|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Abr 17, 2007 1:43 am Assunto: Exposição de pre bonsai? |
|
|
Pessoal tô meio enrolado e inseguro e venho humildemente solicitar a opinião sincera dos amigos. E que seja dura para eu não passar papel ridículo ok. De dentro a gente não julga direito. O caso:
Fui convidado para participar de uma exposição coletiva de pinturas de paisagem aqui em Niterói. Animado com uma reportagem que vi no site do Art of bonsai – Project que relata a exposição dos bonsais de Walter Pall junto com as esculturas de Boaz Vaadia, propus ao curador colocar junto de minhas pinturas o meu penjing Eugenia e lago. Ele topou.
Duas duvidas surgiram
Em primeiro se vale a pena expor se tratando ainda de um pré-bonsai, com arames e substrato de formação para as raízes.
Em segundo uma duvida técnica. Caso exponha ele ficará em uma sala sem sol. O local é muito bonito tem um belo jardim e estufa, e um jardineiro que faria o que lhe pedisse, mas qual seria o mínimo de horas por dia, fora da sala, pegando sol, para mantê-lo saudável?
Para quem não lembra ela está assim.
 _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Abr 17, 2007 3:17 am Assunto: |
|
|
Duprat
"Não tenha medo de ser feliz"
Sinceramente eu não hesitaria em expor o penjing! Primeiro porque, mesmo ainda não estando pronto, é um lindo trabalho!!! E segundo que não vejo problemas graves dele ficar algumas horas/dias em local fechado durante o expediende (serão quantos dias???)... peça ao jardineiro para deixá-lo no jardim assim que terminar o horário da exposição e só retornar no dia seguinte
Pela foto, você poderia reposicionar o arame que desce pelo tronco para outro galho
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Abr 17, 2007 7:53 am Assunto: |
|
|
Caro Duprat,
Sem stress.
Seu trabalho é digno de exposição, belo e cuidadosamente executado.
Não haverá maiores problemas, apenas siga o conselho de Alexandre, antes e depois das horas de exposição jardim nele.
Lembre de que devido ao ar condicionado (que retira a umidade), se tiver no local, lembrar de aspergir água nas folhas e solo da planta para manter uma umidade ideial. _________________ []s
Bergson
www.abelhaebonsai.com.br |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Abr 17, 2007 8:07 am Assunto: |
|
|
Belo penjing, leva ele a esposição para o pessoal babar...rssss, fica tranquilo que ela resistirá muito bem a esses dias. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 17, 2007 8:34 am Assunto: bonsai |
|
|
Duprat, esse seu trabalho fica mais lindo a cada vez que eu o vejo. Certamente, meu amigo, atrairá muitos admiradores para seus quadros o simples fato de ter esse lindo peijing próximo deles.
Além de seguir os conselhos do Alexandre e do Bergsom, sugiro a voce fotografar o local em que o peijing ficará exposto, depois de montado o quadro total mostrado, para que todos nós, que não poderemos infelizmente ir até lá, possamos tambem apreciar o conjunto de sua obra.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Abr 17, 2007 9:53 pm Assunto: |
|
|
Duprat
Este seu penjing já é lindo, imagine em composição com suas belas pinturas. Em coro, não esqueça de compartilhar as fotografias da exposição. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Abr 17, 2007 9:58 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
Agora todos estamos esperando por esta exposição e o resultado desta composição entre paisagem e pinturas! _________________ []s
Bergson
|
|
 |
Alfamega 2.o PASSO

Registrado: 06/03/05 Idade: 55 Mensagens: 271 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Abr 17, 2007 10:05 pm Assunto: |
|
|
Duprat com certeza o conjunto será lindo espero pelas fotos. _________________ Abraços
Alexandre
"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio) |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Abr 17, 2007 10:13 pm Assunto: |
|
|
Caro Alexandre, Bergson, Junior e Nickyfury, obrigadão pela força. Desculpem a infantilidade mas com o apoio de vocês realmente me sinto bem mais seguro.
Alexandre, de fato o arame está na hora de rever. Este em especial que desce pelo tronco é bem grosso e duro e está ali desde que ela foi para a bandeja anterior. Com a demora de engrossar o tronco das eugenias até agora não marcou o galho e por isso creio que ainda é necessário. De qualquer modo vou ver se no fim de semana retiro todos para ver o que realmente se faz necessário. Este mesmo é provável que possa trocá-lo por um outro mais delicado depois de tanto tempo. Fui colocando de tempos em tempos um arame aqui outro ali de modo que provavelmente alguns já estão passando da época de serem retirados.
Bem lembrado Bérgson, está anotado para passar para o jardineiro burrifar as folhas antes de ir para a sala e assim que sair. Dá um medo deixar ao cuidados de outros.... já vi que vou ficar passando por lá sempre que for possível para ver como minha querida eugenia anda.
Nicky, vou fotografar sim. Acabo de voltar do centro e raspei minha conta corrente para imprimir os kakemonos - para arrematar e fazer uma ligação com as pinturas –tava adiando isso a um tempo por absoluta dureza de recursos. Sou suspeito mas achei que ficou muito bom. Meu cunhado se prontificou a preparar um Kusamono também mas não sei se é necessário se tratando de penjing. Vou ver na hora de acordo com o contexto.
Vou fotografar com certeza. Inaugura semana que vêm. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Abr 17, 2007 11:18 pm Assunto: bonsai |
|
|
Duprat,
Com efeito, sendo o penjing uma arte chinesa, fazer uso de uma planta de acompanhamento (kusamono ou shitakusa) não iria ficar adequado. O mesmo vale para o kakemono, que faz parte de uma composição japonesa (a velha triangulação: kakemono, kusamono, bonsai).
Mas é claro que isso vale para os outros. Afinal, estamos no Brasil, país tropical, reconhecido mundialmente pelo famoso "jeitinho", de maneira que, se voce assim o quiser, poderá estar combinando esses elementos e tirando deles toda a beleza que isso implica, né?
Talvez possa fazer a apresentação do penjing à parte, e, em outro conjunto, uma apresentação de bonsai+kakemono+kusamono(shitakusa ou suiseki), complementando e aprimorando ainda mais essa que será uma bela exposição, tenho certeza.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
bergson PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Abr 18, 2007 8:29 am Assunto: |
|
|
Nicky,
Sempre é bom ver suas explanações, ricas e elucidativas.
Sou por vezes repetitivo, pois continuamente demonstro minha euforia com a riqueza deste fórum, onde podemos ter um porto seguro de informações! _________________ []s
Bergson
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Abr 18, 2007 6:30 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
concordo com todos os colegas, manda ver que este penjing merece e você tem talento para mostrá-lo.
Nicky, bem legal ser possível que possamos ter essa flexibilidade por não sermos expostos aos japoneses nessa hora. Vai ficar show a mostra do Duprat.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
marçal lemos pereira Visitante
|
Enviada: Qua Abr 18, 2007 6:44 pm Assunto: ola |
|
|
Ola Duprat!!
Belo penjin. Cara sou simplesmente apaixonado por penjin e landscape, acho fantástica as composições que se pode fazer.
Cara diz pra gente onde será este evento pra que possamos ir lá também, afinal somos de nicti tambem, falou? |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Abr 18, 2007 7:14 pm Assunto: Re: Exposição de pre bonsai? |
|
|
Olá Amigo Duprat
duprat escreveu: | ....vale a pena expor se tratando ainda de um pré-bonsai, com arames e substrato de formação para as raízes.
|
Os arames p/ exposição...o ideal seria que não os tivesse, mas se ainda estão a cumprir as funções a que se destinam, não convem tirar...quanto ao aspecto estético dos mesmos?, essa será uma das razões pelas quais se costuma recomendar que no acto de aramar o façamos de forma harmoniosa c/ angulo + ou - correcto, como manda o figurino, afinal o Bonsai Aramado também é para ser contemplado .
Na minha opinião, tal como está, tem tudo para fazer boa figura...com esses pontos "inacabados" que refere, provavelmente suscitará no publico mais interesse/curiosidade, do que se estivesse demasiado perfeito, não lhes deixando margens à imaginação....cá já aconteceu perguntarem, se as maçãs são de plástico ....
Também concordo com a exposição do amigo Nicky, é uma obra que carrega um "cunho" Chinês, como tal, tentaria ao máximo evitar colocar no mesmo conjunto, outros que fossem alusivos à cultura Japonesa...talvez os distribuisse de outra forma consoante o espaço, mas no mesmo conjunto não o faria.
Boa sorte e força com isso, se não for pedir muito, agradeciamos era a respectiva reportagem, Ok
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar

Editado pela última vez por Antonio Castro em Qua Abr 18, 2007 7:22 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Abr 18, 2007 7:19 pm Assunto: |
|
|
Falando em reportagem, demorei tanto que o Marçal já tinha respondido, penso que esse problema será fácil de ultrapassar
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|