|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
valentini
|
Enviada: Qua Dez 13, 2006 4:41 pm Assunto: Adubação |
|
|
A pedido do Luciano, vamos colocar na mesa a adubação de plantas envasadas.
Organica: a vantagem é que vc pode errar um pouco na dose, que não tem tanto problema assim, sugiro que se coloque uma determinada quantia dependendo do tamanho do vaso, depois no mes seguinte coloca em outra parte do vaso, e vai rodeando o vaso, o organico quando de decompõe e desce, a parte que encontrar a raiz, a planta vai se alimentar ali, o que não encontrar a raiz vai para o buraco do vaso, já era. Taí a desvantagem, pois não sabemos a quantidade que a planta come. Na Natureza o processo se chama lixiviação, vai para o sub solo, já era.
Inorganica, a desvantagem é : não erre na quantidade(se errar vai queimar na certa), siga o que está escrito na embalagem siga a instrução do fabricante e se for o caso diminua um pouco na quantidade. A vantagem é que vc tem certeza de que a quantidade que vc está aplicando está indo para a planta e então ela vai se alimentar, se for adubo foliar, lembrar sempre que se tem que aplicar também na parte inferior das folhas, pois é lá que se concentram a maior parte dos estômatos.
Vale lembrar que devemos adubar sempre após a rega normal e ao entardecer.
Toda experi~encia é válida, e afirmo que todos nós temos muito a aprender e a apreender.
Abraço a todos,
Valentini |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Dez 13, 2006 6:39 pm Assunto: adubacao |
|
|
VALEU!!!! Sei que voce viaja pra caramba! Mas nao custa nada dividir um pouco do teu saber conosco! BRIGADU!!!ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Dez 13, 2006 7:33 pm Assunto: |
|
|
Valentini,
boas dicas. Elas podem nortear bem os colegas. Como o Ebreo colocou anteriormente você tem uma fórmula para orgânico. Se puder poderia nos dar uma dica ou esse é um segredo do seu sucesso?
Valeu e T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
marçal lemos pereira Visitante
|
Enviada: Qua Dez 13, 2006 7:35 pm Assunto: ola! |
|
|
Meus caros legal este tópico viu!! (principalmente pra quem ta começando a engatinhar)
Mas vem cá num entendi o seguinte ; voce pode adubar a terra tipo todo mês ( quando for orgânico) , e durante este mesmo mês também usar adubo foliar na planta???? Num é muito adubo????
E quando fôr osmocote , pode também usar junto adubo foliar?
abração
marçal lemos  |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Dez 13, 2006 7:48 pm Assunto: |
|
|
Marçal,
pode ser usado o foliar sim. A absorção é menor e menos danosa, então não tras problemas.
O osmocote permite a utilização de outros adubos sem problema. A liberação do osmocote é independente da quantidade de água ou de outros adubos que sejam usados. Até mesmo inorgânicos. Mas eu não usaria muito adubo junto com o osmocote, não precisa.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Dez 13, 2006 8:02 pm Assunto: |
|
|
Oi Valentini !!!!!!
Tá começando "a mandar ver".....
É isso aí temos sêde de conhecimentos.....tudo escrito já está no meu caderninho.
Nos ajude...
EBREO - meu afilhado - vai no "SOU PRINCIPIANTE" , minha cica tá lá querendo opiniões.
Inté cheia de agradecimentos
Angela Fernandes |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qui Dez 14, 2006 7:17 am Assunto: Adubacao |
|
|
MADRINHA,atraves do poder da IRRITACAO, trouxemos esta figura ao FORUM! Agora a coisa vai ficar boa! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 14, 2006 8:01 am Assunto: bonsai |
|
|
Dark, na verdade, misturar adubo organico com osmocote pode causar a queima citada pelo Valentini. Então, é melhor alternar, usando um em cada epoca, para evitar riscos. Lembrando que o osmocote é de liberação lenta, podendo ficar ativo por até seis meses, se não me engano.
O adubo líquido é ideal para floriferas e frutiferas, enquanto não emitirem flores e frutos, quando então suspendemos a adubação.
Eu sigo recomendação do mestre Hidaka: usar adubo liquido em plantas novas (mudas ou germinadas), e depois o adubo organico, para crescimento e fortalecimento.
Bonsai pronto, osmocote é melhor. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
valentini
|
Enviada: Qui Dez 14, 2006 9:17 am Assunto: adubação |
|
|
Qualquer adubo é bom, desde que se adube.
Nós comemos todos os dias, ou seja com extrema regularidade.
Na natureza, todos os dias caem folhas velhas, pássaros fazem cocô, animais e aves morrem, uns comem os outros, de tudo isso sobram restos organicos, que se decompõem, se transformam e incorporam no solo alimentando as raízes, o pó que fica na superficie, com o vento é levado até as folhas e a noite vem o rvalho e fixa isso nas folhas, isso acontece todos os dias, ou seja, todos os dias as plantas se alimentam homeopaticamente com uma regularidade incrível, mais uma vez , enfoco o seguinte, as atividades simbioticas não param, as plantas produzem amidos o tempo todo, portanto eu, adubo o ano todo direto, suspendo apenas se na minha região a temperatura cair muito, o que é raro por aqui. Sei que o assunto é polêmico, qua cada região tem sua particularidade, em Atibaia lá no Sr. Hidaka, tem as quatro estações do ano bem distintas, portanto, as plantas entram em descanso, etc.....
Tamos aí, o que importa é que temos que conversar sobre o assunto.... Se na sua região a planta está vegetando bem, adubando com osmocote, qeu considero um excelente adubo, que por ser de liberação lenta, é só imaginar uma bolinha(polímero) que libera uma formulação 14-14-14 durante seis meses ou menops, depende da quantidade de calor, isso é praticamente nada, ou seja. bem homeopatico, vale ressaltar que no osmocote não tem micronutrientes que são muito necessários. Mas daí, vem outra colocação, ah, Sr. Hidaka só usa orgânico, temos que relevar que no ar e na região dele ainda tem muito mata nativa, o ambiente não é poluído e as plantas retiram do ar muitos elementos, ressalto que na água de chuva tem quase 6% de magnésio.
Té mais
Abraço
Valentini |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 14, 2006 10:23 am Assunto: bonsai |
|
|
Valentini, obrigado pela excelente aula expositiva. Nada como uma explicação fundamentada como essa para esclarecer todas as duvidas a respeito de adubação.
Fico no aguardo da continuidade, que virá, tenho certeza.
Atualmente estou usando osmocote na formulação 15-9-12. O que voce pode dizer sobre ela?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qui Dez 14, 2006 11:01 am Assunto: ADUBACAO |
|
|
FELOMENAL!!! Tem aquela historia minha com o OSMOCOTE, (EL MATADOR), e o DINAGROW ! Sabes como ele funciona em lugares muito umidos, como aqui. DA AUSENCIA DE MINERAIS DOS DOIS PRODUTOS ,ACIMA CITADOS! Da liberacao matadora,do NITROGENIO, deles! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Dez 14, 2006 11:58 am Assunto: |
|
|
Amigos foristas !!!!!
Comodisse meu afilhado - o EBREO - FELOMENAL !!!!!
Excelente a aula do Valentini.....
Adubo minhas plantas durante todo o ano. Aki não temos frio intenso.
Agora Valentini..... o osmocote que utilizo, diz na fórmula que possui micronutrientes....
Inté cheia de abraços
Angela Fernandes |
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

Registrado: 06/03/05 Idade: 55 Mensagens: 271 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qui Dez 14, 2006 1:14 pm Assunto: |
|
|
Adoreia explanação Valentini, realmente se prestarmos bastante atençãona natureza vamos aprender muito, inclusive sobre adubação foliar(fiquei pasmo agora! ). _________________ Abraços
Alexandre
"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio) |
|
|
 |
valentini
|
Enviada: Qui Dez 14, 2006 4:43 pm Assunto: ADUBAÇÃO |
|
|
Sobre o Osmocote 15-09-12, somente agora adquiri 02 kilos, e na embalagem dele consta micronutrientes e do 14-14-14 constam apenas macronutrientes, este eu conheço e utilizo. Tudo que é adubo eu experimento, e afirmo que todos eles são bons, o importante é que a planta agradece. Vale mais para cada um de nós é a observação em nossas plantas, como elas estão se comportando, pois dentro da linguagem delas, elas estão sempre em contato conosco, enviando mensagens, cabe a nós entender a linguagem, isso é muito legal.
Luciano, a parada do Nitrogênio em excesso é só observar a distãncia da bratação dos entrenós, ou seja, após a brotação do par de folhas da Pitanga por exemplo, se a distancia entre um e outro for longa, mais de 05 mm(0,5cm) já é a acusação da planta que está SUPER nitrogenada, daí portanto, deve-se buscar o equilibrio diminuindo o adubo que estiver sendo adicionado, pois o Osmocote é muito pouquinho, considerando que é liberação muito lenta. em Teresópolis por exemplo, o comportamento da solvência do polimero do osmocote ocorre em uma velocidade "x" mas já no Rio de Janeiro com a temperatura elevada, ocorre a solência do Osmocote ocorre em velocidade "y" mais rapidamente claro, concordam ?
Té mais
Valentini |
|
|
 |
valentini
|
Enviada: Qui Dez 14, 2006 4:48 pm Assunto: adubação |
|
|
Olá Angela Fernandes,
Dentro em breve, assim que me for oportuno, irei conhecê-la pessoalmente. Te prometo que dentro de 06 meses a 12 meses te darei minha posição pessoal sobre o Osmocote 15-09-12, que entrará em testes lá em casa agora em Janeiro.
Também iniciarei agora em Janeiro testes com o pó de casca de pinus, adicionado na mistura que utilizo em plantas floriferas, pois penso que, com a decomposição da mat´´eria organica da casca o meio ficará alcalino, favorendo a floração, vamos ver no que vai dar.
Abraço
Valentini |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|