Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Mar 13, 2007 3:50 am Assunto: Kakemono 2 |
|
|
Fiz mais um desenho para Kakemono.
Este é menor feito para ser impresso na largura de uma folha A4. Um só elemento de destaque.
 _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 13, 2007 3:53 am Assunto: |
|
|
ops,
Duprat |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Mar 13, 2007 10:10 am Assunto: |
|
|
Muito bonito Duprat!
O desenho parece estar refletindo extamente os provérbios de tua assinatura.
Parabéns!
Elio Luís Secchi |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Mar 15, 2007 12:56 am Assunto: |
|
|
Duprat, muito lindo seu trabalho.
Parabéns.
Abraços _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 15, 2007 1:13 am Assunto: |
|
|
Valeu Helio, valeu Ricardo. As coisas estão começando a se unir. Pintura gravura bonsai, ,,, periga eu começar a abusar deste tópico. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Mar 17, 2007 7:26 am Assunto: bonsai |
|
|
Duprat, ótimo desenho esse. Seu traço nesse tipo de trabalho melhora a cada nova visita que faço aqui.
Apenas uma colocação: a arvore no primeiro plano, destoa completamente do foco principal, que a meu ver é o grupo inserte entre as montanhas. Creio que essa mistura não ficou muito adequada. Ou um elemento, como essa arvore, fica sozinha, ou então apenas o grupo.
Claro, opinião de um leigo e admirador de seus trabalhos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Mar 17, 2007 5:40 pm Assunto: |
|
|
Olá a todos
Duprat, meus parabéns pelo excelente trabalho
Contudo não posso deixar de concordar com exposto pelo amigo Luiz Fernando "Nicky"....também se possivel, tentar não se deixar levar pelo pormenor...tentar considerar de igual forma, o "vazio", onde algo fica por dizer...
É a apenas minha opinião,
Continuação destes excelentes trabalhos, que tanto nos alegram contemplar...
Um bem hajas
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Mar 17, 2007 6:42 pm Assunto: |
|
|
Grande Duprat,
muito boa a pintura. Grande número de detalhes e uma boa estrutura entre as montanhas e as árvores. Apesar de ser uma maravilha concordo com os amigos no sentido da relação entre as árovres em grupo e a isolada. Me pareceu a isolada um pouco maior que as do grupo, a isolada está fote demais em relação ao grupo. Mas não deixa em nada de a desmerecer a pintura.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 17, 2007 7:38 pm Assunto: |
|
|
Caro nickyfury,
Na minha opinião a sua opinião é pertinente e nada leiga. Sentia que faltava alguma coisa, você que sobra alguma coisa. A pintura e o bonsai são duas montanhas que se debruçam sobre o mesmo vale. O processo na pintura não é tão demorado, mas as questões estéticas muitas vezes coincidem.
Como este é menor que o outro não cabia detalhar demais pois impresso ficaria microscópico. O segundo grupo que você achou que é suficiente já tem uma proporção diminuta. O objetivo era ter somente um elemento de destaque, nítido, concreto, contrastando com o vazio do fundo. Queria a montanha leve como nas pinturas orientais de nanquim, identificadas com o vazio do fundo e estabelecendo uma passagem entre o vazio e a forma. Como o salto ficou exagerado entrei com a vegetação em segundo plano. Vou continuar estudando uma solução para isso. Uma árvore bem trabalhada e quase mais nada (desejo mais japonês do que chinês creio). Como no bonsai a gente cria os problemas e depois fica doido tentando resolver.
Valeu imensamente pela colocação. Como professor as pessoas têm certo pudor de fazer comentários o que é péssimo para mim e minha pintura. A perspectiva do criador é sempre próxima demais, como você bem sabe... _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 20, 2007 8:28 pm Assunto: |
|
|
Antonio Castro escreveu: | Olá a todos
Contudo não posso deixar de concordar com exposto pelo amigo Luiz Fernando "Nicky"....também se possivel, tentar não se deixar levar pelo pormenor...tentar considerar de igual forma, o "vazio", onde algo fica por dizer...
Castro |
Caro castro, Agradeço o apoio.
A questão do vazio é justamente o que estou a estudar. Para os orientais entretanto o vazio é o branco do papel. No ocidente entretanto o vazio é um caos cheio de coisas, que se neutralizam criando um padrão neutro no campo plástico da imagem.
O espírito pretendido é este que você comentou, a imaginação deve completar a imagem, mas a competência para conseguir o pretendido ainda vai longe.
Vamos ver. Tal como os bonsai isso tudo requer muita paciência e trabalho. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 20, 2007 8:42 pm Assunto: |
|
|
darkaso escreveu: | Grande Duprat,
muito boa a pintura. Grande número de detalhes e uma boa estrutura entre as montanhas e as árvores. Apesar de ser uma maravilha concordo com os amigos no sentido da relação entre as árovres em grupo e a isolada. Me pareceu a isolada um pouco maior que as do grupo, a isolada está fote demais em relação ao grupo. Mas não deixa em nada de a desmerecer a pintura.
T+ |
Grande Darkaso, agradeço a força e dica pertinente.
Demorei a responder né? foi porque estava a mexer na gravura. Creio que a alteração recomendada na proporção melhorou o todo bastante.
Valeuuuuuu,
Duprat |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Mar 20, 2007 10:06 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
ficou melhor sim. Deu uma redimensionada no todo. Só com essa diminuição da árvore maior. Muito bom.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 22, 2007 8:24 pm Assunto: |
|
|
[quote="duprat"] Antonio Castro escreveu: |
A questão do vazio é justamente o que estou a estudar. Para os orientais entretanto o vazio é o branco do papel. No ocidente entretanto o vazio é um caos cheio de coisas, que se neutralizam criando um padrão neutro no campo plástico da imagem....
O espírito pretendido é este que você comentou, a imaginação deve completar a imagem, mas a competência para conseguir o pretendido ainda vai longe.
Vamos ver. Tal como os bonsai isso tudo requer muita paciência e trabalho. |
Olá amigo Duprat
Antes de mais as minhas desculpas se desvirtuei o seu trabalho, também comungo desse seu interesse,...tentar descobrir as coisas de uma outra prespectiva/modo diferente, p/ melhor vivenciar esta nobre arte. _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 22, 2007 8:46 pm Assunto: |
|
|
OOPS, enviei a outra msg sem querer ..era para "prever", e....
duprat escreveu: |
A questão do vazio é justamente o que estou a estudar. Para os orientais entretanto o vazio é o branco do papel. No ocidente entretanto o vazio é um caos cheio de coisas, que se neutralizam criando um padrão neutro no campo plástico da imagem....
Vamos ver. Tal como os bonsai isso tudo requer muita paciência e trabalho. |
Olá amigo Duprat
Antes de mais as minhas desculpas se desvirtuei o seu trabalho
Também comungo desse seu interesse,...tentar descobrir as coisas de uma outra prespectiva/modo diferente, p/ melhor vivenciarmos esta nobre arte, e quem sabe a arte da vida.
Tal como o amigo, também não tenho competências para tal, o tema é demasiado complexo para podermos entender...
mas a ideia que tentei passar na minha anterior msg, seria "talvez" algo dentro deste género...talvez...
.....................................................
Continuação de um bom trabalho
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 22, 2007 10:02 pm Assunto: |
|
|
Caro castro,
Fique a vontade em suas sugestões.
Minha mensagem anterior também ficou deveras sucinta para esclarecer o que estou a pesquisar. Creio que não caberia aqui. Como você também gosta de pintura aproveito para lhe convidar para participar de um fórum de pintura que estou começando a montar. Aliais todos serão muito bem vindos. É uma cópia cuspida e escancarada deste fórum aqui, no qual tanto aprendo todos os dias e que tenho muito gosto em participar.
http://www.marceloduprat.net/forum/phpBB2/index.php
Infelizmente por enquanto falta o espírito de participação e generosa colaboração que encontramos aqui. Ainda tem muitos poucos participantes ....mas já tem a participação de quatro colegas professores da universidade. Acho o pessoal da pintura meio preguiçoso para escrever... enfim está lá. Tem um tópico que estou a desenvolver como apoio a uma disciplina que trata justamente da questão do vazio na pintura (o campo plástico na pintura de paisagem). Por enquanto são só anotações como em um diário. Vamos ver se pelo menos meus alunos no decorrer do período se animam em ofertar suas pesquisas sobre o assunto. _________________ Grande abraço.
Duprat |
|
|
 |
|