Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Dom Abr 03, 2005 1:34 pm Assunto: Torta de mamona e esterco |
|
|
Qual é a importancia de deixar fermentar estes tipos de adubo? Há diferença entre a forma de se fazer a fermentação de um para o outro? E por ultimo, como faria a fermentação? Rs desculpe a chatiação de vcs... _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Dom Abr 03, 2005 5:03 pm Assunto: |
|
|
é necessario que microorganismos decomponham esses adubos, para isso é necessario que haja Nitrogenio no meio, e se vc colocar esses adubos na planta sem que estjam curtidos durante a decomoposição os microorganismos vao fixar o Nirtogenio do solo, vai roubar o N da planta, e com isso a planta vai apresentar os sintomas de deficiencia de N, que são as folhas velhas amarelada.
alguem com mais experiencia pode explicar melhor do que eu!
abraços _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 03, 2005 10:11 pm Assunto: |
|
|
Valeu "doolombo", mas mais alguém pode me dizer como eu faço para curtir os adubos? _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Dom Abr 03, 2005 10:39 pm Assunto: |
|
|
Willian, você está falando sobre o esterco, é isto? Se for, deixe-o empilhado que ele vai curtir aos poucos. Você percebe que está curtindo enquanto o centro do monte de esterco está quente, ou seja está curtindo, após 2 meses mais ou menos, ele queima o que tem de queimar e estará pronto para o uso. Atenção se deixar em local aberto cubra com plástico para não ser lavado pela chuva. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 03, 2005 11:14 pm Assunto: |
|
|
Mário A G Leal escreveu: | Willian, você está falando sobre o esterco, é isto? |
Mario estou falando de esterco e torta de mamona. Será que o que vocês referem a esterco fermentado é aquele que encontramos secos em pastos? DA para colocar o esterco em um balde e deixar ele fermentar? Com a torta de mamona é diferente o jeito de curtir? Como procede isso? _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Abr 03, 2005 11:51 pm Assunto: |
|
|
Willian, nunca curti a torta de mamona. Se o esterco estiver verde você pode deixar em um balde, sim! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
doolombo 2.o PASSO

Registrado: 31/01/05 Idade: 40 Mensagens: 291 Localização: Pindorama-SP
|
Enviada: Seg Abr 04, 2005 3:25 pm Assunto: |
|
|
nao deixe o esterco no balde, pois ele vai fermentar e vai soltar cheiro ruim, o melhor é colocar no chão (fazer uma pilha) de molhar bem, e deixar por um tempo, até que "fermente" e se der vá revolvendo o monte de vez em quando, para que sempre haja Oxigenio no meio do esterco.
quanto a compostagem da torta de mamona eu nao sei.
vamos esperar alguem que saiba
abraços _________________ Fernando Colombo de Amo (Doolombo) |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 04, 2005 4:58 pm Assunto: |
|
|
Fernando, estou acreditando que ele não tenha como deixar no chão. Isto devido a pergunta que fez! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Seg Abr 04, 2005 5:21 pm Assunto: |
|
|
Oi William,
vou passar aqui a receita para fazer adubo orgânico com farinha de osso e torta de mamona:
3 partes de torta de mamona e 1 parte de farinha de ossos.
Misture bem e guarde em pote bem tampado (o cheiro é horrível, principalmente se pegar umidade)
Essa mistura crua (sem fermentar) deve ser usada uma vez por mês, em montinhos na borda do vaso (longe do tronco e raízes). Para um vaso de 24 x 15, divida uma colher de sopa em dois cantos do vaso (ou nos 4).
Existe a opção fermentada, mas se você mora em casa ou apartamento (pior), nem tente fazer, pois o cheiro pode se espalhar por centenas de metros:
Umedeça a mistura acima até adquirir a aparência de uma farofa bem úmida. Guarde em um pote bem tampado (para as moscas não entrarem) e revolva para arejar pelo menos uma vez por semana. O ideal é fermentar por alguns meses, até eliminar boa parte do cheiro.
Abração
Cecilia |
|
|
 |
Werlei Purgatto 1.o PASSO

Registrado: 04/03/05 Mensagens: 176 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qua Abr 06, 2005 11:45 am Assunto: |
|
|
Oi Cissa,
esta receita tambem pode ser feita com esterco tem uma lá no "Faça Voce Mesmo" , e o cheiro tambem tem jeito de eliminar, separando a parte sólida da parte liquida, dando fim ao processo da fermentação, lá ta tudo explicadinho.
E Willian,
acho que vc esta meio confuso, a torta de mamona quando vc compra ela dentro daquelas caixinhas, ela já vem curtida e o esterco vc tem que curtir ele quando coletado no pasto, porque tem lojas que também vendem esterco de gado já ensacado e curtido. _________________ Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca da umidade, por isso não teme a chegada do calor.
Jer 17,5-10 |
|
|
 |
|