|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Dom Mar 13, 2005 8:02 pm Assunto: azaléias x tartarugas assassinas de pré-bonsai... |
|
|
E ai pessoal, tenho uma péssima notícia para fala com vocês, é mais um desabafo, porque não me intenderam aqui em casa e gostaria que vocês possam pelo menos me animar um pouco. Hoje fui tirar a foto de uma muda de azaléia que tenho, muito bonita e era uma bela promissora para um bonsai. Mas acabei esquecendo ela na escada e fui dar uma volta, quando chego em casa minha mãe me da a notícia... Fui verificar e vi que as tartarugas daqui de casa comeram ela quase toda que ódio que me deu (quando veem algo verdinho, ja querem logo comer), elas comeram até as flores e só deixaram os galhos e umas poucas folhas, que de tão poucas dão para contar. Por isso estou aqui para fazer um mutirão contra as tartarugas assassinas de pré-bonsai... pois ja é a segunda muda promissora que elas comeram (ja comeram um fícus que eu tenho)... rs Brincadeira (Com relação ao mutirão) viu pessoal (vai que tem algum protetor dos animais ai...rs), o lance é o seguinte, ela tinha um tronco principal e logo acima tinham tres galhos tortuosos e saindo do mesmo lugar para os lados e para tras, tinha idéia de futuramente fazer um alporque e diminuir o troco principal (+/- 1 cm acima), infelizmente ainda não revelei a foto. NA parte que eu considerava que era a frente tinha um galho principal e algumas ramificaçõe fininhas e só sobraram elas sem folhas, nem gemas nem nada mais. Será que os galhos que ficaram assim sem folhas irão morrer ou nascerão novas brotações neles? Que eu saiba não nascerão mais, mas queria que fosse mentira. Se for assim, perdi uma bela muda. Me de um apoio moral pelo menos (só não mintam pra mim, dizendo que nascerão folhas novas só para me animar). É que eu tinha um grande sentmento por ela e fiquei um tempão no horto pra escolher Esse é o meu desabafo...Digam se ja tiveram esperiencias do tipo ou com outros animais, crianças etc _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Mar 13, 2005 9:53 pm Assunto: |
|
|
William,
Não fica ssim, isso é em parte sua culpa, concorda? Afinal você sabia que elas fazem isso e esqueceu, certo? O negócio agora é garimpar outras...
Aqui em casa, certa vez fiz a semeadura de PN, uma sementeira cheia... e ficava em lugar coberto... não é que um dia em que saí, choveu muito e teve goteria justamente em cima?? Tem 2 gatos aqui, um deles já me derrubou algumas plantas brigando com o outro... Tenho também uma filha pequena, que ano passado tirou todas as flores da Romã... e por aí vai.
Isso acontece!
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Mar 14, 2005 8:58 am Assunto: Re: azaléias x tartarugas assassinas de pré-bonsai... |
|
|
Oi Willian, tudo bem?
Voce nos contou sua péssima notícia....
Agora eu vou te contar uma noticia muito boa!
As azaléas brotam com facilidade, em qualquer lugar dos galhos ou tronco. Não precisa haver gemas visíveis...
Portanto, continua cuidando bem dela que logo voce terá boas surpresas!
E tem algo inédito !!!... Voce será, provavelmente, o unico bonsaísta cuja azaléa tenha sido podada por tartarugas!!! Já pensou nisso?
Boa sorte.... e conta prá gente as novidades!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Sáb Mar 19, 2005 11:06 pm Assunto: Re: azaléias x tartarugas assassinas de pré-bonsai... |
|
|
Valeu Frango... acho que não são tão tragicas quanto a minha, mas valeu a ilustração rs...
valeu charles...
Charles escreveu: |
Agora eu vou te contar uma noticia muito boa!
As azaléas brotam com facilidade, em qualquer lugar dos galhos ou tronco. Não precisa haver gemas visíveis...
Portanto, continua cuidando bem dela que logo voce terá boas surpresas!
|
Isso procede mesmo ou é só pra me alegrar? Eu soube que elas costumam brotar mais na parte inferior, mas não sabia que era assim desse jeito que você me disse...
Outra coisa... Tirei ela do saquinho plastico e lavei as raizes para tirar o barro, sei que não esta na melhor época do ano para isso, mas... tive que fazer. Coloquei num balde de massa corrida (aquela massa branca que se usa para cobrir furos na parede), fiz furos em baixo e coloquei brita no fundo, fiz uma mistura de 3 partes de terra para 1 de areia e no final adicionei pedaços de telha em pedaçinhos no final, algo em torno de 2 porções e misturei tudo, coloquei a azaléia, ficou tipo um vaso de engorda... Agora vou deixar lá por um bom tempo e ver no que vai dar... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Mar 21, 2005 9:09 am Assunto: Re: azaléias x tartarugas assassinas de pré-bonsai... |
|
|
Oi Willian...
O que te falei procede sim.... não foi prá te alegrar...
Bem... como a planta foi bastante mexida com essa "poda radical", replantio com eliminação total de substrato e lavagem de raízes, o melhor a fazer é deixá-la sossegada por um tempo.
Mantenha em meia sombra ou sol da manhã e solo umido.
Boa sorte,
Charles |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 21, 2005 9:42 am Assunto: |
|
|
Nossa! Que história mais trágica hein! Nunca pensei um dia que pobres e lentas tartarugas seriam personagens vilãs de uma história. Siniiistro!
Mas acredito que se você cuidar com mais cuidado ela voltará a crescer e se tornará um lindo bonsai um dia.
Pior foi a minha pobre caliandrinha, que secou TOTALMENTE, coitadinha. Aí não tem nem broto que saia...
Boa sorte aí e vê se amarra essas tartarugas num canto, rs.
Abração!
Fábio |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|