Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
vetbonsai 1.o PASSO

Registrado: 16/07/06 Idade: 49 Mensagens: 152 Localização: Pirassununga - SP
|
Enviada: Ter Nov 21, 2006 4:36 pm Assunto: Primo pobre do Alicate Bola |
|
|
Fala Pessoal
"Corri" bem o fórum e não cheguei à conclusão do que poderia substituir (em parte) o alicate bola. Sei da sua vantagem e varsatilidade mas o preço dele não tá fácil... Tá de 140 - 180 reais...
Bom, conversei com o Darkaso e ele me mandou um desenho de como "idealizou" um alicate bola através de uma Turquesa. Na verdade, a idéia é comprar uma turquesa simples (esquerda) e pedir para um serralheiro ou chaveiro mudar o "dente" dela (direita). Segue o desenho (autoria do Darkaso)
Fui comprar uma turquesa hoje e achei uma que é igual à turquesa modificada. É a TURQUESA DE AZULEJISTA! Vai aí a foto!
Já testei. Moçada, de modo algum o trabalho fica igual ao bola. Mas ajuda bastante e custou a bagatela de 13 reais!!!! Menos de 1/10 do preço... É uma alternativa de ferramenta
Abração a todos e até!
Adriano _________________ www.anestesia.vet.br
Seu site de conhecimento em Anestesiologia Veterinária |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Nov 22, 2006 9:33 am Assunto: |
|
|
Valeu Adriano!
Sou um fã do "faça você mesmo". Em tudo.
Gosto quando estas coisas são colocadas pois a grande maioria não pode pagar uma fortuna por uma ferramenta. Como trabalho em vendas de produtos, me acostumei a ver em cada coisa se ela tem o preço justo. Assim, eu me nego a pagar uma fortuna por algo que sabidamente tem um custo de produção muitas vezes (até dezenas) inferior ao preço cobrado. Estes alicates próprios para bonsai seriam vendidos em quantidade razoável nos dias de hoje em que a arte está em expansão, se tivessem um preço justo. Então deixa assim. Eles vendem pelo preço que querem e a gente não compra porque não quer. E vamos encontrando alternativas. Ao invés de vender centenas de peças, eles vendem meia dúzia.
Abraços
Elio Luís Secchi |
|
|
 |
Jonatã Fernandes Leite

Registrado: 03/11/05 Mensagens: 73 Localização: São Gonçalo - RJ
|
Enviada: Qua Nov 22, 2006 11:03 am Assunto: oi |
|
|
olá
já fiz um ano passado as pressas e deu um pouco certo(pela pressa né).
existe pequenos rebolos(pedra de esmeril) esféricos, os de boa qualidade aguentam bem, eu simplesmente desbastei a parte de dentro dessa mesma Turquesa que ficou esférica e com bom corte, para finalizar foi só arredondar a parte de fora nos dois eixos(x e y). usei furadeira presa na mesa.
tem que se ter o cuidado de desbastar uniforme dos dois lados para ficarem paralelos os "dentes", em perfeito 'prumo'. depois é só afiar com uma pedra de grão fino.
ela fica assim esférica por dentro e por fora. só que a minha pressa (inimiga da perfeição) não a deixou muito aprumada, também foi só um teste, com peças de R$ 1,99. mas gostei do resultado. o corte só "morde" um pouco.
eu pensava que era louco de fazer isso, ainda bem que não!
valeu e até logo! _________________ Jonatã F. Leite
colecionador e aprendiz e praticante |
|
|
 |
Marcelo_Andrade
|
Enviada: Qua Nov 22, 2006 1:23 pm Assunto: |
|
|
Boa iniciativa Adriano...espero que tenha otimos resultados, como o Elio disse, eu tambem sou fã do "faça voce mesmo"...voce podia tirar umas fotos pra termos uma ideia de como ficou o trabalho...
Abraços... |
|
|
 |
Marcelo_Andrade
|
Enviada: Qua Nov 22, 2006 1:24 pm Assunto: |
|
|
Boa iniciativa Adriano...espero que tenha otimos resultados, como o Elio disse, eu tambem sou fã do "faça voce mesmo"...voce podia tirar mais fotos pra termos uma ideia de como ficou o trabalho...
Abraços... |
|
|
 |
vetbonsai 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 22, 2006 1:30 pm Assunto: |
|
|
Fala Pessoal
Esse turquês de azulejista tem uns 20cm. Ele corta bem galhos de 2,5-3cm de diâmetro. Não dá pra fazer muuuuita coisa mas já ajuda.
Jonatã, vc poderia mandar as fotos dessa sua ferramenta!!! Seria mais um modelo para tirarmos de molde!
Abração e até!
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Nov 22, 2006 8:50 pm Assunto: |
|
|
Adriano,
realmente este alicate tem uma vantagem de dar menos trabalho e com certeza o corte deve ficar muito bom também, já que este alicate deve ser de um material bem forte. Deve durar muito mais tempo.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marquitus 2.o PASSO

Registrado: 10/04/06 Mensagens: 257 Localização: Bento Gonçalves - RS
|
Enviada: Qui Nov 23, 2006 3:03 pm Assunto: |
|
|
Olá, para quem tiver interessado eu encontrei a torques para azulejo no site da tramontina, o legal é que tem pesquisa em que loja na sua cidade tem para comprar, eu vi nas Lojas Herval está custando R$ 8,70. Deve ter de outras marcas com o preço inferior, eu vou comprar e ver se dá certo.
Um abraço!
Marcos
 |
|
|
 |
vetbonsai 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 23, 2006 3:15 pm Assunto: |
|
|
Fala Marcos
O meu é esse. O duro é que é pequeno... E eu paguei 13 conto
Abração e até
|
|
 |
Marquitus 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 23, 2006 4:08 pm Assunto: |
|
|
Adriano Carregaro escreveu: | Fala Marcos
O meu é esse. O duro é que é pequeno... E eu paguei 13 conto
Abração e até
Adriano |
Funciona legal?
 |
|
|
 |
vetbonsai 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 23, 2006 7:49 pm Assunto: |
|
|
Fala Marcos
Cara, igual o bola não dá... Mas faz um serviço legal. Mas aconselho vc comprar uma grande pois alguns galhos tenho um pouco de dificultade em cortar. Talvez, associando o primeiro conte com um turquês maior ou uma tesoura de poda... Aí termina com ele...
Como o Darkaso falou, a original é ótima, mas, compartilho com a opinião do Elio, é muito caro pra valer tanto assim. Se vc entrar em sites americanos ou europeus verá que cada alicate custa, no máximo, 80 reais.... Ou seja, a importação sai o dobro...
Abraço e até!
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Nov 23, 2006 7:59 pm Assunto: |
|
|
Adriano e Marquitus,
achei o corte até bom. Ele não fica mais como antes, para fora do galho, apontando como um espinho, o que atrapalha a cicatrização, ou dá um trabalho danado para corrigir. Agora fica reto. Vou procurar desse alicate para ver se daria mais certo.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marquitus 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 28, 2006 3:14 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, gostei do da Torques, comprei duas, deixei uma original para ariscar no jin também, hehehehe!
Mais adiante vou tentar com um torques maior, aquelas de carpinteiro.
Muito obrigado pela dica.
 |
|
|
 |
vetbonsai 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 28, 2006 8:16 pm Assunto: |
|
|
Fala Marquitus
Vc fez a turques do Darkaso? Foi com a grande? Trabalhei com a de azulejista e é boa, mas é pequena... Não achei pra comprar da grande.
Abração
|
|
 |
Marquitus 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 30, 2006 7:06 am Assunto: |
|
|
Adriano Carregaro escreveu: | Fala Marquitus
Vc fez a turques do Darkaso? Foi com a grande? Trabalhei com a de azulejista e é boa, mas é pequena... Não achei pra comprar da grande.
Abração
Adriano |
Comprei aquela pequena, alias comprei duas, uma vou deixar normal como comprei para fazer jim, a outra vai ser bolinha, hehehehe!
Mais adiante vou comprar a maior, aquelas torques comuns de carpinteiro, não são arredondadas igual a pequena mas nada que um esmeril não resolva.
Um abraço!
Marcos |
|
|
 |
|