FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dosagem do 10-10-10 ??
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
AgronomoAndre

MensagemEnviada: Qua Mar 16, 2005 11:27 am    Assunto: Dosagem do 10-10-10 ?? Responder com citação

Bom dia Pessoal....

Alguém poderia me falar qual a dosagem que utilizo utilizo o adubo 10-10-10??
Estou diluindo um colher de sopa em 10 litros de água e fertirrigando a cada 3 semanas....
Isso para todas as espécoes que tenho: ficus, jabuticaba, romã, tuia, uva, serissa!!

Valeu!!!
agronomoandre@gmail.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2005 5:59 am    Assunto: Re: Dosagem do 10-10-10 ?? Responder com citação

AgronomoAndre escreveu:
Bom dia Pessoal....

Alguém poderia me falar qual a dosagem que utilizo utilizo o adubo 10-10-10??
Estou diluindo um colher de sopa em 10 litros de água e fertirrigando a cada 3 semanas....
Isso para todas as espécoes que tenho: ficus, jabuticaba, romã, tuia, uva, serissa!!

Valeu!!!

André,

Me parece que a dosagem está muito alta. Só para vc ter idéia, eu utilizo o 10-10-10 granulado diretamente sobre o solo, porém somente a metade de uma colher das de café a cada 20 X 20 cm de área do vaso, na distância de 3/4 entre o tronco e a borda do vaso. Por ser sólido a liberação é lenta (leva cerca de duas semanas para ser totalmente diluído). Ou utilizo "adubo completo para plantas" comprado em qualquer supermercado, na proporção de meia colher das de café por litro d'água, regando somente o solo. Essa sua concentração pode provocar danos sérios p. raízes e a morte p. a planta.
Faço a adubação a cada 30 dias sempre após uma rega bem farta e nos meses de junho, julho e agosto suspendo-a.
(nota: vc recebeu a mensagem sobre o substrato?)

[]s

Jackson
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2005 6:54 am    Assunto: Responder com citação

André,

Ia, me esquecendo. Existem adubos de liberação lenta, próprios p/ bonsai, chama-se osmocote, custa R$ 5,oo cada 100 g, ou o orgânico: R$8,00 cada 100g. Dê uma olhada no site da bonsai brasil.com.br.

[]s

Jackson
AgronomoAndre

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2005 8:17 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Jackson... antes queria falar que recebi sim oartigo do substrato!!
Quanto a adubação, acho que falei errado, coloquei meia colher !!!

Acho que adubação aprendemos com o tempo!!! Só não podemos exagerar na dose.

Muito obrigado pela sua dica!! Entaun, o Prof Mário falou do osmocote...ou outro adubo orgânico de barras....vou experimentá-lo!!

Abraço ..Amigão!!
agronomoandre@gmail.com
Alfamega
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 18, 2005 1:22 pm    Assunto: Responder com citação

André o negócio e ir com calma na adubação Shocked , eu vou observando cada planta como reage Confused e adaptando a frequencia da adubação mas a quantidade é essa que te foi passada (pelo menos é oque eu também uso)

Abraço Laughing
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
AgronomoAndre

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2005 2:39 pm    Assunto: Duvidazinha Responder com citação

Jackson,

Legal...entendei bem a dosagem. Mas me fale uma coisa: essa colher de café, você a coloca sólido, ou dilue o adubo? Mesmo ser for sólido, devo colocá-la após farta rega?

Nunca adubar em cima dos musgos. Deve-se levantá-loe colocar logo abaixo. Está correto?

Valeu..

Aproveito o ensejo para desejar Feliz Páscoa e que Jesus possa ressuscitar no coração de todos nós!!!
agronomoandre@gmail.com
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2005 6:07 pm    Assunto: Responder com citação

Olá AgronomoAndre

Espero não me estar a intrometer, mas vou tentar explicar:

A alimentação (adubo ou vitaminas) do bonsai deve ser efectuada quando o solo já se encontra préviamente hidratado.

Com isso reduz-se os gastos desnecessários de adubo, que iriam sair pelos buracos de drenagem até o o solo ficar bem regado.
Assim evita-se que as raizes ao estarem ávidas de água, recebem logo em grandes doses o adubo, que se for mal administrado/calculado pode queimá-las fácilmente, se elas estiverem bem hidratadas já não captam mais água ou captam menos e depois lentamente á medida que forem secando vão absorvendo o alimento.
Para elas não existe o politicamente correcto, quanto ao tipo de adubo ( Orgânico ou Quimico ) desde que o receba.
Mas será sempre mais prudente, administrar o Orgânico já que como é de decomposição lenta, pode inclusive ser administrado em conjunto com outro ( liquido ) desde que em ambos seja respeitada a redução das respectivas doses.

Esses valores "10-10-10" por cá são dificeis de encontrar e considerados de "força elevada".
Embora seja bem equilibrado, deve dar um grande puxão pela árvore todo por igual, independentemente da época em que esta se encontre.
Por ex: com esses niveis de "Nitrogénio" deve ser dificil reduzir o tamanho manter as folhas na época de crescimento.

No caso do musgo penso não haver problema nenhum, já que uma das formas de acelerar/favorecer a decomposição das pedrinhas de adubo sólido é precisamente colocar um pouco de musgo em cima.

nota: Para a "Fitossanidade", tambem se deve proceder dessa forma primeiro rega-se bem e depois administram-se os produtos.

Espero que ajudado algo..Boa Páscoa. Smile

[]s

Castro

jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2005 9:09 pm    Assunto: Responder com citação

André
Concordo com o Alfamega e o Antonio Castro, deve-se ir com cautela, comece com concentrações menores e observe. Adecuando a dose ao resultado obtido.
Eu costumo colocar o adubo sólido (aquele utilizado na agricultura mesmo) diretamente sobre o substrato, pois sua dissolução é lenta, se diluir a concentração torna-se muito alta e os sais podem comprometer a saúde das plantas, a não ser que seja próprio para disolver.
Como não utilizo musgo em meus vasos não posso te falar como adubar quando eles existem.
Faço a abubação sempre após a rega.
Prefiro utilizar os adubos químicos, mas existem alternativas orgânicas, por exemplo: Calda de esterco de boi. (coloca-se 2 quilos de esterco seco bem curtido em 20 litros de água por 20 dias, depois coa-se e aplica-o sobre o substrato. Porém corre-se o risco de levar fungos e de acidificar o solo.
Troque mais idéias com outros bansaístas e tire suas concluções, pois são muito pessoais.
(manda notícias sobre os resultados quando os tiver)

[]s

Jackson
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: