FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

AFINAL QUE ESTILO É ESSE????
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marçal lemos pereira
Visitante

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 5:38 pm    Assunto: AFINAL QUE ESTILO É ESSE???? Responder com citação

Ola meus caros!!

Bem dando uma volta pelos sites de bonsai deparei com isso aí la da CHINA, afinal este bonsai esta correto é isso mesmo ??Question Question

Abraçso e esperando resposta a minha duvida?
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 6:39 pm    Assunto: Responder com citação

Marçal,

o estilo é um moyogi, o estilo dá a possibilidade de certa liberdade para formar o bonsai, por isso é muito usado. Não vejo nada de errado, a não ser que não está na minha casa.

T+
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 6:50 pm    Assunto: escola chinesa Responder com citação

MARÇAL, Isto e de TAIWAN, nao pode ser considerado um bom BONSAI! Afinal nao e de origem NIPONICA! Nao obedece aos quesitos e regras da ARTE. Como dizem os entendidos: O BONSAI CHINES E DE PESSIMA CATEGORIA! Nesta e outras peças da CHINA, e visivel a falta de tecnica e beleza . E alem de tudo e uma planta de segunda categoria , oriunda da AMERICA DO SUL! BRINCADEIRA!!!! Esta planta, e de um dos maiores MESTRES de TAIWAN! Apenas incorporei o papo que sempre vejo e ouço dos MESTRES da TEORIA! UM POEMA VEGETAL!!!! E nao adianta questionar nem um ramo dela, e NATIVA do BRASIL e nao conheco nenhuma igual ou ao menos similar a esta , aqui no PAIS! Ja pensou quando eles botarem a mao no PAU MULATO! ATT. LUCIANO.
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Marçal

Pelo que vejo (na minha opinião) trata-se de uma apróximação ao estilo Chokkan, seria se o tronco estivesse direito, o que não está, está demasiado solto, e a julgar pela sua estrutura está um trabalho espectacular....aliás, acho-a mais interessante sem folhas, do que com a copa farta, pessoalmente gosto de apreciá-las no periodo letárgico.

Segundo refere, a sua origem será Chinesa, logo convém sublinhar que os Estilos são os Japoneses e não o restante, nestes existem os clássicos e os não clássicos, e ai das duas uma, ou se fazem segundo os seus padrões e se inserem nesse contexto, ou então não se faz, mas também não se usa o seus nomes porque não o são, será algo antagónico não seguir uma vertente, por não se rever nela, mas depois adoptar os seus nomes.

É vulgar ver também no Japão, existir bastantes Bonsai fora dos referidos estilos (alguns até premiados)... na Europa está-se a falar mais entre os Bonsaistas acerca do "Naturalistic", e esse pode ser precisamente um caso desses, pelo menos assim me parece.

Gostei da arvore Wink

É apenas a minha simples opinião e portanto vale, vale como tal, e nada mais.

Cptos.

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 7:07 pm    Assunto: Responder com citação

Shocked OOPS

Embarassed Demorei já tinha duas respostas Rolling Eyes Smile Very Happy

Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 7:16 pm    Assunto: Re: escola chinesa Responder com citação

EBREO escreveu:
MARÇAL, Isto e de TAIWAN, nao pode ser considerado um bom BONSAI! Afinal nao e de origem NIPONICA! Nao obedece aos quesitos e regras da ARTE.

Amigo Luciano

Pelo que me parece, a questão que o Marçal colocou, não foi sobre a qualidade do Bonsai, mas sim qual seria o seu estilo, se ele não está segundo os padrões da Vertente Nipónica, não vejo porque terá que ter algum dos seus nomes.

Que eu saiba ( até à presente data) pela literatura que disponho, e não é só de origem asiática, só se conhecem estes, pelo menos reconhecidos internacionalmente.

Outra questão que se pode constatar a respeito da árvore, sendo esta Sul Americana como referiram, deve ser mais um exemplo a seguir, tentar não se entrar em extremismos acerca das nativas, afinal esta ( Pitanga) é Nativa dai, mas não no local do seu actual Proprietário, o Sr. Min Hsuan Lo

[ ]s

Castro

EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 7:57 pm    Assunto: naturalistc Responder com citação

CASTRO AMIGO, O que quiz dizer e que a variante chinesa utiliza o temido SHIZEN ZUKURI! Afinal , me diga algo do JAPAO, que nao seja de origem CHINESA! A lingua , arquitetura, as artes, afora os AINUS nada e de origem da ilha! Talvez se estudarmos bem ,nem os AINU devem ser de origem NIPONICA! Que isto tem a ver com o BONSAI? Temos que estudar a historia real das civilizaçoes e as artes que elas destacam como suas! Esta arte entrou no JAPAO no SECULO XIII! Fico a pensar se temos que seguir uma escola, que seja a mais parecida ao menos a nivel de plantas e clima, parecida conosco! E nao adianta negar , o maior mercado produtor de bonsai do mundo e o CHINES! LI VEI XING, esta em todos os ULMUS. SERRISAS,SAGERETIAS e etc, que comprarmos. Eu brinquei no começo da materia , imitando os caras que jamais terao a competencia de fazer ou tentar algo parecido, entao criticam! Quem sou eu para criticar um POEMA VEGETAL, desta grandeza! ATT. LUCIANO.
marçal lemos pereira
Visitante

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 8:09 pm    Assunto: ola Responder com citação

OLA meus caros .

Pois é eu quando vejo uma plnata dessas fico aqui pensando poque tantos dogmas acerca de uma planta , como forma estilo etc e tal , se na realidade se voce conseguir que ela fale com quem esta a olhá´la ja seria o bastante, afinal o que é o melhor a técnica ou a arte de fazre com que uma determinada plnata se comunique com quem esta a apreciá-la?

Por isso mesmo fico sempre a ver e pensar mais em torno do visual, o qual pra mim sempre vai ficar acima de qualquer regra , se agrada ou se exprime beleza , fico mais por esses parametros.

Bem num sou nada nem mestre e ainda estou tentando ser um aprendiz , mas as vezes me pergunto; pra que tanta regra se a beleza do espécime esta na verdade nele mesmo???

Editado pela última vez por marçal lemos pereira em Seg Abr 30, 2007 11:38 pm; num total de 1 vez
Alfamega
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 8:43 pm    Assunto: Responder com citação

Achei essa planta linda!, os padrões janponeses são quase inatingiveis, mas são os mais difundidos aqui no Brasil, por isso mesmo sendo um bonsai chines teimamos em colocar os nomes japoneses eu particularmente tb faço isso, acaba sendo apenas uma referência, na maioria das vezes vejo que muitos bonsai japoneses que tb derrubam algumas regras criadas por eles mesmos, creio em minha simplicidade que as regras são guias(um objetivo) e não levo elas ao pé da letra ou ficaria maluco, pois tenho certeza que para mim que sou bonsaista de apartamento é impossível alcançar padrões tão altos, vou me divertindo vendo e aprendendo com cada galhinho novo que aparece e a cada dia vejo um bonsai perfeito em minhas mãos sem ter que medir cada aspecto dele.

Alexandre

"O homem nasce para se conduzir nobremente na vida." (Confúcio)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 9:34 pm    Assunto: Re: naturalistc Responder com citação

Olá Amigo Luciano

EBREO escreveu:
CASTRO AMIGO, O que quiz dizer e que a variante chinesa utiliza o temido SHIZEN ZUKURI! Afinal , me diga algo do JAPAO, que nao seja de origem CHINESA! A lingua , arquitetura, as artes, afora os AINUS nada e de origem da ilha! Talvez se estudarmos bem ,nem os AINU devem ser de origem NIPONICA!.

Shizen - zukuri : “Uma forma natural. Não se preocupar demasiado com a colocação das ramas.” Penso que quer dizer mais ou menos isto.
Também pode significar desfruta a arte de Bonsai de uma forma natural, unifica-te com ele sem preocupação do que tens que fazer, porque se tiveres boas bases, o trabalho sai por si mesmo....pode significar tantas coisas.
O Bonsai natural não existe, a partir que o colocamos num recipiente e o fazemos dependentes de nós, deixa de ser natural...existe sim a arvore natural, essa vive sem precisar de nós...penso que até agradecia, que nem existíssemos, a julgar pelos desmatamentos que fazem diariamente em prol do comércio...

Acerca do Ainus, não conheço nada, segundo já li algo muito na transversal, de acordo com algumas teorias podem ser descendentes de emigrantes Mongóis ou de Esquimós

EBREO escreveu:
Que isto tem a ver com o BONSAI? Temos que estudar a historia real das civilizaçoes e as artes que elas destacam como suas! Esta arte entrou no JAPAO no SECULO XIII!

Claro isso é inegável, como também não será menos verdade, dizer que também não será da autoria dos chineses... grande parte da cultura Chinesa deve-se à Cultura Indiana e por em diante...

EBREO escreveu:
Fico a pensar se temos que seguir uma escola, que seja a mais parecida ao menos a nivel de plantas e clima, parecida conosco! E nao adianta negar , o maior mercado produtor de bonsai do mundo e o CHINES!

Devemos seguir o nosso caminho, o que nos parece mais acertado, para começar esse trajecto, devemos saber onde estamos e para onde pretendemos ir, se o conhecermos bem, sempre se pode tentar arranjar novos caminhos desde que nos levem ao local de destino pretendido.

Acerca do maior mercado produtor, maior, não quer dizer necessariamente o melhor, eu sempre que posso, sou mais apologista de pouco, mas razoável, ou bom.

Os bonsai que se vêem e normalmente são classificados com “menos bons” ou Malsai dos hipermercados, são na sua grande maioria de origem Chinesa, aqui comparo-os em termos, quase que como nas ferramentas, as chinesas é o que se sabe, as Japonesas mesmo as más são acima das melhores Chinesas, o mesmo acontece com os vasos, salvo raras excepções ( Loiça Chinesa) pela sua antiguidade.
Como é obvio isso tem um preço e, por vezes tal como acontecerá a todos nós sou obrigado a fazer uma compra, que não seria aquela que gostava, que tivesse sido...
Mas reconheço que mesmo de menor qualidade quanto a mim, cumprem perfeitamente o seu papel , já que comecei nesta arte precisamente com um, dessa forma....e não estou arrependido, refinei foi o meu gosto e fiquei mais exigente.
Eu tenho mais inclinação p/ a Vertente Japonesa, embora em abono da verdade, nem sei se a sigo...nem me preocupo muito com isso...para não haver uma ausência de tudo, limito-me a sorver/aprender sobre esta arte o máximo que posso, para melhor desfrutar dela e quem sabe num futuro, seguir um outro rumo com certezas, de que o estou a fazer.

EBREO escreveu:
LI VEI XING, esta em todos os ULMUS. SERRISAS,SAGERETIAS e etc, que comprarmos. Eu brinquei no começo da materia , imitando os caras que jamais terao a competencia de fazer ou tentar algo parecido, entao criticam! Quem sou eu para criticar um POEMA VEGETAL, desta grandeza! ATT. LUCIANO.

Eu percebi, na brincadeira por aqui chama-se “espetar uma farpa”, só que mais uma vez temos que nos lembrar, que pelas diversas posições dos membros do respectivo Fórum pode haver que tenha passado um mau dia, leia isso de outra forma, não goste da brincadeira e lá voltam a haver discussões, que em nada abonam a nossa arte.
Não é o meu caso, por mim podes falar à vontade...eu embora prefira a Japonesa, não me ofusca a visão ao ponto de não achar bonito, aquilo que realmente o é...

E criticar, podemos sempre fazê-lo, mesmo sem termos que provar se conseguimos igual...em analogia mal seria se por ex: entrasse num consultório médico, fosse mal atendido (que se nota bem ) para o criticar tivesse que tirar medicina só para o provar Wink... Os médicos que me desculpem que é apenas um exemplo, Ok.

Caro Marçal
Numa outra anologia, você é Arquitecto, embora não possam assinar, os projectistas que trabalham consigo, provalmente pelo tempo que têm dessa profissão, estão aptos para executar projectos de habitação, o que é que o faz ser diferente deles, não é as suas bases?
As casas deles, também poderiam ser habitações naturais e exprimir beleza, porem não podem assinar por falta de estrutura académica.
Depois de concluidas essas bases, podem escolher o estilo de arquitectura que quiserem, desde que tenha cliente para tal.

[ ]s

Castro

marçal lemos pereira
Visitante

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2007 9:57 pm    Assunto: oi Responder com citação

Castro tudo bem !?

Claro com certeza , mas nem sempre tudo que e academico ou que tenha uma estrutura totalmente racionalizada , é uma obra bem resolvida ( seja ela de arquitetura ou bonsai , ou mesmo das arte em geral) , acredito ainda que sempre o bom senso a plástica e a simplicidade é o melhor caminho.

É so uma questão de gosto acho eu.
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2007 7:54 am    Assunto: griffe Responder com citação

CASTRO AMIGO, ENTENDI! Nao era minha intençao , espetar farpas, apenas gosto muito da escola CHINESA. Enquanto a maioria dos bonsaistas cita: JHON NAKA,KIMURA,e etc... Eu cito: XU XIA BAO,LI VEI CHING,QUIN QUAN ZAO, AMY LIN CHANG, BUDY SALIGNO,PONCEVIC CEBALOS e etc... Motivo,Sul da CHINA , TAIWAN, FILIPINAS, climas parecidos com o nosso! Nao tive um dia ruim , apenas temos que estudar a fundo as VERDADES e HISTORIA, senao estaremos a fazer um ato de CHARLATANISMO , quando proferirmos o que aprendemos. Isto e , seremos FARSANTES! As escolas e variantes da ARTE, sempre despertarao discussoes acaloradas e defensores extremados! A brincadeira que eu fiz no começo da materia e que eu ouço dos defensores da linha NIPONICA. Eu me desculpo! Mas tenho que louvar esta OBRA de ARTE, deste mestre! Voce deve ter visto a outra materia sobre a exposiçao de FLORES e FRUTOS, que aconteceu em TAIWAN no ano passado? Esta no ARQUIVO , daquele forum! Existem na CHINA , os ARTISTAS de nivel internacional e os produtores de bonsai comercial.
Que sao distribuidos para o mundo todo. Espero nao ter causado ma impressao ou polemica ao defender o meu ponto de vista! ATT. LUCIANO.
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2007 9:03 am    Assunto: Responder com citação

Amigo eu penso que se uma arvore nos proporciona a possibilidade de trabalha-la no estilo japones devemos aproveitar essa sorte e seguir as regras possiveis, pois ao meu ver, mesmo o bonsai tendo vindo da china o aperfeiçoamento dessa arte pelo japoneses foi a grande sacada!
Concordo com o amigo que falou que não existe bonsai natural, no momento que se coloca uma planta na bandeja tem que se ter cuidados para direciona-la para que pareça natural, caso contrario teremos apenas plantas subnutridas, que em nada parece com sua irmãs que ficaram aos cuidados da natureza.
Observando bem vemos que o artista tenta desesperadamente seguir as regras japonesas, mais infelizmente esbarrou nas limitações da planta, ela tem uma boa conicidade, tem um movimento(fraco) mais tem, veja a disposição dos galhos e por ai vai.
Quando compro uma planta ou faço yamadori(o que prefiro) busco as plantas que mais atendem as regras(não vi ainda o bonsai perfeito tecnicamente), só procuro ter cuidado, muito cuidado, pra não ficar mantendo plantas que não atendem a nehuma das escolas e colocando a culpa nos chineses.

abraços
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2007 10:27 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

Respondendo apenas ao que o Marçal perguntou:

Está correto, numa visão artística!

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2007 12:11 pm    Assunto: estilos e escolas Responder com citação

AMIGOS , Estilos e Escolas , sao coisas apaixonantes! Apenas gosto muito da escola CHINESA! Vejam as exposiçoes de FLORES e FRUTOS em TAIWAN, esta no mesmo forum! O bom e usar as duas escolas e aprender com as duas! ATT. LUCIANO.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Página 1 de 5

Ir para: