Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Nov 23, 2006 9:56 pm Assunto: ENXERTIA por Geraldo Inocêncio |
|
|
A meu pedido Geraldo preparou esta matéria tão importante para todos.
Devido ao layout na home page ficar melhor estou direcionando um link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html
É a primeira janela da página, neste momento.
Obrigado ao Geraldo pela disponibilidade e atenção.
Grande abraço _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Marquitus 2.o PASSO

Registrado: 10/04/06 Mensagens: 257 Localização: Bento Gonçalves - RS
|
Enviada: Sex Nov 24, 2006 3:49 pm Assunto: |
|
|
Otima matéria .... referente a encostia, eu estou tendo umas idéias já a uma semana e vou colocar no site aqui a algum tempo sobre uma maneira de engrossar o tronco, vou fazer a parte gráfica (de amoador no Paint) e depois posto para ver a opinião dos colegas.
Um abraço!
 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Nov 24, 2006 7:50 pm Assunto: |
|
|
Mário,
o mais importante é o passo-a-passo com fotos. Com certeza não deixa dúvidas para iniciar a enxertia. Parabéns ao Geraldo.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Seisdedos 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 08, 2006 6:51 pm Assunto: Dúvida |
|
|
Maravilhosa essa matéria, nunca tinha visto melhor, e que leque de oportunidades ela abre.
Só um apergunta, na azaléia qual o método é mais apropriado? |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Dez 10, 2006 7:16 pm Assunto: |
|
|
Seis Dedos,
Obrigado pelo elogio. Na azaléia, considerando o formato e as brotações, acho que o método de garfagem seria o mais indicado. Cabe notar porém que nunca enxertei azaléia. Experimente por esse método.
Abraços do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Jan 10, 2007 11:19 am Assunto: importante |
|
|
GERALDO E MARIO, Topico muito importante , para correcao de certas partes vazias de nossas arvores! Eu mesmo as vezes por pressa deixo vazios, que podem ser corrigidos por esta tecnica! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
euorobert
Registrado: 17/12/06 Idade: 40 Mensagens: 83 Localização: Mesquita - RJ
|
Enviada: Dom Jan 21, 2007 2:04 pm Assunto: |
|
|
Otima matéria!!!
em um trecho dela vc diz o seguinte:
"Existem plantas que quando conduzidas como bonsai, dificilmente frutificam se não forem enxertadas. A acerola é um exemplo. "
Bem, eu tenho uma muda de acerola, que pretendo transformar num bonsai, gostaria de qual a relação entre "enxerto e frutificação".
A questão é realmente essa, ela não frutifica se não for exertada?
De que forma é esse enxerto? _________________ Desde já agradeço,
Carlos Silva Júnior |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Jan 21, 2007 8:26 pm Assunto: |
|
|
Carlos,
Na acerola usamos normalmente o enxerto por garfagem. Ao colher um garfo(parte que vai ser enxertada) escolhemos galhos que estão dando frutos (biologicamente maduros), ao fazer o enxerto, é como se repentinamente sua planta passasse a ter a idade do garfo ou seja 10 anos, 15 ou mais quem sabe. O problema reside em não ser fácil enxertar mudas muito grossas, motivo pelo qual a gente acaba enxertando mudas bem mais finas. Apesar do garfo ter idade biológica para produzir frutos, a planta base ainda necessita crescer um pouco, expandir suas raízes e se fortalecer para que isto ocorra. Outro fator é que as plantas enxertadas tendem a crescer bem menos e ficam mais atarracadas o que é uma vantagem em se tratando de bonsai. Então, fica patente a diferença entre uma planta não enxertada e uma enxertada.
A não enxertada vai ter que adquirir a idade biológica para produzir frutos. Para isto ocorrer ela vai ter que crescer, expandir suas raízes antes de começar a frutificar Isto dificilmente ocorre se for conduzida como bonsai. Lembrando que estamos tratando especificamente da acerola.
Na enxertada, o processo é muito mais rápido. Basta um fortalecimento da planta base que logo ela começará a frutificar.
Carlos,
Experimente enxertar uma pitanga e você vai ver que a enxertada produzirá muito mais frutos com menor tempo e menor tamanho do que uma não enxertada.
Abraços do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Jan 31, 2007 9:00 pm Assunto: bonsai |
|
|
Geraldo, em outro tópico, abordei o assunto do enxerto por transfixia ou travessia, mostrando um trabalho em acer kaede executado pelo amigo Lustosa, aqui em Brasilia.
Excelente essa sua matéria, muito esclarecedora suas explicações quanto a produção das frutiferas. Tenho acerolas entre minhas plantinhas, que produzem, mas que foram retiradas via alporque. Mas se com essa técnica voce diz que pode-se conseguir mais frutos e menores, irei então tentar aplicá-la.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 01, 2007 7:04 am Assunto: |
|
|
Nick,
A acerola é a planta que mais tenho enxertado para fazer bonsai e todas as plantas enxertadas produzem frutos. Deixei uma enxertada no chão e fui educando para bonsai, em breve postarei as imagens e você vai ver a grossura do tronco e a altura que ficou. Acho que isto vai estimulá-lo a fazer mais enxertos. A pitangueira também é ótima opção para enxertia. Tenho até uma castanheira (bombacopsis glabra-castanha do Maranhão) enxertada que produz frutos. Em se tratando de bonsai, o enxerto é ótima opção para produção de frutos. Com o passar do tempo o ponto de enxerto desaparece e nada diz que a planta foi enxertada. Tenho também vários ipês enxertados que produzem flores. Estou agora começando a enxertar piracantas e logo veremos os resultados.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
|
|
 |
|