FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Romã
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
gago
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2005 12:04 pm    Assunto: Ajuda com Romã Responder com citação

boa tarde pessoal, eu tenho uma romã aqui em casa que ja deu flor umas 3 vezes desde quando esta comigo, mais ela nunca chegou a dar o fruto, a flor vai meio que "escurecendo" e parece ficar seca ..(para obter o fruto ela floresce depois a flor fecha e vira fruto certo??)
alguem sabe de algo para me ajudar??
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2005 1:20 pm    Assunto: Responder com citação

Gago, aproveite esse ano e faça coloque ela no escorredor (caso ainda não esteja), troque o substrato por um bem aerado, faça uma poda completa e depois do resguardo, começe uma boa adubação sem falhar...
Acho que esse é um problema comum em Romã... sei lá se é falta de sol, de adubação correta, ou quem sabe dos 2 em conjunto.

Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gago
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2005 1:44 pm    Assunto: Responder com citação

entao.. eu tava conversando com o doolombo e ele tava me falando que acreditava q em pomar comercial de frutas tem a adubar qndo ta em flor, pois a planta iria necessitar de muitos nutrientes nessa época
e ja no bonsai falam para nao adubar durante a floraçao
entao fico numa corda bamba hehehe alguem me ajude por favor

Valeu ae
Rodrigo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
gago
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2005 3:09 pm    Assunto: Responder com citação

entao Felipe, quanto a adubaçao eu diminui durante a floraçao como o pessoal disse e quanto ao sol aqui o esquema é assim.. ate meio dia bate sol na sala e depois das 2 bate sol no quarto.. na 1ª floraçao eu deixava na sala tirava umas 11 e as 3 botava na janela do quarto e agora eu to deixando so na janela da sala e ambos resultaram na mesma coisa..
derrepente pode ser adubaçao, mais eu tava falando com o doolombo ele me falou algo sobre polinirizaçao
alguem conhece algo sobre esse assunto e poderia me afimar algo??

Felipe Frango Zappala escreveu:
Gago, aproveite esse ano e faça coloque ela no escorredor (caso ainda não esteja), troque o substrato por um bem aerado, faça uma poda completa e depois do resguardo, começe uma boa adubação sem falhar...
Acho que esse é um problema comum em Romã... sei lá se é falta de sol, de adubação correta, ou quem sabe dos 2 em conjunto.

Abraço.
tomas.nogueira

MensagemEnviada: Ter Mar 15, 2005 3:27 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, gago.

Eu estava lendo, aqui mesmo no site, na seção sobre as árvores, sobre macieiras. No final do texto tem a seguinte dica:

"Dicas: A Malus prefere solos férteis, profundos, de reação neutra ou ligeiramente calcários. As macieiras já existiam no período neolítico, sendo uma das árvores mais conhecidas. Pode-se ajudar a fecundação das flores aplicando o pólen de uma flor no estigma da outra, com um fino pincel. Este procedimento ajudará bastante para uma frutificação abundante."

Contudo, não diz nada parecido na seção sobre as romãs. Já tinha ouvido falar em procedimentos semelhantes para outras plantas, mas nada para romãs.

Enfim, espero que vc consiga retirar a preguiça de dentro dela!! Smile

Tomás
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2005 1:54 pm    Assunto: Responder com citação

gago, hoje conversei com o prof de horticultura, e ele me disse que acredita que a romã tenha autopolinização (nao precisa que abelhas a visite). Outra coisa, que se a planta nao tem reservas de carboidrato ela vai abortar os frutos mesmo, pois ela nao vai arriscar sua "vida" tentando fazer com que cresça um fruto, isso a deixaria muito debilitada. Ele me disse que possa ter outros fatores, como a idade da planta, se for uma planta jovem ainda, ela pode abortar todos os frutos. vc fez alguma poda de raiz? isso pode contribuir também para que no tenha frutos, pois a planta direciona sua energia na produção de novas raízes.

espero ter ajudado

abraços
José Ramiro dos Santos Fi

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2005 4:43 pm    Assunto: Responder com citação

Colegas, Laughing

Tenho duas romãs, ambas floradas e frutificando, venho adubando frequentemente com diluição reduzida à metade (intervalo de 30 a 45 dias), observei que após a última adubada os frutos cresceram rápidos
e sem necessidade de polinização, ok? Elas estão bem enraizadas num substrato bem poroso como manda o figurino,ok?!

Um abraço,

Ramiro.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
gago
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 17, 2005 12:53 pm    Assunto: Responder com citação

depois que eu a adubei os frutos cresceram bem rapido no caso as flores, mais na hora de virar fruto ela para por ae
eu nao podei a raiz nao e ela deve ter uns 2..3 anos
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: