FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acer (Técnica para engrossar a base)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
andre
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 24, 2004 10:02 am    Assunto: Acer (Técnica para engrossar a base) Responder com citação

Apos ler varias vezes a revista "como cultivar bonsai" tive curiosidade de perguntar isso a alguem e então la vai, na reportagem de sensei Hidaka fala que no 8º Encontro de bonsai , de Mandaguari promovido pela bonsai center romagnole o hidaka vai apresentar um pinheiro negro mais que tbm vai levar outra especie que seria um (Acer sp) para apresentar a tecnica para engrossar a base, alguem sabeira me dizer qual seria essa tecnica e como ela é usada? se possivel entrem em detallhes ok.

aqui vai algumas fotos de acer que tem uma base bem grossa e creio que a tecnica se aplica para obter um resultado + ou - assim.

observem a base e vejam como ela se abre no final.

vejam esse sobre a pedra.

nesse eu vi que foram feitas diversas podas radicais

Esse tbm em cima da pedra

e aproveitem para apreciar um passo a passo na formação desses Acer no link abaixo, e não tem so eles tem muito mais e vala apena dar uma olhda.

http://www.royalbonsaigarden.com/gallery.htm
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Yahoo Messenger MSN Messenger
Raijin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 24, 2005 9:24 pm    Assunto: eu tenho um método bem simples Responder com citação

Olha André eu tenho um método bem simples eu uso em mini mame e shohin, deve funcionar tambem em qqer outro tamanho, a tal técnica minha consiste basicamente de uma placa de nilon!
Primeiro vc prescisa de um Acer com a raiz principal viva vulgo o pião da planta-2° passo vc prescisa de uma placa de nilon com espessura de no minimo 5mm o tamanho depende da planta, vc faz um furo no centro da placa do diametro da base da planta.
Agora vc passa a raiz da planta pelo furo da placa e planta tudo em um vaso bem grande de forma que a planta fique no centro do vaso com o crescimento a raiz sera atrofiada mas por ser em um vaso grande forcará o surgimento de novas raizes laterais e consequentemente um calo se formara no local fazendo o tronco engrossar pra valer proximo ao nebare depois de 4 anos vc terá um bonsai de tronco grosso, mas cuidado para não deixar as raizes engolirem a placa senão nunca vai conseguir separar depois tem tambem o lance do substrato tem que ser bem poroso eu uso 33% de pedrisco 4mm 33% de um similar de pó de xaxin e o resto é terra granulada Idea ta vendo como é bem simples olha que eu não ensino magia ruin hein Exclamation
Mizuno

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2005 11:21 pm    Assunto: Responder com citação

A técnica de espalhar as raízes de Acer funciona super bem.
Outra que tb ajuda é enxertar raízes em volta da planta (enxerta mudinhas e depois elimina a copinha).
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
tomas.nogueira

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2005 11:38 pm    Assunto: Responder com citação

Em que espécies funciona legal essa técnica que o mago descreveu?! Funciona bem pra jabuticabas? Parece bem interessante!

Tomás
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mizuno

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2005 11:44 pm    Assunto: Responder com citação

Além de Acer eu só vi usarem em ficus, mas não custa testar.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 26, 2005 8:30 am    Assunto: Responder com citação

Oi André

Eu já li penso, que na Bonsai Pasión n.º18.
Uma maneira + - como descreve o "mago" com uma diferença, era pregada uma placa de madeira por baixo, para as raizes engrossarem e se estenderem todas na horizontal, de seguida era enterrada numa caixa de grandes dimensões com boa drenagem, num recipiente tipo o da "mamadeira" ( o de baixo ) para crescer em força....já viste como ficará o "Nebari"?, um espectáculo que levaria anos e anos a conseguir.

Tambem pode ser feito, conforme refere o Ed. Mizuno, com pequenos enxertos de raizes.

Ontem tide fazer um transplante emergência num dos meus Confused
Andava a estranhar o seu comportamento, embora estivesse no seu estado "caduco", não dava sinais de querer rebentar coisa que o "Deshojo" já fez á algum tempo, e ele no ano passado foi o primeiro a rebentar.

Fui ver o que se passava e tinha as raizes em muito mau estado Sad ....foi logo mesa de operações com ele...vamos lá a ver se vai se safar estavam mesmo mal.
O que aconteceu foi que quando o adquiri, tinha muito pouco substrato "AKADAMA".
Talvez provocado por uma queda no "Centro", como estava com algumas raizes á mostra, passado algum tempo resolvi adicionar mais akadama, o que fez existir no vaso dois tipos de compactação de solo ( Velho e o Novo).
Embora tivessem ambos com boa drenagem, já era existente ligeiros sinais de musgos etc próprios de um bonsai com á algum tempo envasado.
Foi limpo conforme me foi possivel na altura sem danificar as raizes e neste caso tal como nos falsos transplantes, cria-se uma zona de fronteira propícia ao aparecimento de fungos.
No meu caso criou-se uma pelicula verde muito fina que servia de provavelmente catalizador de humidade e deu-me ideia que não deixava as raizes respirarem, para elas estarem daquela forma, muito embora isto não fosse perceptivel no cimo do substrato.. Confused .
Espero que se safe Embarassed

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: