FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Quaresmeira e mais
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
tomas.nogueira

MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2005 10:16 pm    Assunto: Quaresmeira e mais Responder com citação

Olá a todos!

Gostei muito de ler os comentários e perguntas de todos. Muito esclarecedor. Estão todos, principalmente os organizadores, de parabéns.

Gostaria de saber de vcs que já tem mais tempo de janela, se alguém já tentou fazer um bonsai a patir de uma quaresmeira. A espécie aguenta? Imagino que as folhas são um tanto grandes para se conseguir um bonsai pequeno a partir de uma delas.

Aproveitando, estou com 3 mudas de jaboticabeira germinadas no ano passado, portanto devem ter cerca de 6 meses (uns 10 a 15cm, talvez). Pouco antes do início da primavera (estarão com 1 ano) pretendo passá-las para escorredores (estão em um vaso enorme, no momento, orientadas com finas estacas). Sei que para isso não devo fazer a poda de raízes, mas devo deixar até mesmo a pivotante? Não sei como ela estará até lá, mas seria o caso de já eliminá-la para que ela não atrapalhe no escorredor posteriormente?

Desde já agradeço a ajuda de vcs!

Tomás
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 12, 2005 11:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Tomas, como vai?

Olha, sobre a quaresmeira nada posso lhe dizer...
Sobre as jaboticabas, você vai ficar surpreso quando ver... essa espécie não costuma ter aquela massa de raízes como você já viu em outras... não sei o tamanho do vaso, mas se tiver um bom substrato, pode até deixar nele mesmo para elas pegarem um pouco de tamanho e uns 2 anos você passa para o escorredor... mas se for realmente mexer com elas nesse inverno, tente não mexer em nada nas raízes, se puder conservar o torrão inteiro, nelhor ainda... colocando no escorredor e com um bom substrato em qualidade e drenagem, não esqueça a rega, vai ser maior... essa espécie gosta um bocado de água... esqueceu, as folhas queimam. No escorredor, você não vai ter problema com as raízes.

Abração e bem vindo ao Fórum!

Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2005 12:11 am    Assunto: Responder com citação

E ae amigos...

Não conheço essa quaresmeira, alguem tem uma foto dela? Fiquei curioso.

Abraços
tomas.nogueira

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2005 12:13 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Felipe,

Obrigado pelas dicas. O vaso que estou usando até permitiria que elas ficassem mais tempo ali, mas o substrato não é ideal, por não ter uma boa drenagem. Assim, talvez a melhor idéia seja tranplantá-las com um pedaço seguro de terra para não tocar nas raízes e deixar que esta terra se vá com o tempo. O composto sugerido no tutorial do escorredor/mamadeira seria ideal para as jaboticabeiras?
Com relação aos hábitos sedentos dessas criaturinhas, pude perceber isso na prática (ganhei algumas folhinhas queimadas Crying or Very sad). Fiquei com medo de tê-las exposto demais ao sol, pois estão em uma sacada onde bate sol das praticamente o dia todo, mas acho que foi apenas falta d'água. Daí para frente, mudei minha estratégia de rega, passei a colocar menos água, mais vezes.
Elas já estão com uma carinha melhor. Só espero que elas não sofram muito só por serem minhas primeiras mudas. Mas estou muito feliz só de ver o pouco que cresceram nesse mês desde que se mudaram para cá. Enfim, elas me deixaram bastante animado e estou em busca de mais algumas plantas (embora meu espaço seja muito limitado). Dessa vez vou buscar algo mais desenvolvido já, um pré-bonsai de azaléia, junípero ou ficus, talvez.

Ufa! Bom, espero que alguém tenha alguma idéia para adicionar à questão da quaresmeira.

Até mais!

Tomás
tomas.nogueira

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2005 12:29 am    Assunto: Quaresmeiras Responder com citação

Caro Antonio (ou Badu?),

Mesmo se vc não tivesse dito em seu perfil que é de uberaba, eu teria certeza que não é de São Paulo! As quaresmeiras são muito numerosas por aqui.
Quer mesmo saber como é?! Por sua conta e risco, aí vai: são belíssimas. Florescem entre o meio de fevereiro e o meio para o final de março (sim, na quaresma Laughing). As flores variam de um tom rosa até um roxo mais escuro, até onde sei. Veja algumas fotos que cacei na internet.

Uma ainda pequena:

Uma já maior:

Um detalhe das flores:

Nome científico que achei: Tibouchina granulosa

Tomás
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2005 12:36 am    Assunto: Responder com citação

Oi Tomaz, beleza?

Olha só, você já começou bem com essa mudança de estratégia... sinal de que você é esperto.
Então faça isso.
Composto ideal, acho que não existe ao pé da letra... o negócio é o de sempre... substrato que retenha umidade e permita uma boa drenagem. Isso vai variar de clima para clima. O Olavo expressa bem isso naquele texto. Se as folhas queimaram da ponta para dentro, provavelmente foi só falta de água.
Realmente você está certo mais uma vez. Compre umas mudas (estado bruto/sem trabalho), ou até mesmo Pré Bonsai. Se tiver mais espaço, plante umas sementes tb. O negócio é agir e perceber os resultados... as mudas e os pré vão te permitir isso quase de imediato.
Se for comprar mudas, como você é de São Paulo, será fácil. Tem ótimos cultivadores por aí, você deve até conhecer alguns. Te sugiro, até mesmo, dar uma olhada na HP do Bonsai Mizuno, pois são plantas de qualidade e saúde garantidas. (Só por favor não compra o Karin que restou, pois será meu) Rolling Eyes Rolling Eyes Confused
Em relação à espécies isso é muito pessoal.
Escolha as que lhe agradam, mas se você não tem muita prática, faça a opção por pelo menos uma de cultivo mais simples.

Abração

Baduuu, a Quaresmeira, acho que existe roxa e rosa... e tb uma espécie do cerrado...São flores apreciadas.

tomas.nogueira

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2005 1:36 am    Assunto: Responder com citação

Oi, Felipe,

As folhas estão exatamente como vc disse. Queimadas da ponta para dentro. Mas com sinais de melhora, como eu havia dito.

Quanto as espécies para aquisição de mudas, ultimamente, têm me agradado as azaléias e os juníperos, mas não sei qual seria o grau de dificuldade de cultivá-los. Não sei bem como o Junípero se saíria com o clima daqui também.

Quanto aos (pré-)bonsais do Bonsai Mizuno, que eu já tinha a felicidade de ter visto, no que depender de mim, seu karin está seguro. É uma bela árvore, mas não tem o meu perfil. As árvores de lá só me aguçaram a vontade do junípero e da azaléia. Pensei também numa ficus, como as que há no Bonsai Brasil, pois, embora não sejam minhas favoritas absolutas, são de mais fácil manejo em têm sua beleza.

Até mais!!

Tomás
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2005 1:40 am    Assunto: Responder com citação

Ok Tomás,

Vai em frente cara.

Abração
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2005 7:10 am    Assunto: Responder com citação

Tomas,

é possivel sim, fazer bonsai de quaresmeira e ficam lindas. eu não tenho mas o cláudio ratto tem, entre no fórum "minha árvores sua opinião", no tópico "quaresmeira anã" e babe no belo trabalho do colega.

[]s

Jackson
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2005 7:31 am    Assunto: Responder com citação

tomas,

aí vai o endereço da foto da quaresmeira do cláudio ratto

http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=A6A116E575D74EE7BB3781B6F5A0B10F&alid=15563&pid=771155&size=3

delicie-se

jackson
tomas.nogueira

MensagemEnviada: Dom Mar 13, 2005 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa!!!

Realmente é uma belíssima árvore. Me parece que nosso colega conseguiu tirar tudo que a árvore conseguiu lhe oferecer! Realmente de encher os olhos!

Vou estudar a montagem de uma dessas maravilhas.

Obrigado.

Tomás
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2005 9:22 pm    Assunto: Responder com citação

concordo com o jackson, a quaresmeira é facil de cultivar sim eu uso um substrato simples de 33% de pedrisco 33% de terra granulada e 34% de um produto tipo pó de xaxin, o solo fica meio acido mas ela adora e cresce como mato só tem que tomar cuidado com as podas pois é facil de ficar cicatriz. eu tenho um mame e consegui uma flor mas não tenho foto. Twisted Evil
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2005 9:23 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Mago, como vai?
Me explica melhor esse negócio da cicatriz??
Abração.
Baduuuu
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2005 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

nossa...

Obrigado pelas fotos...

Aqui em frente a minha casa, tem uma árvore dessas, e eu não sabia o nome. Realmente são bem bonitas, e devem dar belíssimos exemplares.
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2005 8:15 pm    Assunto: Cicatriz Responder com citação

Felipe eu me refiro a mame pois galhos novos e finos quando cortados ficam com um aspecto muito feio!Coisa que não acontece nos exemplares gigantes e grandes Very Happy
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: