FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Experiência
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Liana Dolniak

MensagemEnviada: Dom Out 17, 2004 2:25 pm    Assunto: Experiência Responder com citação

Olá!
Sou principiante, mas apaixonada por Bonsai!
Tenho 1 Junípero, 1 Serissa, 1 Osmanthus (Goshiki) e 1 Pingo de Ouro. Todos com 03 anos cada. Tomo todos os cuidados e eles estão cada vez mais bonitos!
Como estou cada vez mais envolvida com o Bonsai, gostaria de tirar algumas dúvidas:
-Alguém conhece algum Bonsai Gengibre?
- Plantei Gengibre num vaso, aí me ocorreu uma idéia - posso fazer dele um Bonsai?
- Se alguém conhece, poderia me dar algumas dicas sobre o cuidado e manutenção e o tipo de vaso devo usar?
Tenho visto alguns Bonsais Bambu e acho muito legal. Sei que as folhas do Bambu e do Gengibre são parecidas.
Por isso tenho vontade de fazer esta experiência!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Out 17, 2004 2:38 pm    Assunto: Re: Experiência Responder com citação

Olá Liana, até o momento não vi nenhum bonsai a partir do Gengibre mas, porque não! O gengibre me passa a impressão de que seja uma suculenta como a portulaca; não sei como são as suas folhas embora você diga que são como as do bambú. Você teria por acaso alguma foto da planta para postar? Ajudaria bastante!

Liana Dolniak escreveu:
Olá!
Tenho 1 Junípero, 1 Serissa, 1 Osmanthus (Goshiki) e 1 Pingo de Ouro. Todos com 03 anos cada. Tomo todos os cuidados e eles estão cada vez mais bonitos!
Como estou cada vez mais envolvida com o Bonsai, gostaria de tirar algumas dúvidas:
- Plantei Gengibre num vaso, aí me ocorreu uma idéia - posso fazer dele um Bonsai?
- Se alguém conhece, poderia me dar algumas dicas sobre o cuidado e manutenção e o tipo de vaso devo usar?
Tenho visto alguns Bonsais Bambu e acho muito legal. Sei que as folhas do Bambu e do Gengibre são parecidas.

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Liana Dolniak

MensagemEnviada: Seg Out 18, 2004 9:44 am    Assunto: Re: Experiência Responder com citação

:D Bom dia, Sr. Mário!
Infelizmente não tenho uma foto, mas para o sr. ter uma idéia, entrei no site www.podernatural.com e, no Índice Científico, procurei por "Zingiber officinale" e ali tem uma imagem do gengibre.
A informação que tenho é que o gengibre dá uma folhagem perene e uma inflorescência verde-amarelado de rara beleza.
Espero ter ajudado!
Um abraço,
Liana

Mário A G Leal escreveu:
Olá Liana, até o momento não vi nenhum bonsai a partir do Gengibre mas, porque não! O gengibre me passa a impressão de que seja uma suculenta como a portulaca; não sei como são as suas folhas embora você diga que são como as do bambú. Você teria por acaso alguma foto da planta para postar? Ajudaria bastante!

Liana Dolniak escreveu:
Olá!
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 12:48 am    Assunto: Gengibre Responder com citação

Liana, pode ser um substituto do bambú. Parece que o incoveniente seriam os tuberculos. Não seria um bonsai mas um complemento no vaso ou em uma paisagem, porque não!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 2:39 am    Assunto: Responder com citação

Olá Liana, como vai?

Quanto ao gengibre também nunca ouvi falar...
Me diga uma coisa: A sua Serissa de 03 anos está florida?
Abraços.
Liana Dolniak

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 7:45 am    Assunto: Responder com citação

:) Oi Felipe, tudo bem! E você?
Quando comprei a Serissa, ela veio com uma plaquinha informando que a mesma tem 03 anos! Ela está florida e com alguns botões quase prontos p/ abrir! Suas folhas tb estão bem viçosas!
Um abraço,

Felipe Frango Zappala escreveu:
Olá Liana, como vai?

Quanto ao gengibre também nunca ouvi falar...
Me diga uma coisa: A sua Serissa de 03 anos está florida?
Abraços.
Liana Dolniak

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 7:50 am    Assunto: Re: Gengibre Responder com citação

:) Olá Sr. Mário!
Muito obrigada pela dica. Vou usá-lo, então, como complemento. Se ficar legal, darei um jeito de mandar uma foto, tá!
Abraço!

Mário A G Leal escreveu:
Liana, pode ser um substituto do bambú. Parece que o incoveniente seriam os tuberculos. Não seria um bonsai mas um complemento no vaso ou em uma paisagem, porque não!
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 19, 2004 11:55 am    Assunto: Re: Experiência Responder com citação

Oi Liana, como vai?

Considerar-se um principiante acho que é mais um estado de espírito que todos devemos praticar. Isso nos mantém sempre aberto a novos conhecimentos... que no bonsai parecem infinitos... Postura prá lá de saudável... Very Happy

Parto da premissa que, antes de gostar de bonsai, gostamos de plantas. Então, experimentar arranjos e efeitos com as mais variadas espécies acaba sendo muito gratificante.

Quanto a bonsai particularmente, faria a seguinte colocação:

- ele deve ser feito a partir de espécies que sejam (ou se tornem) árvores ou arbustos que, muito simplificadamente, quando adultas, tenham "madeira" em sua estrutura interna...

Podemos fazer lindos arranjos com bambu, palmeiras, orquídeas, tavez também o gengibre (nao conheço a planta) e usá-los como complemento ao lado de um bonsai exposto. Entretanto, eles própriamente ditos, não seriam considerados bonsai.

Normalmente, nesses arranjos, os vasos mais usados são os redondos ou aqueles de formas mais orgânicas e irregulares...

Alimente bem sua paixão Very Happy que ela te trará grandes alegrias...

Abraço,
Charles
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Liana Dolniak

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2005 1:29 am    Assunto: Experiência Responder com citação

Olá pessoal!
Há algum tempo escrevi sobre minha experiência com um bonsai de Gengibre.
Hoje ele é um bonsai estilo bosque e seus tubérculos não deram nenhum trabalho! Wink
Já podei algumas folhas, mas quero diminuir ainda mais o tamanho delas. Sei que o Gengibre não é muito conhecido! Será que vcs teriam alguma dica p/ me dar? Rolling Eyes
Um abraço,
Liana
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 25, 2005 7:23 am    Assunto: Responder com citação

Liana, mostre para nós a sua experiência. Poste uma foto!
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 27, 2005 2:08 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, Liana!

Seja bem vinda a este fórum!

Liana, gengibre não serve para a arte do bonsai. Pode crer!

O gengibre não é uma planta lenhosa. Não é uma árvore nem um arbusto, como bem salientou o Charles. Apesar de muitos fazerem bonsai de bananeira! Todavia as proporções gengibres/bananeiras são bem distintas... Para este, talvez por seu porte, tenha mais a ver...

Aqui em casa eu tenho gengibres. Digo que não fica legal!

A opção do Charles é a mais correta: fazer arranjos com gengibres em vasos grandes de cerâmica... Use sua criatividade!!!

Depois mostra-nos seu trabalho!

Até mais.

Um beijo,

Orlando (Lando)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: