Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marco Aurélio Mendonça de
|
Enviada: Sex Abr 15, 2005 8:49 pm Assunto: orientação 3 |
|
|
Mário, antes gostaria de agradecer a resposta.
se possível me oriente como postar foto da planta.
normalmente a planga é aguada e antes de vazar pelo orifício de drenagem se para.
a poda ocorreu apenas nas folhas e não no caule.
tão logo aprenda como postar foto o farei.
obrigado pela atenção e aguardo mais informações.
abraços,
Marco Aurélio |
|
|
 |
|
Enviada: Sex Abr 15, 2005 8:53 pm Assunto: orientação 3 |
|
|
Mário, antes gostaria de agradecer a resposta.
se possível me oriente como postar foto da planta.
normalmente a planga é aguada e antes de vazar pelo orifício de drenagem se para.
a poda ocorreu apenas nas folhas e não no caule.
tão logo aprenda como postar foto o farei.
obrigado pela atenção e aguardo mais informações.
abraços,
Marco Aurélio |
|
|
 |
tomas.nogueira
|
Enviada: Sex Abr 15, 2005 9:38 pm Assunto: |
|
|
Marco,
Procure responder no próprio tópico, ao invés de criar um grande número de tópicos para o mesmo assunto.
Agora vamos ao seu caso. Antes de mais nada, sugiro a você que estimule seu filho a vir buscar ele mesmo a ajuda aqui, se é ele quem vai ficar encarregado dos cuidados com o bonsai, ele já tem idade para andar com as próprias pernas e seria muito agradável que o cultivo virasse um hábito de família, não é mesmo?
Com relação à sua planta, eu não conheço muito bem a espécie, nem nunca ouvi falar muito dela. Mas imagino que com o forte calor de Recife, talvez a rega esteja sendo insuficiente. Quando vc molha a planta novamente, o solo ainda está ligeiramente úmido? Aqui em SP, com o calor forte, tenho regado muitas das plantas 2 vezes ao dia.
Outra coisa, há quanto tempo vc tem a planta? Como anda a adubação dela?
Boa sorte na recuperação!!!  _________________ Abraços,
Tomás |
|
|
 |
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2005 8:42 am Assunto: Jasmin Gardenia |
|
|
Tomas,
inicialmente gostaria de agradecer as dicas, é muito importante o acolhimento em fóruns onde iniciamos a participação.
antes de mais nada esclareço que as descobertas na página do atelier do bonsai estão sendo especiais, principalmente como trabalhar com ela, o que faz com que cometamos alguns "excessos" ou "equívocos".
quanto a estímulo de meu filho na busca de suas dificuldades,ele já vem fazendo. Oorre que o mesmo utiliza o meu login e na maioria das vezes estamos juntos nos pedidos de informações (não podemos dizer troca de informações porque estamos começando agora).
a família já está engajada no cultivo do bonsai e ansiosa para aprender.
Por fim informo que aqui em Recife o calor está muito forte, a planta tem sido regada apenas uma vez por dia, sempre no ínício da manhã e na rega seguinte já está com o solo seco.
a adubação tem sido mensal (duas colheres de chá do adubo).
a planta está conosco há dois meses.
caso possa nos ajudar mais, agradecemos.
grato pela gentileza.  |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2005 10:50 am Assunto: |
|
|
Marco Aurélio, no Fórum FOTOGRAFIA você encontrará informações de como postar e onde hospedar a foto. Dê uma boa olhada por lá que você entenderá. Depois, se houver dúvida, estaremos por aqui.
Ao molhar a planta verifique sempre que a água está vazando pelo furo de drenagem. Isto dará segurança de que toda a terra esta umidecida. _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2005 11:12 am Assunto: Re: Jasmin Gardenia |
|
|
Marco Aurélio Mendonça de escreveu: | Caros amigos,
meu filho, de 15 anos, está iniciando na arte do Bonsai e possui um Jasmin Gardênia de 09 anos.
o problema é que a árvore tem um caule com três ramificações, onde uma delas está com queda das folhas.
inicialmente as pontas das folhas secam e em seguida caem.
pelo fato de não ter experiência, gostaria da orientação de como agir, de alguém que já tenha passado por isto.
o Bonsai é aguado uma vez pela manhã, as folhas são borrifadas e recebe as primeiras horas do sol, pois fica na varanda do apartamento, que é nascente.
meu filho está um pouco aflito.
grato...Marco Aurélio |
Oi Marco Aurélio, bem vindo ao fórum!!!
bom saber que cada vez mais cresce o número de praticantes dessa maravilhosa arte em nosso Recife!!!
Apesar de não conhecer muito bem essa espécie, gostaria de ajudar e lhe pedir mais algumas informações:
- que adubo é esse ? líquido, sólido...? a aplicação é pura ou tem alguma diluição ?
- onde vc comprou, ganhou... seu bonsai ? foi passada alguma dica ?
- pode informar qual o tipo de solo que está plantado ?
Quanto a rega, como o Tomas e o Mário falou, devemos sempre regar, até a água escoar pelos furos de drenagem, antes que o substrato seque por completo.
abraços
P.S.: vc conhece mais algum praticante aqui de PE? Temos a nossa Associação(informalmente), sempre pronta a ajudar !!! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
Enviada: Sáb Abr 16, 2005 9:43 pm Assunto: ajuda |
|
|
Alexandre,
bom saber de pessoas de Pernambuco na arte do Bonsai.
O adubo utilizado é uma mistura de farinha de osso com torta de mamona, não é diluído, a adubação é sólida e foi fornecido pelo Nelson Ueda.
a planta foi adquirida do atelier do Nelson Minoro Ueda.
nos foram passadas algumas informações quanto a rega, escolha do local da planta, poda e manutenção em uma folha de papel ofício.
Não sei te informar qual o tipo de solo. Sobre a terra existe uma espécie de musgo.
Vou tentar postar uma fota da planta.
abraços,
Marco Aurélio |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Abr 18, 2005 9:18 am Assunto: |
|
|
Oi Marco
A foto pode ajudar bastante...
será que esse musgo não está dificultando a entrada de água ??? Eu tiraria pelo menos metade dele para verificar...
O Nelson Ueda está com um atelier por aqui ? Ou é seu ''atelier-móvel'' (caminhão) ?
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|
Enviada: Seg Abr 18, 2005 12:14 pm Assunto: |
|
|
Amigo Alexandre,
comprei o Bonsai ao Nelson em seu atelier móvel, ele estava de passagem para o Ceará.
vou retirar uma parte do musgo para ver se resolvo o problema. melhorar.
pedi ao meu filho que fotografasse para tentar postar a foto para ver se facilitaria o diagnóstico.
abraços,
Marco Aurélio |
|
|
 |
|