Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 13, 2007 9:52 pm Assunto: BONSAI - CASTANHA DO MARANHÃO (BOMBACOPSIS GLABRA) |
|
|
Oi pessoal,
O motivo de colocar este bonsai em questão não é por ele ser bonito não, porque ele ainda tem um bom caminho a percorrer, mas chamar a atenção mais uma vez para a importância da enxertia. Tenho vários bonsai de castanha do maranhão e nenhuma flora ou frutifica, apenas esta que eu enxertei quando ainda era bem pequena. Nesta foto aparece o detalhe da flor que por sinal tem um perfume muito gostoso. Quando ela estiver com o fruto postarei neste tópico novamente.
Nota: O enxerto foi por garfagem utilizando muda e garfo da própria castanheira. O garfo sempre utilizo aqueles que já frutificaram.
foto:
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 13, 2007 10:45 pm Assunto: |
|
|
Caro Geraldo,
Principalmente para o Mário esta planta tem um grande significado, pois foi com ela que iniciou nos caminhos da arte Bonsai.
Esta planta pertence ao Mário:
 _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Abr 13, 2007 11:16 pm Assunto: bonsai |
|
|
Bergsom, ainda que o bonsai mostrado pelo grande Geraldo esteja florido, certamente o que guarda em si o verdadeiro espirito japonês é o do Dom Mario, pela beleza da graça suave, tão a gosto daquele povo com tradições arraigadas durante os útlimos 3 mil anos.
Donde se conclui, principalmente, que uma apresentação é tudo. Temos que aprender a fazer isso mais vezes, ao expor nossos trabalhos. Usar uma mesa adequada, um kusamono ou shitakusa, um kakemono e um suiseki, se for o caso, para valorar ainda mais o principal: o bonsai.
Em conversas e discussões anteriores, sempre procuro puxar o assunto para esse lado, mas os colegas insistem em permanecer na mesma linha de apresentação, esquecendo de agregar objetos ao bonsai, com o fito de harmonizar sua apresentação. Eis o exemplo vivo do que insisto em discutir.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Smoke 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 14, 2007 6:46 pm Assunto: |
|
|
Nossa que linda eu queria ter uma! |
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

Registrado: 06/03/05 Idade: 55 Mensagens: 271 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Abr 14, 2007 9:46 pm Assunto: |
|
|
Eu tenho uma dessas e nem imaginava que poderia florir assim , parabens Geraldo. _________________ Abraços
Alexandre
"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio) |
|
|
 |
Smoke 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 09, 2007 9:03 pm Assunto: |
|
|
Bem uma coisa alguém tem bonsai de castanheira do pará? |
|
|
 |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Sáb Maio 12, 2007 8:12 pm Assunto: |
|
|
Geraldo,
parabéns pela planta...tenho uma castnha do pará que estou trabalhando, alás quana diferença entre as duas pois achei as folhas parecidas e o tipo de tronco (com a base larga) também.
Na minha castanheira fiz, no ano passado a primeira poda drástica, mas no local dos novos brotos, formou um calo bem grosso, embora a cicatrização tenha sido rápida. esse ano farei uma segunda poda para diminuir o tamanho dela pois cresceu demais e farei a poda de raizes e colocarei em um vaso menos para diminuir o crescimento.
Você tem alguma dica para eu diminuir o calo?
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2007 8:13 pm Assunto: |
|
|
Mais uma coisa, Geraldo como é esse tipo de enxertia?
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Maio 13, 2007 7:52 am Assunto: |
|
|
Paulo,
Eu só conheço a castanha do Pará por fotografia. Portanto não posso te respoder sobre as diferenças entre as duas. Sei que a minha é castanheira do maranhão por que foi feita de sementes de uma árvore que eu tinha em minha chácara.
Quanto à enxertia, foi feita por garfagem veja o TÓPICO ENXERTIA no site do Atelier em O BONSAI
http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html
O meu bonsai deu duas frutas. Uma caiu mas a outra está vingando. Quando estiver maior vou postar a foto.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
MArcus Welte
Registrado: 01/05/07 Mensagens: 10 Localização: Araraquara - SP
|
Enviada: Sáb Maio 19, 2007 7:26 pm Assunto: |
|
|
CAro Geraldo, sou principiante e estou aprendendo muito com o site e tambem com as suas dicas.
A segunda foto parece muito com uma Paineira, pelo formato das folhas. Eu tenho uma paineira, mas a diferença é que ela tem espinhos no caule.
Será que a minha planta não é uma paineira? Já fiquei desconfiado, pois as paineras que existem aqui perto de casa, tem folhas mais aredondaddas.
Se puder me dar uma sugestão.
Muito obrigado |
|
|
 |

|
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 24, 2007 8:16 pm Assunto: |
|
|
Geraldo,
desculpe a demora, mas eu não tinha fotografado ainda essa castanheira, que como havia dito, me disseram tratar-se de uma castanha do Pará.
depois da promeira poda, o calo no local ficou muito grande, oque posso fazer (são 3 troncos)
[img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_12155_12.jpg
[/img]
detalhe dos troncos e dos calos.
Um grande abraço e
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 24, 2007 8:19 pm Assunto: |
|
|
Estou postando, novamente, a segunda foto pois acho que não dá para ver:
detalhe dos tronco e dos calos
acho que agora foi!
Um grande abraço e
|
|
 |
MArcus Welte
Registrado: 01/05/07 Mensagens: 10 Localização: Araraquara - SP
|
Enviada: Qui Jun 07, 2007 8:35 pm Assunto: paineira ou castanha do maranhão? |
|
|
Primeira mente eu gostaria de agradecer a resposta imediata dos colegas.
Eis aqui a minha planta:
Paineira ou Catanha. Pois as paineras da região não tem as folhas tão compridas como esta.
Gostaria que os colegas desse suas opiniões sobre a plata e respondessem a questão:
Porque as folhas estão um pouco amareladas?
Des de já muito obrigado pelas colaborações.
Marcus Welte[/quote] |
|
|
 |
|