|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Sáb Abr 02, 2005 10:23 pm Assunto: terra de cupim |
|
|
Terra de cupim é um bom substrato ?
existe nutrientes nesse composto ?
abraços pessoal |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Abr 02, 2005 11:48 pm Assunto: |
|
|
Márcio, eu nunca usei, mas conheço gente que usa, como a Angela e diz que é muito bom e que promove uma drenagem semelhante ao tijolo/telha triturada...
Não se preocupe com os nutrientes, pois também não existem no caco de telha/tijolo... isso você é quem vai fornecer na adubação correta.
Quem pode dar uma ajuda aqui ao Márcio??
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
jackson 3.o PASSO

Registrado: 07/08/04 Idade: 66 Mensagens: 516 Localização: São Joaquim da Barra/SP
|
Enviada: Dom Abr 03, 2005 6:07 am Assunto: Re: terra de cupim |
|
|
MARCIO ROLDÃO escreveu: | Terra de cupim é um bom substrato ?
abraços pessoal |
Márcio,
Tenho vasos com os mais variados tipos de substratos, com terra de cupinzeiro, com telha e tijolo triturados, com cascalho de rio, com pedrisco de brita, com terra de barranco peneirada, todos com granulação entre 2 e 5 mm, para garantir uma boa drenagem e retenção hídrica (substrato mais poroso ou com granulação menor = maior retenção de água, e quanto mais raso o vaso mais fina deve ser a granulação), com ou sem areia de rio lavada e peneirada e carvão ou turfa negra etodos com bons resultados sobre ao desenvolvimento da planta. A minha conclusão é que tanto faz, pois como o felipe já falou, sobre os nutrientes é vc q. vai colocar com a adubação e correção.
O mais importante é a correta hidratação, insolação, adubação, poda e reenvasamento, para cada espécie de planta.
[]s
Jackson |
|
|
 |
MARCIO ROLDÃO 2.o PASSO

Registrado: 18/01/05 Idade: 56 Mensagens: 363 Localização: Timoteo MG
|
Enviada: Dom Abr 03, 2005 9:39 pm Assunto: |
|
|
obrigado Felipe e Jackson tirei minha duvida e aprendi outras dicas valeu |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Abr 05, 2005 11:55 pm Assunto: Re: terra de cupim |
|
|
MARCIO ROLDÃO escreveu: | Terra de cupim é um bom substrato ?
abraços pessoal |
Oi Márcio !!!!!!!
Se desejar utilizar o cupinzeiro em alguma planta para testar, eu arranjo um pouco para vc.
Abraços
Angela  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|