando
Os mecanismos de fotoperíodo (percebidos por um pigmento chamado fitocromo) regulam muitas funções, como floração e germinação.
No caso de queda de folhas, não é só o fotoperíodo que atua, mas também a temperatura.
Quando bate um frio meio fora de hora, os acer em SP ficam todos vermelhinhos.
Em invernos sem frio (mesmo com fotoperíodos menores), eles nem perdem as folhas. _________________ []s
Eduardo Mizuno
"may the force be with you" |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 11, 2005 6:27 pm Assunto: |
|
|
hoje conversei com o professor de Recursos florestais, e ele me disse que viu um trabalho que tratava do fotoperíodo em relação a queda das folhas, e que nesse trabalho (ele nao lembra qual espécie foi usada) só me disse que foram realizados tratamentos digerentes em relação a incidencia de luz, e a temperatura foi igual em todos os tratamentos. bom resumindo, ele disse que o que tem a ver com a queda das folhas é o fotoperíodo. Só que nas regioes temperadas, conforme vai diminuindo a duração dos dias, também vai diminuindo a temperatura.
Bom, quando eu tiver um acer, vou tentar fazer essa experiencia de diminuir a incidencia de luz na planta, conforme for chegando perto do inverno.
MIZUNO, uma coisa nada a ver com o tópico, eu adorei os vasos para mame, que eu comprei de vcs!
qualquer novidade eu posto aqui!
|
|
 |
Mizuno

|
Enviada: Dom Mar 13, 2005 12:58 pm Assunto: |
|
|
Legal que vc gostou, Fernando.
Faltou dizer lá em cima que essa relação fotoperíodo e temperatura dependem (lógico) da espécie. _________________ []s
Eduardo Mizuno
"may the force be with you" |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|