Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marçal lemos pereira Visitante
|
Enviada: Qua Fev 14, 2007 1:19 pm Assunto: CONSTRUÇÃO DE PEDRA SOB RAIZ E VASOS (P/ EBREO)!! |
|
|
Caros amigos!!
Segue abaixo passo a passo da construção de vasos e raiz sobre pedra técnica exposta pelo EBREO.
AGORA A PEDRA SOB RAIZ:
Bem espero que tenham entendido todos os passos dados nesta demonstração do Luciano.
Abraços a todos
marçal lemos  |
|
|
 |
Marcelo_Andrade
|
Enviada: Qua Fev 14, 2007 2:51 pm Assunto: |
|
|
nossa, aodrei esse metodo do vaso, bem simples e sem complicações
a pedra tambem gostei bastente, mais sera que não tem uma forma de pinta-la com uma cor mais natural não? |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qua Fev 14, 2007 3:02 pm Assunto: corantes |
|
|
MARCELO, Me baseio em uma fita que vi sobre a confecçao de pedras artificiais, na CHINA. Voce pode utilizar corante, XADREZ, mas depois que passo uma folha de HORTENSIA, sobre a pedra . Ela cria uma nodoa que se transforma em limo. dando um aspecto de pedra natural! Os vasos sao a partir de TUPEWARE, ou similares encontrados em bazar! Os marrons vem com os exemplares de MAU SAI! Faltou uma foto de um vaso ! O vaso organico e feito com o resto do cimento , que sobra da confecçao dos outros vasos! Espero ter ajudado! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
Marcelo_Andrade
|
Enviada: Qua Fev 14, 2007 4:42 pm Assunto: |
|
|
Citação: | MARCELO, Me baseio em uma fita que vi sobre a confecçao de pedras artificiais, na CHINA. Voce pode utilizar corante, XADREZ, mas depois que passo uma folha de HORTENSIA, sobre a pedra . Ela cria uma nodoa que se transforma em limo. |
GENIAL...com limo ficaria um milhão de vezes mais natural, acho que vou tentar fazer um raiz sobre rocha tambem...
Ps: com a devida licença Angela, vou te plagiar dessa vez
"inte querendo aprender bonsai"...rsrsrsrsrsrsrs |
|
|
 |
Marquitus 2.o PASSO

Registrado: 10/04/06 Mensagens: 257 Localização: Bento Gonçalves - RS
|
Enviada: Qui Fev 15, 2007 9:05 am Assunto: |
|
|
Parabéns,
Ótima matéria, a maneira de fazer é simples e muito bem feito, adorei.
Vou fazer ...... tentar!
HEHEHEHE!
Um abraço!
Marcos |
|
|
 |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qui Fev 15, 2007 1:39 pm Assunto: |
|
|
Bela demonstração Luciano, parabéns pelos vasos, e a pedra deve ficar muito parecida com as desta foto:
Que esta no tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1484
Mas a minha dúvida maior, é se esse cimento em contato com as raízes de árvores frutiferas não viriam a prejudicar as mesmas, já que elas preferam solos acidos, e o cimento é muito alcalinizante (com o passar do tempo ele vai perdendo esta propriedade, mas não é o nosso caso) acho que devemos ter cuidado em não aplicar essa técnica da pedra em raízes de árvores frutiferas, para não leve-las a morte.
O que vocês acham???
Os mais experiêntes tem alguma opinião sobre isso, também posso estar errado, estou me basiando em textos a muito tempo lidos??? _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qui Fev 15, 2007 2:16 pm Assunto: cimento |
|
|
AMIGOS, tenho feito isto a mais de DEZ anos sem dano algum as plantas ou sua saude! O trabalho de PENJIN feito acima , utiliza esta tecnica! Apos catalizado o cimento vira materia neutra, nao oferecendo mal algum a planta ! Tenho vasos de mais de DEZ anos, isto deve ser LOBBY dos fas ou fabricantes de vasos ceramicos! No topico , em que aparece meu viveiro ha um acer de aproximadamente DOZE anos sobre pedra artificial! Temos que eliminar estas lendas urbanas! Estou apanhando na postagem de fotos , depois postarei a confecçao de outros vasos faceis a partir de moldes de madeira e fibra! Nem o cimento CHINES, extremamente forte e caustico, oferece ´perigo as plantas. ATT. LUCIANO. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Fev 15, 2007 3:48 pm Assunto: |
|
|
Me desculpe Luciano, acho que não fui claro o suficiente, eu não sou nenhum " LOBBY dos fas ou fabricantes de vasos ceramicos!" apenas levantei a ipótese de que o cimento em contato com as raízes das plantas frutíferas , talvez fossem prejudiciais para as mesmas, pq sei e posso afirmar, como técnico em Edificações, e com experiência em lagos feitos de cimento, os mesmos tem que passar por um periodo de maturação antes de serem acrecidos os habitantes, justamente porque o PH da água fica acima de 8.0, sendo assim muito alcalina.
E pelo que li os solos das árvores frutiferas tem que conter mais matéria orgânica justamente porque elas se desenvolvem melhor em solo acido.
Não sou nenhum radicalista e também tenho meus vasos de cimento , como podes ver no primeiro tópico sobre vasos de cimento do Atelier:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=490&postdays=0&postorder=asc&start=0
Novamente peço-lhe desculpa, pois estou aqui para tirar dúvidas e não para criar entrigas.
Werlei Purgatto _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qui Fev 15, 2007 4:03 pm Assunto: cimento |
|
|
AMIGO, Nao quis ser abrasivo, sou formado em EDIFICAÇOES tambem pelo LICEU DE ARTES E OFICIOS , na PRAÇA 11, no RIO! Entendo tua colocaçao ! Vou te passar uma observaçao sobre vasos de cimento, alguns substratos muito acidos ( FRUTIFERAS), costumam ser mais agressivos com os vasos de cimento , que o proprio cimento! Tendo voce , experiencia em LAGOS ARTIFICIAIS, sabe que certos fatores da agua podem provocar a debilidade do cimento e ate das malhas de ferro usadas para dar densidade e unir a peça , no caso vaso ou lago! Depois de curado ou puxado , para mim e uma coisa inerte! Quando falei de LOBBY, nao quis ofender voce, e que tem uma turma que preza mais a ceramica! Eu tentei fazer CERAMICA, certa vez e e uma coisa muito dificil, por isto e mais cara! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Fev 15, 2007 8:00 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!
Valeu MEU FOTÓGRAFO !!!!!
MEU AFILHADO, por favor, acompanhando as fotos...acho que seria muito legal você explicar quanto de cimento e areia (???) para fazer os vasos e qual a densidade do cimento....
Também explicar como são feitos os vasos.... enfim....
Dê as devidas explicações sobre cada foto e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qui Fev 15, 2007 9:23 pm Assunto: dosagem |
|
|
MADRINHA, Eu uso duas partes de areia por uma de cimento! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Sex Fev 16, 2007 12:41 am Assunto: |
|
|
EBREO, como você faz os pés do vaso? E qual a mistura de cimento e areia que utiliza?
Um abraço. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sex Fev 16, 2007 7:03 am Assunto: mistura |
|
|
AMIGO, Uso uma mistura de duas partes de areia , por uma de cimento! Os pes de alguns vasos sa colocados apos a confecçao dos mesmos. Utilizo um pedaço de isopor como molde dos pes. Alguns ja vem com os pes, como os vasos marrons que vem com os mausais! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Fev 16, 2007 3:39 pm Assunto: |
|
|
Tudo entendido Luciano, o problema é que sou aquarista (aquapaisagista) e aí eu fico confundindo os dois hobyes.
Vamos colocar uma pedra (de cimento) sobre esse assunto!!!
Só tenho duas dúvivas:
Aquele acabamento externo que vc deu no vaso oval é apenas cimento com água? Ou tem mais alguma coisa?
Aquele cimento branco, na falsa pedra, entre as camadas de cimento comum é só para dar um aspecto de pedra real ou tem outra função? _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sex Fev 16, 2007 4:44 pm Assunto: ACABAMENTO |
|
|
WERLEI, O acabamento e feito com cimento puro, primeiro passado a mao depois pincelado para retirar o excesso e finalmente passamos uma esponja seca. Em pequenos tanques ou lagos artificiais e feito isto para selar melhor a MASSA. Depois de seco passe outra esponja seca! O cimento branco e colocado entre as camadas de massa, para imitar os veios brancos da pedra! Eu poderia ter usado na massa, o corante XADREZ,daria uma cor mais escura! Mas na hora eu nao achei no meio da bagunça! Precisando estamos ai, postarei mais coisas para adiantar nosso lado futuramente! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
|