|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
valentini
|
Enviada: Sex Fev 16, 2007 10:40 am Assunto: Cultivo de Espécies por Região no Brasil |
|
|
Justamente aqui neste espaço que temos condições de discutir sobre qualquer assunto referente ao cultivo de uma planta envasada, sobre o que é melhor ou pior para cada uma delas. Reafirmo que a discussão deve ser ampla e não ficar restrita a um determinado grupo de pessoas que estaõ mais entrosadas do que com as demais, o que vejo como gratificante e enriquecedor é o envolvimento de muitos e muitos colegas que buscam o conhecimento da melhor terapia que existe.
Vamos ampliar e chegar a 14 estados da federação, assim poderemos começar com 5 espécies.
Abraços a todos
Valentini |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sex Fev 16, 2007 11:35 am Assunto: especies |
|
|
VALLENTINI, Finalmente voce voltou, Vale qualquer especie ? La vao; SERRISA, ULMUS, CALIANDRA, PTECOLOBIUM TORTUM, PTECOLOBIUM DULCE,ZELKOVA, PITANGA, PAU MULATO, FICUS NERIFOLIA, FICUS RETUSA, FICUS TRINGULARIS, AMORA,PIRACANTO, LIGUSTRO, JUNIPERO SAN JOSE, JUNIPERO SHINPAKU, JUNIPERO RIGIDA, JUNIPERO COMUNIS, JUNIPERO SQUAMATA, JACARANDA, JEQUITIBA ROSA, ESPATODIO, ELEAGNUS, BUXUS SEMPREVIVENS, BUXUS HARLANDI, CARMONA,JASMIM NUDIFLORUM,BOUGANVILLE,CEREJA , MINI CEREJA, CEREJA SAKURA, CEREJA VERMELHA JAPONESA,PORTULACALIA,IPE,TAXODIUM,CRIPTOMERIA, sao as que me lembro no momento! Sendo que algumas ai acima , possuem varias variedades! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sex Fev 16, 2007 5:02 pm Assunto: especies |
|
|
TEM MAIS, Eu esqueci destas:ALECRIM,CASTANHA,GOIABA, BAOBA, SAGERETIA, OMBU, GINKO,BOKE ,UME, MATSU, CUPEIA,FUCHSIA, DURANTA, DURANTA AUREA, PISTACHIO ,OLIVEIRA, ROMA, MINI ROMA, NOLINA, KINZU, LIMAO GALEGO, TAITI e TRIFOLIATO, TANGERINA,AROEIRA, LOURO, GLICINIA, TAXUS, SEQUOIA, CAMBUI, UVALIA, SCHFLERA, ACER FORMOSANO, JAPONICO, ATROPURPUREO, PALMATUM,TRIDENTE, CASUARINA, ainda faltam algumas. ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
valentini
|
Enviada: Qui Fev 22, 2007 9:42 am Assunto: Cultivo de Espécies por Região no Brasil |
|
|
Olá amigo Luciano,
Neste tópico, quando propus um amplo debate sobre cultivo, estava então cheio de esperança de uma ampla e maçica colaboração de inúmeros colegas, deixei bastante claro que só levarei o assunto adiante quando tivermos colegas de mais de 14 estados, assim teríamos mais da metade do Brasil envolvidos e concentrados em um assunto dirigido, mas até agora não temos uma quantidade desejada, insisto que a coisa ficaria restrita e aí não vai dar. Vamos aguardar mais um Mês, quem sabe.
Prefiro pensar que também que o tópico, não tem amplo conhecimento, pois assim que tomarem conhecimetop as pessoas, nossos colegas aparecerão, pois visitas tem bastante , mas não se fazem presentes com suas tão esperadas mensagens.
Fico super feliz em saber que já temos fervorosos parceiros, e VOCÊ tem sido o principal deles.
Abraço do amigo
Valentini |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Fev 22, 2007 10:33 am Assunto: |
|
|
Pessoal
Revi o tópico desde o início e contabilizei participações de 11 estados, de maneira que faltam somente 3 para alcançar o número de 14 estabelecido pelo Valentini (Nossa Senhora, eu consegui fazer todas estas contas!).
Aqui vai a lista que compilei, que pode ser corrigida se pulei alguém:
1) AL: Bergson;
2) CE: Álvaro, Vladson;
3) DF: Nickyfury;
4) MG: Valentini, Darkaso, Márcio;
5) PB: Sergivaldo;
6) PE: Alexandre, Ferreira;
7) PR: Elio;
8) RJ: Luciano, Ângela, Marcos;
9) RS: Ricardo, Leandro, Marlusa;
10) SC: Valdir;
11) SP: André.
Faltam certamente participantes de GO, RN e BA, além de outros estados, que completariam a lista de 14.
Neste momento, poderiam ser enviadas MP para foristas de outros estados não listados, visando informar deste tópico e de seus objetivos. Assim, acredito que a lista seria fechada rapidamente. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Fev 22, 2007 11:52 am Assunto: |
|
|
Alô crianças!!!!!!!!!!
Falta pouco para alcançarmos o objetivo....
Aliás...do RJ teremos: Luciano, Angela e MARÇAL .....falando no nosso FOTÓGRAFO, ele ficará uns dias distante do forum por problemas de saúde (ele está internado..não é nada sério) e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Qui Fev 22, 2007 12:15 pm Assunto: plantas |
|
|
AMIGOS, Como boa formiga trabalhadora, acabei de carregar minha folha! Olha que eu esqueci um monte de coisas! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Fev 22, 2007 3:18 pm Assunto: |
|
|
Alô crianças !!!!!!
MEU AFILHADO, você listou "apenas" umas 78 plantas....quanta coisa para se fazer bonsai e
Inté querendo aprender bonsai
Angela Fernandes |
|
|
 |
valentini
|
Enviada: Sex Fev 23, 2007 1:34 pm Assunto: Cultivo de Espécies por Região no Brasil |
|
|
Beleza !!!!!
É isso aí, Ferreira. Obrigado pela radiografia.
Atenção aí, Bergson...........?????????????
Como mediador, peço-lhe qua intervenha na matéria e solicite ao "hospedador chefe" "Dom Mário" que faça uma chamada específica sobre este tópico aos foristas, para que façamos sei lá a quantas a mãos um belo GUIA de cuidados por espécie.
Hoje, por exemplo a umidade relativa do ar em Belo Horizonte está em 41%, pra se ter uma idéia a 20 dias passados estava em 84%, e nossa média anual está em torno de 60%, portanto, salvo em pouquíssimas oportunidades não podemos trabalhar com o sistema radicular, em contra-partida amigos de Goiânia e Brasília só podem trabalhar com raízes em plena temporada chuvosa. É este tipo de informação que teremos acesso com riqueza, isso é muito bom pra quem está chegando ao nosso meio, certamente assim, os "chegantes" correrão menos riscos de perderem plantas.
Estamos chegando lá..........só faltam 03 Estados para o START
Abraços
Valentini |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sáb Fev 24, 2007 9:18 pm Assunto: |
|
|
Valentini,
Atendendo a convite do amigo Alvaro Castro(não tinha visto este tópico), estou me apresentando representando a Bahia, e desde já ponho-me a disposição para o que puder ajudar, e junto comigo posso trazer outros participantes do Salvador Bonsai Clube, com certeza Léo vai querer colaborar. Existe um bonsaísta em uma cidade próxima (Feira de Santana) que faz bonsai a mais de 15 anos e se especializou no cultivo de Umbu, ele hoje possui verdadeiras maravilhas com esta espécie e me confidenciou que não tem interesse em mudar, espero poder trazê-lo para este grupo pois tenho certeza uqe ele teria com o que colaborar, o problema é que ele é meio avesso a informática, mas vou tentar. Abraços fraternos.
Ps. Agora só faltam 02 Estados, rsrsrs.
Glauco Bastos |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Sáb Fev 24, 2007 9:53 pm Assunto: umbu |
|
|
GLAUCO, UMBU!!! E o sonho de todo NORDESTINO! So o JUAZEIRO e mais bonito! Pede para ele mostrar estas raridades! ATT. LUCIANO. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Fev 24, 2007 10:00 pm Assunto: bonsai |
|
|
Valentini, acrescente aí nessa lista os colegas Astolpho, de Goiania e o grande Valdir Hobus, agora em Jataí/GO (na lista, ele ainda consta como estando em SC). No Tocantins, embora ainda um estado sem muita expressão em nossa arte, temos o colega Rogério, que certamente irá sentir-se tentado a participar ativamente desse tão nobre empreendimento.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
alvaro de castro sousa 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 25, 2007 2:59 pm Assunto: re |
|
|
Valentine, alem dos amigos citados, acrescente o amigo bcs_freitas de Salvador tambem.
tambem posso citar o HIBISCUS TILIACEUS E PERNAMBUCENCIS(este e nativo).
ps:ja estamos a um passo do inicio _________________ "Ninguem torna-se sabio pela sabedoria dos outros, se não tiver em si, a semente da sabedoria" |
|
|
 |
valentini
|
Enviada: Seg Fev 26, 2007 9:50 am Assunto: Cultivo de Espécies por Região no Brasil |
|
|
Beleza !!!!!!!!
Chique demais !
Obrigado pelo apoio a uma nobre causa.
Bergson , tá na hora de começar a agir. Operacionalizar a ficha da espécie e verificar com o Mário onde as fichas serão " depositadas" pelos amigos. Penso que deve ser em local específico, onde lá estará a ficha com os itens para a entrada dos dados solicitados, conforme já definido anteriormente, inclusive também precisamos já , definir por quais cinco primeiras espécies a serem catalogadas, conforme já definido.
Só falta UM estado da federação, precisamos encontrar alguém no PA e outro em Mato Grosso, onde temos uma umidade bem elevada e creio que seria uma boa experiênica para todos, dar uma boa conversada sobre excesso de umidade, se tem alguma influência em caso de desfolha.
Abraço
Valentini |
|
|
 |
bs_freitas 2.o PASSO

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|