FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvidas que me encomodam - Estado vegetativo, poda, etc etc.
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
JEA

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2005 11:10 am    Assunto: Dúvidas que me encomodam - Estado vegetativo, poda, etc etc. Responder com citação

Olá pessoal, tudo bem?!?!
Sou iniciante na arte do bonsai e comecei +/- a 6 meses.
Possui 2 Ipês que ja comecei a educa-los e estão indo muito bem. Com medo de matá-la, fiz um experiência com uma arvore nativa em que o resultado me agradou tanto que to com dó de jogá-las fora. Consegui diminuir em 1/4 o tamanho das folhas, isso me impressionou bastante, por isso vou continar com essas plantas. Mas enquanto mexo com a minha amadas verdinhas dúvidas vem a minha cabeça e fico com um pouco de receio de fazer certas coisas.
Nevagando pelo site eu li que a melhor época para se fazer poda, replantio e outras coisas é quando a planta está em estado vegetativo, mas qd é essa época?! varia de planta para planta?! a platna da algum sinal de que está nesse estado?

Adoro mexer com plantas, meu passatempo fravorito depois da musica Very Happy

Desde ja agradeço pelao ajuda.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fábio
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2005 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que a planta está em estado vegetativo quando ela pára de crescer, fica estacionada.
Também sou novato, mas acho que é isso aí.

Abração!

Fábio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2005 8:52 pm    Assunto: Responder com citação

JEA, Fábio,

É o inverno.

Pense no seguinte: Quando você põe água no fogo para aquecer o que acontece? Pode até ferver, certo? E o que está acontecendo ali, com as moléculas? Elas estão em processo de agitação! Estão se agitando muito!! Igual como acontece no verão, aqui em Cabo Frio: o povo todo na rua pulando, se agitando. Se agitando muuiiiito!! Maior agitação!!!! O povo são as moléculas.
Agora pense o contrário. O que estará acontecendo com as moléculas no inverno? Imagine agora o congelador da geladeira de sua casa. Agora pense nesta estação do ano e imagine as pessoas perambulando pelas ruas... Quase não se vê, certo? Ou melhor, vê-se menos pessoas. É que as moléculas estão menos agitadas, ou paradas!!!

A explicação de tudo está nas moléculas. Tudo o que existe é feito de moléculas... Moléculas que giram, moléculas que se agitam, moléculas s a c a n a s, moléculas que não fazem nada, inertes, bobas... O Mundo cheio de moléculas!!! O Universo inteiro é feito de moléculas!!! Está aí a explicação!

É por esse motivo que no inverno as plantas concentram os nutrientes... Mas veja, não é porque elas querem! A verdade é que elas são obrigadas a concentrar energia! Tudo isso por causa do fator meio... O meio em que elas se encontram, entenderam? O inverno. Caso contrário elas estariam ainda na ativa, com o seu metabolismo em alta!!! Danadas seriam as plantas, hein!!!

Mas a Mãe Natureza não quer ser dura com as plantas! Tudo o que a Mãe Natureza faz é para o bem delas e para o nosso próprio bem... Por esse motivo ela criou as estações do ano e suas respectivas variações de clima e temperatura... Coitadas das plantas; elas não aguentariam o ritmo, entendem? Imaginem só!

Agora, se o Homem polui, desmata e queima as matas, e sacaneia a Natureza, o que acontece? A Mãe Natureza castiga o Homem e por conseguinte tudo o que ela rege... É o buraco na camada de ozônio. São as chuvas ácidas. É o desequilíbrio ecológico. É a extinção de espécies. É o câncer de pele. É o surgimento de doenças, etc. É tudo o que haverá de ruim para o Homem, seus irmãos bichos e as plantas... Para a Terra melhor dizendo. Porque a Terra é um organismo vivo.
Nós, Homens, somos "fios" da Terra, fazemos parte desse "tecido". Portanto, tudo o que fizermos contra a Terra, estaremos fazendo algo contra nós mesmos... Estaremos nos destruindo!

Concluindo:

VERÃO - CALOR - MOLÉCULAS AGITADAS - PLANTAS COM O METABOLISMO EM ATIVIDADE - POVO PULANDO NA RUA

INVERNO - FRIO - MOLÉCULAS MENOS AGITADAS - PLANTAS COM O METABOLISMO EM REPOUSO (HIBERNAÇÃO) - POVO EM CASA

Às vezes, a explicação está tão próximo da gente, e não percebemos!!!

Tudo na vida tem o seu tempo!

Bom, é isso!

Até mais,

Orlando (Lando)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rildo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 29, 2005 7:07 am    Assunto: Responder com citação

Bravo professor Orlando Laughing Laughing

Que bela explicação...........

Não tem como não entender.......

Parabéns..

Rildo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: