Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Seg Mar 07, 2005 9:08 pm Assunto: akadama |
|
|
Amigos,
Apesar de minhas plantas se desenvolverem bem com o substrato que utilizo (pedrisco, telha ou tijolo e carvão), gostaria de experimentar o (ou a ) akadama, mas não consegui nenhum lugar que venda. Na realidade não quero substituir todos os substratos por akadama, mas estou fazendo experiências para conseguir algo semelhante ao substrato japonês. Caso alguém saiba as características físico-químicas me informem, ou se puderem me enviar uma pequena quantidade que seja, para eu realizar a análise, ficaria grato.
Só para adiantar, consegui um substrato utilizando-se terra comum, areia fina e argila com granulação de 2 a 5 mm que não se desfaz em água e não é necessária ser "assada", preservando elementos que se perdem com as altas temperaturas, como na fabricação de tijolos e telhas, e ainda, é de baixo custo.
Me ajudem na pesquisa e assim que tiver os resultados estarei divulgando a todos.
[]s
Jackson. |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Qui Mar 17, 2005 7:26 pm Assunto: |
|
|
Jackson, se você quiser posso arrumar um saco (37KG aproximadamente). Entre em contato 629.6595 _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
orlando
|
Enviada: Dom Abr 03, 2005 11:25 pm Assunto: akadama |
|
|
Jackson,
a Bonsai Okuda vende akadama e kanuma importados do japão: www.clubedobonsai.com
Já mandei fazer uma analise simples na usp: rica em carbonato de calcio e nitrogênio na forma de calcáreo + argila
Já a analise que identifica cada um dos componentes é cara e não quis investir.
abraços _________________ Orlando Gomes
www.geocities.com/bonsaisp |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Seg Abr 04, 2005 11:40 am Assunto: Re: akadama |
|
|
orlando escreveu: | Jackson,
a Bonsai Okuda vende akadama e kanuma importados do japão: www.clubedobonsai.com
Já mandei fazer uma analise simples na usp: rica em carbonato de calcio e nitrogênio na forma de calcáreo + argila
Já a analise que identifica cada um dos componentes é cara e não quis investir.
abraços |
Orlando,
Obrigado pelas informações, já servem para um começo.
[]s
Jackson |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Abr 04, 2005 1:59 pm Assunto: |
|
|
Oi Mario, tudo bem?
Esses 37kg são akadama japonesa ou um similar brasileiro?
Se possível, me dê um pouco mais de detalhes, características, plantas para as quais é mais adequado, etc...
Abraço,
Charles |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 04, 2005 5:00 pm Assunto: |
|
|
Charles, é a argila expandida 500 da Acesita. Uso para tudo pois é o que tenho. Entre 2 e 4 mm. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Abr 05, 2005 11:20 am Assunto: |
|
|
Valeu Mario....
Eu sou grande usuário de argila expandida, mas uso a grande, que depois é quebrada e peneirada em 3 granulações. Assim ela fica bem porosa e áspera, o que me parece bastante bom...
Embora não conheça, ouvi falar bem dessa Acesita 500 e a granulação parece perfeita!
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Souza
|
Enviada: Qua Abr 13, 2005 8:38 am Assunto: |
|
|
Em que casas comerciais encontro a tal, argila expandida 500 da Acesita?
Abraço. _________________ Bonsai, bem que podia significar PACIÊNCIA. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 13, 2005 9:03 am Assunto: |
|
|
Souza, procure em lojas de jardinagem embora a Acesita 500, que é a de granulação mais fina, entre 2 e 3mm seja mais difícil de encontrar. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
|