FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ferreira (Recife, PE)
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Fev 02, 2007 9:57 pm    Assunto: Ferreira (Recife, PE) Responder com citação

Meu nome é José Ferreira dos Santos e sou biólogo (UFPE), mestre em Genética (UFRGS) e doutor em bioquímica (UFPR). Sou casado, tenho dois filhos e trabalho como professor de Genética na UFPE desde 1991.

Residente em Recife (PE), durante visita ao colega Sergivaldo (João Pessoa, PB), em 13/01/2007.

Desde pequeno que cultivo plantas em vasos, incentivado pela minha mãe. Durante o doutorado em Porto Alegre, reproduzi as violetas de minha esposa até encher a sala. Talvez por isso, ganhei da minha colega Snoopy um vasinho de mame. Quando voltei ao Recife em 1996 coletei uma mudinha de Ficus retusa que crescia em um tronco de árvore e plantei no vasinho, onde permaneceu por pelo menos dois anos. Ainda tenho a planta e o vaso, separados, é claro. Dois anos depois, ganhei do meu amigo Marcelo Maurício mais duas mudas de Ficus, que também continuam comigo.

Somente em 2005 comecei a trabalhar estas plantas como bonsai. Depois de visitar o Museu de Bonsai de Pernambuco, onde conheci a bonsaísta pernambucana Rejane Liberal, não parei mais de levar plantas pra casa. Meu filho diz que temos uma floresta na sacada do apartamento. O espaço é razoável para uma 15 a 20 plantas, mas tenho pelo menos umas 80! Infelizmente para as plantas e felizmente para os moradores, na sacada só bate sol direto durante o inverno, pela manhã. Portanto, não posso querer que minhas plantas desenvolvam folhas muito pequenas. Em compensação, são todas muito saudáveis e para mim basta ter a companhia delas e pensar que estarão, ao longo dos anos, cada vez mais bonitas.

Há quase três anos leio tudo de bonsai que passa pela frente, em português, espanhol ou inglês. Apesar do meu formalismo ao escrever (que também aparece no Forum do Atelier), tento me expressar de maneira que meu conhecimento e minhas opiniões sejam úteis aos colegas. Como sou iniciante, não posso ajudar muito com conhecimento técnico de bonsai, mas sempre tento transmitir um pouco do meu conhecimento de botânica. Enquanto isso, com um pouco de autocrítica, tento desenvolver meu senso estético em relação à arte do bonsai.

Depois dos próximos 15 anos, quando me aposentar, quero mudar para uma casa na periferia de Recife, para ter espaço mais adequado para a convivência com as plantas. E então, depois de um tempo que espero seja longo, eu partirei, mas elas permanecerão com meus filhos. Sou um eterno apaixonado pelo tempo e tenho consciência que foi isso que me atraiu no bonsai. Como o tempo é belo, e mais belos os seus efeitos!

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 02, 2007 10:39 pm    Assunto: Responder com citação

É isto aí Ferreira,

Nada melhor do que unir a teoria à pratica, o conhecimento com a experimentação. Seus conhecimentos serão de grande valia para todos nós do fórum. Seja bem-vindo.

Abraços do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
vadozam

MensagemEnviada: Sáb Fev 03, 2007 7:42 pm    Assunto: Responder com citação

Seja bem vindo amigo,
também sou iniciante no assunto e garanto que aprendí muito no fórum..além de novas amizades é claro...
Abraços Wink
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 04, 2007 8:01 am    Assunto: Responder com citação

Ferreira,

Vou aproveitar para te fazer uma pergunta:

- Sempre lí que não se deve adubar plantas quando estão frutificando, qual a base científica dessa informação?

Na minha cabeça eu comparo uma planta com frutos à uma mulher grávida. E nesta situação deveria se alimentar melhor pois está dispendendo uma energia extra para frutificar.

Agradece desde já sua colaboração.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 04, 2007 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ferreira

Muito Prazer Smile

Gostei de o conhecer, não é muito normal encontrar alguém com a sua experiência profissional na área do Bonsai.
Será sem dúvida nenhuma, uma mais valia para a nossa comunidade, principalmente para ajudar em temas mais complexos, onde existe uma grande lacuna de nossa parte, por nos focarmos na superficialidade da questão, ou pelas ideias pré-concebidas, com que nos deparamos.

Um bem haja.

Cptos.

Castro

darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 04, 2007 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira,

bom vê-lo no fórum quem sou eu. É sempre bom ver o rosto de colegas do fórum. Essa arte é um vício louco mesmo. Pega e a vontade é de ter mais e mais. Uma sacada com 80 plantas não é pouco. Pelo menos é um hobby excelente concorda!? Com certeza seus conhecimentos ajudarão muito no fórum. Abraço.

Geraldo,

questão muito interessante. Realmente faz todo sentido adubar com frutificação.

T+
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Fev 04, 2007 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal

Muito obrigado pelas boas vindas. Mas não tenham uma expectativa grande demais. Eu sou biólogo, mas não sou botânico. Trabalho com genética de insetos, leveduras e bactérias. Mas o que eu sei estará sempre à disposição dos colegas.

Por exemplo, não sei responder diretamente à pergunta do nosso colega Geraldo.

Geraldo:
Por enquanto, concordo com você e com o Darkaso: não faz sentido suspender a adubação justamente durante a fase de frutificação. Mas acho que nesta fase é necessária uma formulação de nutrientes diferente daquela usada durante o crescimento. Durante o crescimento, o N é o principal nutriente necessário. Já a adubação rica em P é mais necessária durante a floração e início da frutificação.

Uma possível explicação: durante a floração e frutificação, a planta está normalmente em situação de "estresse programado", sempre associado à reprodução vegetal. Uma adubação incorreta pode acarretar a perda da carga de flores e frutos, por retirar o fator de "estresse" e induzir o crescimento vegetativo. Acho que este é o motivo da recomendação de "não adubar" durante a frutificação. Mas se a planta já vinha sendo adubada, não vejo motivo para não continuar adubando, mas mudando a formulação.

Se alguém tiver uma explicação melhor, por favor, sinta-se à vontade para colocar aqui. Vou consultar alguns colegas e voltarei ao tema em breve.

"Recife (PE)"
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 04, 2007 8:15 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira,

Obrigado pelas respostas. Suas colocações fazem muito sentido, uma adubação rica em nitrogênio pode induzir a planta ao crescimento abortando parte dos frutos.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 05, 2007 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Ferreira !!!!!! Laughing Laughing Laughing

Agora sim.......estou vendo você......

Muito prazer em "vê-lo" e trocaremos "muitas figurinhas" aki no forum....

Abraços e

Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Fev 06, 2007 8:13 pm    Assunto: Rostos Responder com citação

Ângela

Também gostei de ver suas fotos no FORUM. É sempre melhor quando conhecemos o rosto da pessoa com quem falamos, mesmo que seja só uma foto.

Aliás, achei que você combina com as suas manifestações sempre simpáticas, que conquistam a todos.

Abraços

"Recife (PE)"
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 07, 2007 7:33 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Ferreira

Poder compartilhar pessoalmente com seus conhecimentos e entusiasmo nesta arte é um grande prazer Exclamation

Pessoal,
o José Ferreira é dessas pessoas que cativam a todos e estão sempre prontas em ajudar! Já é um grande bonsaísta pelo amor e dedicação que tem com suas plantas!

um forte abraço

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 03, 2007 8:58 pm    Assunto: Responder com citação

Oi amigo Ferreira,

Fico feliz em conhecer vc visualmente, agora sei quem me ajuda sempre! Laughing

Fico honrado em tê-lo como amigo no bonsai e ficaria muito feliz em tê-lo, quem sabe mais pra frente, como amigo para a vida, pois o admiro pelos valores no qual expressa aqui no fórum.

Grande abraço nobre amigo,
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2007 9:53 pm    Assunto: Admiração Responder com citação

Fabiano

Desculpe a demora em responder, pois não vejo este tópico com muita freqüência. Pode ter certeza de que a admiração é mútua, resultado de um convívio saudável aqui no Fórum. Também admiro sua experiência com a cultura oriental e seu claro desejo de sempre aprender mais.

Poderemos nos conhecer pessoalmente muito em breve, no evento Bonsai 2007, promovido por nosso anfitrião Mario Leal. Você também estará presente, não é mesmo?

"Recife (PE)"
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2007 11:03 am    Assunto: Responder com citação

Pôxa amigão,

Quem me dera ter a oportunidade de conhecer a todos os amigos que assim como vc, são os grandes incentivadores bonsaísticos do Brasil, mas acho que esse ano não vai dar, vou estudar uma maneira, mas acho difícil, mas tenho certeza que estarei muito bem representado, não acha?? Laughing

Abração e desculpe desvirtuar seu tópico de apresentação! Embarassed
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 09, 2007 9:20 pm    Assunto: Adiamento Responder com citação

Caro Fabiano

Não houve nenhum desvirtuamento. Só lamento que vamos demorar um pouco mais para nos conhecer pessoalmente.

Um abraço,

"Recife (PE)"
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: