Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 18, 2007 6:08 pm Assunto: ALPORQUIA |
|
|
Amigos,
Segue abaixo matéria sobre alporquia feita por nosso amigo Fernando Cavalcanti de Recife/PE.
 _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Jan 18, 2007 7:24 pm Assunto: Re: ALPORQUIA |
|
|
Olá Bergson,
Excelente matéria. Esse ácido é muito utilizado por um amigo aqui de uberaba, chama Paulo, parece realmente um produto muito bom, sabe onde conseguiriamos? Novamente obrigado pela matéria, enrriquecendo e muito o Fórum. T+ amigo.
Abraços:
Illex
Obs: Esse Mame é uma montagem? Ou não? _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Jan 18, 2007 7:31 pm Assunto: |
|
|
Bergson,
parabéns ao Fernando. A matéria ficou muito boa mesmo. Com certeza é uma boa opção para a alporquia, praticamente daria para retirar e envasar .
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 18, 2007 8:36 pm Assunto: |
|
|
Illex,
Aqui conseguimos este produto em lojas de materiais médicos ao custo de R$ 75,00 cada cinco gramas.
O mame é artificial, é um trabalho feito pelo João Flor um verdadeiro artista. _________________ []s
Bergson
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jan 18, 2007 8:37 pm Assunto: |
|
|
Darkaso,
Realmente é uma excelente opção. Tenho utilizado hormônio em ficus, apenas para acelerar a formação das raízes. _________________ []s
Bergson
|
|
 |
euorobert
Registrado: 17/12/06 Idade: 40 Mensagens: 83 Localização: Mesquita - RJ
|
Enviada: Sex Jan 19, 2007 10:55 am Assunto: |
|
|
Existe alguma marca comercial desse ácido?
Onde posso achar-lo no Rio de Janeiro? _________________ Desde já agradeço,
Carlos Silva Júnior |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jan 19, 2007 11:12 am Assunto: |
|
|
Carlos!
Satisfação em fazer mais um amigo no bonsai!
Não tenho conhecimento de nenhuma marca comercial do ácido.
Mas o Biofert Raiz, este sim marca comercial disponível na maioria das lojas/floriculturas responde muito bem. Outra opção é ir numa farmácia de manipulação e pedir para manipular cápsulas de 30 mg de vitamina B1. Pode aplicar direto no local do alporque depois de molhar.
Mas não deixe de fazer alporque por falta destes produtos. A maioria das plantas enraiza sem nenhum tipo hormônio. Demora um pouquinho mais. Mas lembre que nossa primeira (e até a vigésima primeira) regra do bonsai é "Paciência. Então podemos tranquilamente esperar 3 ou 4 meses para um alporque enraizar pois ainda assim ganhamos um bom tempo com relação a outros processos de conseguir mudas.
Espero ter ajudado.
Abraços
Elio Luís Secchi |
|
|
 |
bs_freitas 2.o PASSO

|
|
|
 |
Luciana Franciscani
|
Enviada: Ter Mar 20, 2007 8:28 pm Assunto: |
|
|
Gostaria de uma informação...
Fiz a alporquia em duas primaveras e 2 acerolas... minha dúvida é... seguinte:
Utilizei o biofert raiz no esfagno umidecido e envolvi com plástico... preciso usar novamente o biofert depois de algum tempo ou já está ok uma só vez basta?
Sei que as regas são constantes mas me veio a dúvida sobre o biofert.
Abraços. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Mar 20, 2007 10:15 pm Assunto: |
|
|
Luciana,
depois que se faz a alporquia não deixe água entrar no saco envolvente. Se entrar não dá certo. Na rega não precisa colocar biofert para as raízes de baixo, não afetam a alporquia nas raízes a cima. Portanto não precisa colocar mais biofert.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Luciana Franciscani
|
Enviada: Qui Mar 22, 2007 9:19 pm Assunto: |
|
|
Dakarso, desculpe mas não entendi a parte em que vc fala de "não deixe água entrar no saco envolvente".
Pensei que teria de entrar água dentro do saco que envolve na hora da rega para mantê-la úmida.
abraços. |
|
|
 |
stie 1.o PASSO

Registrado: 17/09/05 Mensagens: 149 Localização: Angra dos Reis
|
Enviada: Dom Mar 25, 2007 9:55 pm Assunto: |
|
|
Luciana,
Eu costumo usar seringa (caso tenha duvida) para garantir a umidade e junto com a água coloco enraizador, tem dado certo.
Stie _________________ SOMENTE ESTANDO ABERTO A MUDANÇAS, TERÁ A VERDADEIRA OPORTUNIDADE DE OBTER O MAXIMO DO SEU TALENTO |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Mar 26, 2007 12:52 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!!!!!
Amigo Bergson, excelente matéria....parabéns !!!!!!!
Darkaso, acho que você se confundiu, me desculpe, ou eu não entendi a questão de "não deixar a água entrar...."
Fizemos 2 alporques, um num ipê com as mãos do MEU AFILHADO e outro numa calliandra com as mãos do Ronaldo......
Breve iremos ver como estão....acho que já deu bastante raiz.
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
Smoke 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 27, 2007 11:17 am Assunto: |
|
|
Nessa época posso fazer alporquia em primavera março moro em Santos e está um calorzinho queria fazer uma alproquia em primavera!
aguardo
abraços |
|
|
 |
|