|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 6:48 am Assunto: Viveiro - Oficina Bonsai |
|
|
A carência de plantas para bonsai no Nordeste é muito grande, e em especial em minha cidade Maceió. Devido a essa dificuldade é que resolvi iniciar o plantio delas, no entanto os obstáculos são muitos (despesas contínuas, substrato ideal a cada planta, desenvolvimento, etc), apesar de tudo isso acredito que após 08 anos começo a ter um pequeno resultado.Resolvi postar essas fotos de meu viveiro, para que possamos provar a nós mesmos que somos capazes de fazer uma arte bonsai, fico feliz em poder dividir com todos esse pequeno início.
Agradeço a ajuda de todos.
[]s
Bergson
Foto 01 - Vista geral das Bancadas
Foto 02 - Sementeiras
Foto 03 - Produção de jaboticabas
Foto 04 - Jaboticaba com 03 anos
Foto 05 - Produção de serrissa
Foto 06 - Serrissa com 1 ano e sete meses
Foto 07 - Produção de junipero procumbens nana
Foto 08 - Planta com 02 anos e 07 meses

Editado pela última vez por bergson em Qui Maio 12, 2011 8:20 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 10:56 am Assunto: |
|
|
Grande Bergson!!!!!
Meu amigo,... é simplesmente fantástico esse seu viveiro. PARABÉNS!!!!!
Tenho absoluta certeza que, em poucos anos, não haverá mais carência de matéria prima para bonsai.
Gostei muito da forma como você dispõe suas prateleiras. Me serviu de inspiração.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 11:15 am Assunto: |
|
|
Caro Sergivaldo,
Agradeço o elogio. Minha intenção é estimular aos bonsaístas a produzirem também, só baixando o custo é que poderemos difundir com mais facilidade nossa arte.
É difícil mostrar o que estamos fazendo,talvez seja pelo receio da crítica. Mas temos a obrigação de ajudar a quem principia e a reduzir nossas deficiências.
[]s
Bergson |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 1:14 pm Assunto: |
|
|
Parabéns Bergson!
Isso acaba um pouco com aquela regionalização de determinadas plantas e auxilia propagação... Excelente iniciativa.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Baduuuu 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 1:14 pm Assunto: |
|
|
O que é isso Bergson...
É bem humilde esse viveiro heim...
Tem quantas mudas aproximadamente ae?
Meus Parabens amigo, quem dera eu tivesse a metade disso!
Abraços _________________ Antonio Badu |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 3:40 pm Assunto: |
|
|
Felipe,
Na realidade venho tentando produzir na intenção de manter minha paixão pela arte bonsai.
[]s
bergson |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 3:45 pm Assunto: |
|
|
Antonio,
A simplicidade em produzir é minha linha de trabalho, é preciso muitas plantas para resultar em poucas boas, algumas médias e muitas fracas.
Devo ter aproximadamente 400 plantas em vasos e 1000 nas sementeiras.
[]s
Bergson |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 6:06 pm Assunto: |
|
|
Oi Bergson,
Parabens, tem um espaço quase tão grande como o meu...hé,hé
Fora de brincadeiras, uma maravilha.
Para além do problema dos obstaculos a ultrapassar, manter isso tudo tambem deve ser uma obra danada, mas pelos vistos bem conseguido.
Continuação desse excelente trabalho, que é sem duvida um bom exemplo...e agora tambem deu para entender a necessidade de se criar os próprios vasos .
[ ]s
Castro |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 51 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 7:04 pm Assunto: |
|
|
Grande Bergson !!!
Parabéns pelo viveiro... lindo !!! Desejo que vc semple possa dibrar todos os obstáculos que apareçam, e que cada vez cresça mais ainda. Um espaço como esse aqui no nordeste é de grande importäncia no crescimento de nossa arte ! Espero um dia poder fazer uma vizitinha ao amigo e me ''perder'' no meio dessas plantas
um abraço a todos!!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 05, 2005 7:16 pm Assunto: |
|
|
Meus parabens Bergson, seu viveiro esta maravilhoso mesmo e certamente é um grande incentivo para iniciantes assim como eu, mais uma vez meus parabens !!! |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 06, 2005 5:51 am Assunto: |
|
|
Agradeço sinceramente o incentivo de todos, posso notar que apesar das deficiências que devem ser superadas devo continuar seguindo este caminho.
Não sabem vocês a alegria que tenho ao ver algumas plantas se desenvolvendo, só devo ficar com as espécies que progridem e se adaptam ao nosso clima satisfatoriamente.
Além dessas das fotos tenho testado: o ficus nerifolia, buxinho harlandi (é assim que se escreve?), shimpako(u), era(ficus pumila), ptecolobium, bananeiras, palmeiras, e os ficus benjamina e boni. Além de algumas espécies nativas. Amplio os tipos das plantas para analisar as que são mais viáveis. É um processo lento porém bastante prazeiroso.
Alexandre a porta está sempre aberta para visita dos amigos, basta avisar que estarei esperando. O convite é extensivo.
Um abraço sincero em todos.
Por favor enviem suas críticas e sugestões;
Bergson |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Mar 06, 2005 10:18 pm Assunto: |
|
|
bergson escreveu: | Antonio,
A simplicidade em produzir é minha linha de trabalho, é preciso muitas plantas para resultar em poucas boas, algumas médias e muitas fracas.
Devo ter aproximadamente 400 plantas em vasos e 1000 nas sementeiras.
[]s
Bergson |
Pôxa, Bergson... 1000 nas sementeiras!????
linhas...... x ..... colunas..... = 100000000000
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 07, 2005 6:15 am Assunto: |
|
|
Caro Amigo Sergivaldo,
Você sabe que para podermos ter algumas poucas plantas de boa qualidade é necessario plantar muito, pois embora possamos dar o mesmo tratamento a todas, somente 5% a 10% (sendo otimista) resultará em plantas adequadas.
O caminho é longo, pois dependemos do tempo, e esse temos sem nos custar nada. Além do mais sempre lembro das regras sobre bonsai que me foi ensinado pelo Mário Alberto, 1ª Paciência, 2ªPaciência e 3ª quando faltar paciência voltar para a 1ª.
[]s
Bergson
ps.: Estou ansioso para ir a Fortaleza!!! |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Seg Mar 07, 2005 6:38 am Assunto: |
|
|
Bergson,
Belo trabalho, seu viveiro está ótimo, parabéns pela sua dedicação.
Observei que seus vasos são de cimento, assim como alguns que fiz, no meu caso usei formas de madeira. Eu utilizei impermeabilizante pelo lado externo, para não haver evaporação através do cimento, e só utilizei depois de uma semana p. não correr o risco de afetar as plantas. Até hoje nunca atrapalhou o desenvolvimento delas. Vc. já pensou nisso?
[]s
Jackson |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 07, 2005 6:54 am Assunto: |
|
|
jackson,
Quando tiro o vaso da forma deixo imerso na água por 72 horas pelo menos, ocorre então uma pequena vitificação do cimento. Mesmo ocorrendo evaporação não me trás problemas pois devido ao calor constante que tenho aqui, as plantas são molhadas 3 a 4 vezes por dia.
Nunca tive problemas com eles. As plantas tem um desenvolvimento bom.
[]s
Bergson |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|