Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Enokibara
|
Enviada: Qui Mar 10, 2005 2:12 am Assunto: Fruta do Conde |
|
|
Pessoal, tenho aki algumas sementes de fruta do conde ... não sei o nome da árvore ...
Gostaria de saber como faço para elas brotarem ... tentei o básico (algodão com água, igual a gente fazia na pré-escola) e nada ... tentei deixar enterrada ... nada ... que mais posso tentar??? _________________ "A vida é dura pra quem é mole" |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qui Mar 10, 2005 4:50 am Assunto: |
|
|
Enok,
Essas sementes, possuem um período de dormência, por vezes até de anos... Tive certa vez uma experiência de germinarem após 1 ano e 3 meses... já até havia me esquecido.
Deixar de molho em água por 24 horas é uma, entre outras, das maneiras de quebra de dormência...
Eu tinha um texto sobre essa espécie de semente, mas não acho mais.
Esquece o algodão... aqui tem um exemplo, que enm é o mais apropriado, mas acho que te ajuda no momento:
http://www.rionet.com.br/~cantoverde/sementeira.htm
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Enokibara
|
Enviada: Qui Mar 10, 2005 9:35 am Assunto: |
|
|
Legal essa mini estufa ... mas o plástico não sufoca tudo? Não teria q ter uns respiros??? _________________ "A vida é dura pra quem é mole" |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qui Mar 10, 2005 4:19 pm Assunto: |
|
|
Sempre fica uma brecha... e você vai ter que abrir para molhar sempre... _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Enokibara
|
Enviada: Qui Mar 10, 2005 5:39 pm Assunto: |
|
|
Devo regar as sementes com que frequência??? Elas devem tomar sol 4 h/dia tb??? _________________ "A vida é dura pra quem é mole" |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 10, 2005 6:16 pm Assunto: |
|
|
Regar sim, encharcar não... vai depender do substrato que você vai usar.
Eu costumo deixar no sombrite.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Mar 10, 2005 7:33 pm Assunto: Fruta do Conde |
|
|
Enokibara escreveu: | Legal essa mini estufa ... mas o plástico não sufoca tudo? Não teria q ter uns respiros??? |
Prezado Enok !!!
Tenho experiência com a "estufa" que aprendi com o Mestre Sergivaldo e não deixei respiros e muito menos abri o saco plástico antes da brotação. Talvez tenha dado sorte por ser semente de Pau Mulato.
Mas experimente: molhe a terra comum, coloque as sementes, cubra com terra (pouca), borrife água, coloque o vaso dentro do saco plástico, sopre bem e feche a boca amarrando-a com aquele aramezinho de pacote de pão.
Aguarde e espero que dê sorte.
Para mim foi assim e não perdi uma semente.
Abraços
Angela  |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 10, 2005 8:21 pm Assunto: |
|
|
É, essa dica propõe um ambiente mais controlado...
O negócio é tentar e ver o que funciona melhor.
Dessa maneira a Angela e o Sergivaldo já aprovaram. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Enokibara
|
Enviada: Sex Mar 18, 2005 1:11 am Assunto: |
|
|
Tô tentando ... brigado à todos! _________________ "A vida é dura pra quem é mole" |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Sex Mar 18, 2005 6:23 am Assunto: Re: Fruta do Conde |
|
|
Enokibara escreveu: | Pessoal, tenho aki algumas sementes de fruta do conde ... não sei o nome da árvore ...
Gostaria de saber como faço para elas brotarem ... tentei o básico (algodão com água, igual a gente fazia na pré-escola) e nada ... tentei deixar enterrada ... nada ... que mais posso tentar??? |
Enoki,
Não sei se posso te ajudar, apenas vou te passar minha experiência com sementes de pinha e que deu certo.
Retirei a pele externa da semente usando um canivete bem afiado ecom cuidado para não machucar a castanha, coloquei a semente deitada sobre o solo e cobri com uns 0,5 cm de terra. Em pouco tempo a semente germinou. Não sei se com as suas sementes vai dar certo, mas vale a pena tentar.
[]s
Jackson |
|
|
 |
|